quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Espanha

A Espanha é um país de grande diversidade, tanto geográfica como cultural, que oferece ao visitante todas as suas paisagens, praias e cidades magníficas. A Espanha, também é característica por sua herança deixada através dos séculos por seus habitantes e conquistadores. As famosas pinturas em cavernas de Altamira, os templos e dutos de água romanos, as estações de água de Moor, mesquitas e fortalezas, castelos medievais e catedrais, palácios barrocos, a arquitetura modernista de Gaudí ou os trabalhos de arte moderna localizados do museu Guggenheim de Bilbao, são algumas das marcas deixadas na Espanha.


História

Não há consenso sobre quando surgiu uma unidade administrativa precursora da actual Espanha. O nome de Espanha, evolução da designação do Império Romano Hispania era, até ao século XVII, apenas descritiva de Península Ibérica, não se referindo a um país ou estado específico, mas sim ao conjunto de todo o território ibérico e dos reinos que nele se incluíam. O termo começa talvez a ser utilizado como significando um estado específico depois da união pessoal, sob o Rei Filipe II, de Portugal e dos restantes reinos ibéricos, dos quais já era soberano. A partir de 1640, com a restauração da independência de Portugal, a designação Reino de Espanha manteve-se, apesar do estado com esse nome já não englobar toda a Península.
A abordagem da História de Espanha mais comum é a descrição em seus tópicos iniciais a história da Península Ibérica até os períodos anteriores à conquista da América: domínio visigótico; Invasões árabes; Reconquista; Descobrimentos espanhóis. Seguem-se os períodos da Casa de Habsburgo; Guerra Peninsular; Guerras carlistas; Dinastia de Sabóia; Primeira República Espanhola; Segunda República Espanhola; Guerra Civil Espanhola; Ditadura de Francisco Franco; e a transição democrática espanhola.


Política

Espanha é uma monarquia constitucional hereditária desde 1975 quando S.M. o Rei Juan Carlos I assumiu a Chefia do Estado. O poder executivo é assegurado por um conselho de ministros, em que o presidente do Governo (presidente del gobierno) (comparado a primeiro-ministro) é nomeado pelo monarca (Rey), depois de eleito pela Assembleia Nacional, na sequência de eleições legislativas.
O poder legislativo é assegurado pelo parlamento - bicameral, a Corte ou Asamblea Nacional composta pelo Congresso de Deputados (Congreso de los Diputados) com 350 membros, eleitos pelo voto popular com mandato de 4 anos e o Senado com 259 membros, dos quais 208 são directamente eleitos pelo povo e 51 indicados pelos legisladores regionais, com um mandato também de 4 anos.

Subdivisões


Desde a Constituição de 1978 que a Espanha está dividida em 17 Comunidades Autónomas e as duas cidades autónomas de Ceuta e Melilla, gozando estas de estatuto intermediário entre o município e a Comunidade. Das 17 comunidades autónomas, 4 delas (Galiza, País Basco, Andaluzia e Catalunha) gozam da condição de "nacionalidade histórica" reconhecida na constituição, juntamente com um "Estatuto de autonomia", o que reverte num maior poder e capacidade de decisão e soberania com respeito às outras comunidades.



As Comunidades dividem-se ainda em cinquenta províncias. Eis uma lista das Comunidades e Cidades Autónomas:
· Andaluzia (Andalucía) (capital: Sevilha)
· Aragão (Aragón) (capital: Saragoça)
· Principado das Astúrias (Principáu d'Asturies em asturiano, Principado de Asturias em castelhano) (capital: Oviedo)
· Ilhas Baleares (Illes Balears, nome catalão, único oficial) (capital: Palma de Maiorca)
· País Basco (Pais Vasco ou Euskadi) (capital: Vitória-Gasteiz)
· Ilhas Canárias (Canarias) (capitais das províncias: (Las Palmas de Gran Canaria e Santa Cruz de Tenerife)
· Cantábria (Cantabria) (capital: Santander)
· Castela-La Mancha (Castilla-La Mancha) (capital: Toledo)
· Castela e Leão (Castilla y León) (capital: Valhadolid)
· Catalunha (Catalunya em catalão, Cataluña em espanhol) (capital: Barcelona)
· Ceuta (capital: Ceuta)
· Extremadura (capital: Mérida)
· Galiza (Galiza em galego, Galicia em galego ou espanhol) (capital: Santiago de Compostela)
· Comunidade de Madrid (capital: Madrid)
· Melilha (capital: Melilha)
· Região de Múrcia (Región de Murcia) (capital: Múrcia)
· Comunidade Foral de Navarra (Comunidad Foral de Navarra) (capital: Pamplona)
· La Rioja (capital: Logronho)
· Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana) (capital: Valência)


Geografia

A Espanha ocupa a maior parte da península Ibérica. Limita-se ao norte com o golfo de Biscaia, a nordeste com a França e Andorra, a leste e a sul com o mar Mediterrâneo, a oeste com Portugal e o oceano Atlântico. Mais da metade do país é constituída de planaltos, chamada Meseta Central, onde está situada Castela e La Mancha (de onde é Dom Quixote) - possui altura média de 600 m, onde se destaca a Cordilheira Central. O clima é continental no interior, mediterrânico na costa leste, sul, ilhas Baleares, Ceuta e Melilla, e oceânico no norte. Os principais rios são: Tejo (Tajo), Ebro, Douro (Duero), Guadiana, Guadalquivir e Minho (Miño).
Agricultura: beterraba 1,2 milhões de toneladas - cevada 7,5 milhões - trigo 4,3 milhões - batata 4 milhões - uvas 3,1 milhões - tomates 3 milhões
Pecuária: ovinos 23 milhões - suínos 18 milhões - bovinos 5 milhões
Indústria: automobilística - construção naval - química - siderúrgica - têxtil - calçado - alimentar

Demografia

Os movimentos migratórios, tanto internos quanto externos, foram determinantes na composição demográfica moderna da Espanha. Entre o final do século XIX e início do século XX, houve uma significativa corrente emigratória da Espanha para países ibero-americanos. Entre os principais destinos estavam Cuba, Porto Rico, Argentina, Venezuela e Brasil.
A densidade populacional da Espanha é a menor que a da maioria dos países europeus. As populações rurais estão se movendo para as cidades.
Não há religião oficial na Espanha. A Constituição de 1978 aboliu a Igreja Católica Romana como a religião oficial, reconhecendo o seu papel na sociedade espanhola. Mais de 90% da população é pelo menos nominalmente católica.
A população estrangeira na Espanha em 2007 cifrava-se em 4.144.166, um incremento de 11,1% em relação ao ano anterior. Este valor representa 9,3% dos 44.708.964 habitantes na Espanha.
A comunidade marroquina, com 563 mil residentes, é a mais numerosa, seguindo-se os equatorianos (461 mil), romenos (407 mil) e britânicos (274 mil).


Economia


A Espanha é a oitava Nação industrial do mundo atrás apenas dos Estados Unidos, do Japão , da Alemanha, da China, do Reino Unido, da França,e da Itália. A economia da Espanha é a quinta economia mais forte da Europa com um PIB de $ 1,109 trilhões. A Espanha também é um dos principais países exportadores de automóveis. Contam-se o calçado, construção naval, siderúrgica, as indústrias químicas e o têxtil. O cultivo é de 54%. Os principais produtos agrícolas são as uvas e as toranjas; a produção de vinho e de azeite têm muita importância, assim como a pesca, dizendo a Espanha que possui a maior frota pesqueira do mundo, e a indústria do turismo que tem uma responsabilidade considerável na economia espanhola.


Religião

79,4% da população espanhola se declara católica, enquanto 17% se declara sem religião e 2,3% declaram ser de outras religiões (muçulmanos, ortodoxos, protestantes, judeus e etc.), segundo uma pesquisa oficial de 2005. É importante realçar que muito espanhóis se declaram católicos mesmo não sendo praticantes: 49% dos espanhóis questionados dizem não ir à missa e outros eventos religiosos quase nunca, enquanto que 21,1% dizem ir quase todos os domingos à missa e ir várias vezes por semana a festivais religiosos.

Transporte

Aeroportos
A Espanha possui vários aeroportos internacionais, sendo o mais importante o Barajas, em Madrid, de onde se pode chegar a cidade de táxi, ônibus ou metrô. Outras cidades com aeroportos internacionais são: Barcelona, Alicante, Bilbao, Málaga, Sevilha, Valencia e Santiago de Compostela. Avião A companhia aérea espanhola é a Iberia, que abrange os destinos internacionais e domésticos. A grande maioria das companhias internacionais realiza vôos para as cidades mais importantes da Espanha. Outras empresas que realizam vôos domésticos são a Spanair e a Air Europe.

Carros
A rede de estradas da Espanha tem mais de 150.000km. As rodovias são boas e cruzam o país de norte a sul, e algumas possuem pedágio, em pesetas. O limite de velocidade permitido é de 130 km/h nas rodovias, 90 km/h em outras cidades e até 50 km/h em regiões habitadas. É obrigatório possuir carteira de habilitação e é recomendável ter um seguro. Aluguel: todas as empresas importantes possuem filial na Espanha.

Trem
A rede férrea é administrada pela companhia estadual RENFE e conecta todas as regiões da península. Os trens geralmente possuem ar condicionado e restaurante. Há trens de alta velocidade entre Madri e Sevilha e Málaga. Existem trens turísticos, como o Transcantábrico e o Expreso Andaluz, uma boa maneira de explorar a região. O sistema férreo espanhol é um dos mais baratos da Europa e possui carteirinhas de desconto como o Railway Tourist Card, que permite viagens ilimitadas em um período de três a dez dias, valido por dois meses. Pode-se também utilizar as passagens das ferrovias européias. Recomenda-se reserva para serviços intermunicipais.

Transporte Urbano Metrô
a linhas de metrô em Barcelona, Madri, Valença e Bilbao.Ônibus: Todas as cidades espanholas possuem ótimas redes de ônibus. Em algumas cidades há passagens múltiplas para diferentes meios de transportes.
Táxis
estão em todas as cidades grandes e normalmente deixa-se dois ou três por cento de gorjeta.

Clima

O clima espanhol é muito diversificado, assim como a geografia e o povo. A imagem que se tem da Espanha é de uma terra de sol quente e céu azul. Em parte essa imagem está certa, mas não é sempre assim. A costa leste possui um clima mediterrâneo, com sol quase todos os dias do anos, pouca chuva e temperatura média de 30ºC. Longe do litoral mediterrâneo, é diferente. A costa ao norte é muito chuvosa e com temperaturas altas durante o verão. Grande parte do interior fica 800m acima do nível do mar, razão pela qual os verões são muito quentes e os invernos, frios. No entanto, o sul tem temperaturas amenas durante o inverno, o verão é insuportável, com temperaturas que chegam a 40ºC.

Madri
Madri é uma cidade cosmopolita com muitos teatros, cinemas, casas de ópera e mais de 50 museus e galerias. Vale a pena visitar o Palácio Real e passear pela Puerta del Sol (que é o quilometro 0, o ponto de onde todas as distâncias da Espanha são calculadas) e pela Plaza Mayor com suas lojas, bares e pousadas. A área verde mais importante de Madri é o Parque Retiro, um lugar antigo, com os túmulos dos reis espanhóis. Entre suas atrações há o lago com barcos, o Jardim Botânico, e os festivais de verão. A oeste do centro da cidade fica a Casa de Campo, uma enorme área verde com piscinas, quadras de tênis, trilhas e um zoológico com um aquário, próximo ao parque de diversões. AO sul da cidade fica o Parque Biológico, um novo parque temático dedicado à biodiversidade, onde podem ser encontrados muitos pavilhões que recriam diferentes ecossistemas. 40km ao norte de Madri fica El Escorial, onde se pode visitar o Monastério de São Lorenzo del Escorial, que inclui uma Igreja, o Palácio Real, um monastério e uma famosa biblioteca. Fica próximo à Cordilheira de Guadarrama, onde se pode esquiar no inverno. Outras excursões recomendadas são Alcala de Henares, famosa pela Universidade e cidade natal de Miguel de Cervantes (autor de Don Quixote) e Catherine de Aragon; e Aranjuez, com o precioso Palácio de Verão conhecido como Casita del Labrador.
Catalonia
A Catalonia combina as montanhas com o mar, razão pela qual suas calmas praias, que vão até a fronteira com a França, são escarpadas e selvagens. Localiza-se no nordeste da Espanha e possui a segunda maior cidade do país, Barcelona, que compete em muitos aspectos com a capital espanhola e, algumas vezes, a supera. Foi a primeira região industrial do país e continua a manter sua primazia. É também a região mais rica. Na Catalonia existem duas línguas oficiais: espanhol e catalão. Barcelona é a principal cidade industrial e comercial da Espanha, além de ser um dos mais importantes portos do Mediterrâneo. Uma das áreas mais bonitas da cidade é o bairro gótico. Não se pode deixar de caminhar pelas Ramblas, a via principal dos pedestres, que termina no mar, e também vale a pena conhecer o bairro de Grace. Entre os pontos mais visitados da cidade está o Palácio Episcopal, a Palácio do Generalitat, a Morada do rei e a Morada da Catalonia. Porém existe algo absolutamente exclusivo em Barcelona, os trabalhos arquitetônicos de Antonio Gaudí: a Igreja da Sagrada Família, a Casa Battlló, a Casa Milá e o Parque Güell. Costa Brava, chamada assim pelo litoral rústico, fica 65km ao noroeste de Barcelona. Os lugares mais interessantes são Tossa del Mar (relativamente pouco explorada), e Lloret del Mar, um destino turístico de primeira. A cidade de Gerona possui uma cidade medieval, e ainda conserva o bairro judeu. Outras cidades interessantes para se visitar são Figueres (onde fica o museu de Dalí); Cadaques, uma cidade de pescadores que foi lar de Dali por muitos anos; e Empuries, que possui impressionantes ruínas greco-romanas. A Costa Dourada se estende de Barcelona até Tarragona e é repleta de belas praias de areia branca. As cidades mais interessantes para se visitar são, Sitges, Mont Blanc, Lleida, Tarragona, Manresa, Salou e o famoso Monastério de Monstserrat, onde fica a Virgem Negra de Monstserrat.
Andaluzia
Andaluzia fica no extremo sul da Espanha, seu litoral é oposto ao litoral de Marrocos. É também a região com mais monumentos, exemplos da arquitetura e influencia cultural dos árabes, que dominaram a região até o final do século XV. Sua paisagem combina montanhas, praias, campos de oliveiras, laranjeiras e limoeiros e vinhedos, entre cidades de casas braças com os famosos pátios andaluzianos.A capital de Andaluzia é Sevilha, uma das principais cidades da Espanha, e cidade natal de lendas como Don Juan, Carmem, e o lugar onde está enterrado Cristóvão Colombo. Entre os monumentos da cidade se destaca a catedral gótica, a Giralda, a Alcazar (antiga fortaleza do reino árabe) e a Torre de Ouro. Suas festas são conhecidas mundialmente, entre as quais se destaca, das celebrações religiosas, a Páscoa e a das pagãs, a Feira de Abril, onde as mulheres de Sevilha usam suas melhores roupas e à noite todos comem, bebem e dançam as sevilhanas nas casas iluminadas especialmente para a ocasião. Córdoba possui a melhor Mesquita da Espanha que data do oitavo século, e é tão maravilhosa que é um dos únicos trabalhos árabes que não foram destruídos pela re-conquista católica da cidade. Mas Granada é a cidade com os melhores monumentos deixados pelos árabes na Espanha: Alhambra, o palácio fortificado dos reis árabes, cercado pelos belíssimos jardins de Generalife, repleto de fontes e um inteligente sistema de águas que ainda refrescam os dias tórridos de varão. Na cidade se destaca a parte antiga: o Albarracín, com suas ruas estreitas e sinuosas, e as Cavernas Sacromonte. Atrás da cidade, há 40km do mar, fica Sierra Nevada, com os parques mais altos da península, como o Pico Valeta de 3.400 metros de altura. A Costa do Sol se estende por praticamente todo o litoral mediterrâneo de Andaluzia, desde a Costa Almeria até Tariff, sendo a com maior concentração de turistas, devido às ótimas praias e às coloridas cidades. A cidade principal da região é Málaga, a alguns quilômetros das cidades mais turísticas da região: Marbella e Torremolinos. Mas é possível encontrar praias não muito cheias. Ao leste da Costa do Sol fica a província de Almeria. A capital de mesmo nome é um porto romano, com casas em estilo árabe, dominadas por dois castelos. Os monumentos principais da cidade são a Catedral do século XVI, a Igreja de Santiago el Viejo e a Fortaleza Árabe. A Costa da Luz é ao litoral do Atlântico que vai de Tariff até a fronteira com Portugal, e a principal característica são as lindas praias e dunas. Algeciras é um bom ponto de partida.De lá, o visitante pode pagar uma balsa que vai a Tanger, Cauta e às Ilhas Canário. E pode-se também fazer uma ótima viagem pela estrada, através da costa, chegando a Cadiz, uma das cidades mais encantadoras da Espanha e uma das mais antigas da península: foi fundada pelos fenícios. Na cidade são comemorados carnavais que, assim como os de Tenerife, são os mais famosos da cidade. A meia hora de Cadiz fica Jerez, famosa pelos depósitos e os vinhos de xerez. Na província de Huelva vale a pena visitar a cidade de El Rocío, famosa pela peregrinação da Virgen del Rocio; a Gruta das Maravilhas em Aracena e o Parque Nacional de Coto de Doñana.

Ilhas Baleáricas
As Ilhas Baleáricas são um grupo de cinco ilhas: Ibiza, Maiorca, Minorca, Formentera e Cabreba. O arquipélago se localiza oposto à costa do Vaticano e seu clima privilegiado e praias maravilhosas o torna um dos principais destino dos turistas da Espanha. Maiorca é a maior ilha do arquipélago e a que tem mais lugares para se visitar. Há muitas excursões, que saem de Palma, a capital da ilha. Entre elas, uma visita ao Porto Soller (que pode ser feita em um trem especial), e uma excursão especial a Península de Formentor, na ponta nordeste da ilha e bem conhecida pelos bosques de pinheiros, baías escondidas e vilarejos nas montanhas. Além dos complexos turísticos que cercam Palma, a maioria deles localiza-se na costa leste. As regiões do interior são montanhosas e as estradas muitas vezes seguem a linha do litoral. Palma é um grande porto mediterrâneo e possui uma longa historia de comercio marinho. A parte antiga da cidade é a Baía de Palma, enquanto a parte mais moderna se estende de leste a oeste. Em Palma, vale a pena visitar o Castelo Belver, a Catedral La Seo, o Palácio do Arcebispo, a Igreja de São Francisco e o Monastério e a Igreja de Montesión. Minorca é a segunda maior ilha do arquipélago e fica 40km a nordeste de Maiorca. A capital da ilha é Mahón, na costa este e seu ponto principal é a Casa Consistorial, a Igreja de Santa Maria e a Igreja de São Francisco. Há uma boa estrada que vai de Mahón a Citadel, na ponta final da ilha. Citadel era a antiga capital da ilha e nela se pode visitar a catedral medieval e vários palácios e igrejas. A estrada cruza a ilha e não se consegue ver da costa, mas dessas duas cidades se tem fácil acesso à praia. Diferente de Maiorca, Minorca preservou seus castelos e a tradição dos trabalhos de couro, o que a torna menos dependente economicamente do rendimento que vem do turismo.Ibiza é a terceira maior ilha do arquipélago é um dos destinos turísticos mais populares da Espanha, especialmente por jovens, por sua vida noturna agitada. A ilha ainda conserva parte de sua atmosfera tradicional. Além das enormes praias que ficam ao sul da capital, a paisagem de Ibiza é dominada por bosques de pinheiros e orquídeas. A capital é dominada pela Dalt Vila. Outras duas cidades que valem a pena conhecer são San Antonio Abad e Santa Eulália del Rio. Formentera fica a apenas 4km de Ibiza. A principal cidade da ilha é São Francisco Javier. Possui bosques de pinheiros e belas praias e o estilo de vida é muito mais tranqüilo que do resto do arquipélago.

Valencia e Murcia

A cidade de Valencia é um destino muito popular entre turistas, tanto para espanhóis como para os estrangeiros. Durante a semana de 12 a 19 de março são celebradas as Fallas, uma das festas mais incríveis da Espanha. Durante ela, a cidade fica replete de enormes bonecos de papelão, que são queimados no dia 19 (la cremá).A Costa de Azahar inclui, desde Vinaroz, toda a extensão da Costa de Castellón e o Golfo de Valencia, até Denia. As cidades turísticas mais populares são Peñíscola, Benicarló, Benicasin, Alcosebre, Oropesa, Castellón de la Plana, Cullera, Gandia, Oliva e Chisvert. Alicante, conhecida pelo Castelo de Santa Ana e uma cidade com um enorme variedade de opções de lazer. Vale a pena caminhar pelo Passeio da Marinha e visitar a Área Antiga.Murcia possui uma Linda catedral e uma universidade com várias construções civis interessantes. O festival mais importante da cidade é a Batalha das Flores, celebrada todos os anos durante a páscoa. A região litorânea é muito popular entre os turistas: Manga del Mar Menor, La Union, Carboneras, Port of Mazarrón e Aguilas. A cidade de Cartagena foi fundada pelos Cartaginianos no segundo século a.C., possui muitas ruínas romanas e um Museu Municipal muito interessante.

Navarre e Aragón
Antes, reinos medievais ibéricos, hoje são comunidades independentes localizadas no noroeste da península. Pamplona, que foi, em uma época, capital do Reino Naverre, é famosa pelas festas do santo padroeiro, celebrada em homenagem a San Firmin, na primeira semana de julho. Durante as celebrações, há prisão dos touros e verbenas, todos os dias. A capital de Aragón é Saragosa, que também é famosa pela festa do santo padroeiro, nesse caso, em homenagem a Pilar Virgem, celebrado em 12 de outubro de cada ano. Recomenda-se a visita a Catedral El Pilar, a Universidade e ao Museu de Saragosa. Nessa comunidade independente também se destaca o Parque Nacional Ordesa, um destino perfeito para alpinistas e amantes da natureza; e as cidades de Cariñena, Huesca, Borja, Teruel, a cidade episcopal de Sergobe, Panticosa e a estação de esqui e a cidade de Canfrac, na fronteira. Na cordilheira Pirenaica há muitas estações de esqui e de esportes de inverno.
Ilhas Canário


As Ilhas Canário, de origem vulcânica, inclui parte da Micronésia e na Espanha também são conhecidas como Ilhas Sortudas. Possuem uma natureza única, com paisagens vulcânicas, praias de areia escura, espécies vegetais locais, florestas de pinheiro amarelo e laurisilva, um tipo de vegetação muito verde e folhada que existe apenas em algumas ilhas atlânticas. Nessas ilhas há quatro parques nacionais. Por outro lado, o clima é muito ameno, com temperatura media entre 22ºC e 30ºC durante o ano todo. A Ilha Tenerife, a maior de todas, possui sua paisagem dominada pelo Teide, um vulcão inativo de 3.718 metros, o pico mais alto da Espanha. O Parque Nacional Cañadas del Teide possui muitos lugares para se visitar. A capital da ilha, Santa Cruz de Tenerife, é uma cidade cosmopolita com uma herança arquitetônica muito interessante. O Porto de la Cruz é o melhor ponto turístico da ilha que, além de tudo, possui construções históricas do século XVII.A Ilha Palma, também chamada de Ilha Bonita, é uma das ilhas mais espetaculares do mundo, devido à altitude que atinge em relação a sua pequena extensão: seu ponto mais alto, o Roque de los Muchachos, possui 2.500m de altura. Santa Cruz, a capital da ilha, conserva algumas construções históricas que foram salvas das invasões piratas. Na cidade, pode-se visitar o Marcado Central, o Passeio da Marinha e o Museu de História Natural. Palma é uma ilha com um mar muito bravo e poucas praias, mas mesmo assim, há duas delas que valem a pena serem visitadas: Pelada Neiva e Pelada Novalis. Outra atração da ilha é o Parque Nacional Caldear del Taburiente, localizado no centro da ilha, em um acidente geográfico conhecido como cratera nascente, um buraco formado por duas montanhas paralelas que em certo ponto formam uma curva. É possível ter uma boa visão de La Caldear, a partir do Cumbrecita.A Ilha de Gomera, cuja capital é San Sebastian, é uma ilha verde, com uma enorme floresta de laurisilva e praias convidativas. No centro da ilha fica o Parque Nacional Garajonay, uma visita quase que obrigatória para os que chegam na ilha. Também é recomendável conhecer a Floresta de cedro, Vallehermoso a e Playa de Santiago e os portos pesqueiros de La Rajita.El Hierro é a ilha mais à oeste das Ilhas Canário e sua capital, Valverde, é a única capital dentre todas as ilhas que não possui um porto. A ilha é praticamente virgem, já que nunca foi um destino turístico em massa. As cidades de Restinga, no extreme sul das Ilhas e da Espanha; Taibique, Frontera e El Barrio, merecem uma visita. A Ilha Grande Canário é a terceira maior do arquipélago e sua capital é Palmas do Grande Canário. É também conhecida como “o continente miniature” pela variedade e riqueza da flora. Possui praias fabulosas, como a Playa del Inglês e Maspalomas. A capital possui o porto mais importante das Ilhas Canário, além de alguns lugares históricos como o Museu Nestor, a Cidade Antiga e a Catedral de Santa Ana. Outros locais interessantes para visitar são: Telde, Tejada, Ingenio, San Bartolome de Tirajana (localizada numa cratera vulcânica), Agüimes, Arinaga, San Agustín, Galdar e Agaete. Fuerteventura é a segunda maior ilhas das Ilhas Canário. A capital, Puerto del Rosario, foi fundada no final do século XVIII. É possível conhecer Corralejo, que e famosa pelo artesanato de palha; o Castelo Rico Roque, Betancuria e Jandía, que são famosas pelas praias.A Ilha Lanzarote, cuja capital é Arrecife, é a mais ao leste das Ilhas Canário e é famosa por suas paisagens vulcânicas e pelo Parque Nacional de Timanfaya. Esse parque geológico é uma paisagem dantesca de crateras e precipícios de lava e formações vulcânicas, o resultado de uma sério de erupções vulcânicas durante seis anos. O parque ocupa aproximadamente um terço de toda a extensão da ilha.
Castela - La Mancha
Essa região fica na parte central da Espanha, entre Madri e Andaluzia, e é regada pelos rios Tajo e Guadiana, que correm em direção ao Portugal. Ao sul de Madri fica a cidade de Toledo, antiga capital do Império Espanhol. A cidade possui um dos melhores acervos de pinturas de Greco, assim como a casa onde o artista morou. Recomenda-se a visita à Catedral, à Judería, às três Sinagogas e à Igreja de Santo Tomé. Guadalajara, capital da província de mesmo nome, possui construções civis muito interessantes como o Palácio do Infanato, do século XV e construções religiosas, como a Igreja de San Ginés. Ciudad Real é a cidade mais importante da região de La Mancha, e é cenário do primeiro romance moderno: Don Quixote de la Mancha, de Miguel Cervantes. Outras cidades importantes de La Mancha são: Campo de Criptana, Cuenca, famosa pelas Casas Penduradas e pelo Museu de Arte Abstrata; Albacete, Almansa, Chinchilla of Monte Aragón e Villena. A Comunidade Independente de Extremadura é formada pelas províncias de Cáceres e Badajoz. Cáceres foi fundada pelos romanos no primeiro século a.C. Seus anos dourados foram durante o século XVI, já que muitos conquistadores espanhóis que iam à América eram de Extremadura e quando retornavam, construíam muitas casas de senhorio. Nessa província também é possível visitar Arroyo de Luz, Trujillo (cidade natal do conquistador Francisco Pizarro) e Plasencia. Em Badajoz estão as cidades de Albuquerque, Medellín (cidade natal do conquistador Hernan Cortes) e Mérida, uma cidade com mais de 2.000 anos. Foi fundada pelos romanos, que a usavam como cidade de férias. Atualmente conserva, em estado excelente, um Teatro e Anfiteatro Romano, um Coliseu e muitas casas e templos. Além disso, há o Museu Romano com peças de excelente qualidade. Todos os anos celebra-se um Festival de Teatro Clássico no verão, cujas peças são apresentadas no Teatro Romano. Hoje em dia e cidade é sede do Parlamento Independente e do governo de Extremadura.


Castela, Leon e Rioja

Ávila é a cidade mais alta da Espanha. Possui os Muros Medievais melhor conservados de toda Europa. Além deles, há o Convento de Santa Teresa de Jesus. Segovia, localizada a 80km de Madri, possui um Aqueduto Romano, singular por ser estilo, em todo o mundo, uma Catedral e um Palácio Medieval. A provincial de Soria possui muitos depósitos arqueológicos dos tempos dos celtas e dos romanos. O Museu Numantine, na capital, possui uma excelente acervo, com as melhores peças. Outras construções interessantes da capital são a Igreja de San Juan de Duero, a Catedral de San Pedro e o Palácio de dos Condes de Gomara. Palencia era antigamente a casa dos reis de Castela e sede da Corte Castelhana. A Catedral de Palencia, também conhecida como a Bela Estranha, é a melhor amostra de arte gótica da Espanha. Burgos, além de ser a cidade onde nasceu Cid, possui uma catedral gótica impressionante. Valladolid é a capital e a cidade mais importante da Comunidade Independente de Castela e Leon. É famosa por seus Jardins e pela Festa dos Maiorais, celebrada em setembro. A cidade de Leon foi reconquistada pelos árabes em 850. A Catedral é um estilo gótico muito puro e recomenda-se uma visita para se contemplar seus famosos vitrais. Salamanca localiza-se às margens do Rio Tormes. A cidade possui duas catedrais e uma universidade, a mais antiga da Europa. Zamora possui uma catedral romana com um visigodo cimborrio, além de muitas igrejas do século XII. A 120km de Zamora fica o lago de Sanabria, um dos maiores lagos naturais do país; a região é uma das áreas de carvalhos mais bonitos da Espanha.

Região Norte (Galícia, Astúrias, Cantabria e Campo de Basque)

A região cantabriana abrange quart comunidades independentes: o Campo de Basque, Cantabria, Astúrias e Galícia, que se estende da fronteira com a França até a parte mais oeste da península (Finisterre Cape). É a região mais verde de toda a Espanha e sua paisagem une praias banhadas pela Baía de Biscay com montanhas. O Campo de Basque é formado por três províncias: Guipuzcoa, Biscay e Alava. Bilbao foi fundada no século XIV. Na Cidade Antiga destaca-se a catedral gótica, mas a principal atração da cidade é o Museu Guggenheim, uma das obras primas arquitetônicas do século XX, com um ótimo acervo de arte moderna. San Sebastian, próximo a fronteira com a França, é a cidade mais elegante de Basque, e durante décadas foi destino de férias da aristocracia e da burguesia francesa. Vale a pena caminhar pela Playa de la Conche no centro da cidade e conhecer os típicos bares da Cidade Antiga, experimentar as tapas, os vinhos (o típico é o txacoli) e os zuritos (pequenos copos de cerveja). A apenas 7km a oeste da cidade fica Monte Ulia, com uma vista esplendida da Baía de Biscay. A capital histórica de Cantabria é Santander, situada em uma bela baía cercada por montanhas. Na cidade, fica a praias de Sardinero, o Museu Municipal (com quadros de artistas dos séculos XVII e XVIII) e a catedral gótica, destruída em 1941, mas reformada um tempo depois. A cidade recebe um ar cosmopolita durante os meses de verão, quando o Palácio Magdalena se torna a Universidade de verão, com um amplo programa de cursos e conferencias que atrai as pessoas mais intelectuais do mundo cultural, tanto nacional como internacionalmente. De Santander é possível fazer excursões para as cidades litorâneas de Comillas, San Vicente de la Barquera, Castro-Urdiales e especialmente a cidade medieval de Santillana del Mar. As pinturas em cavernas de Altamira tem mais de 13.000 anos, e o visitante deve lembrar-se que a entrada é limitada e é necessário solicitar autorização para entrar nela, com antecedência. Astúrias possui duas cidades importantes: Oviedo e Gijón. Oviedo é uma antiga cidade, dominada pela catedral; enquanto Gijon é uma cidade industrial e um porto, que atrai turistas de veraneio graças às praias da cidade e das regiões vizinhas. Galícia é uma comunidade das montanhas, com florestas de abetos e eucaliptos, lindas praias, penhascos, e pequenos rios, banhados pela baía de Biscay e pelo oceano Atlântico. La Coruña (provavelmente fundada pelos fenícios) é a maior cidade da região, e sua característica mais marcante é a Cidade Veja. Na mesma provincial, fica Santiago de Compostela, sede do governo da Comunidade Independente da Galícia e parada obrigatória de peregrinação dos fieis católicos. Durante a Idade Média, os túmulos de Santiago se tornaram local de peregrinação dos cristãos fieis do mundo todo. Hoje em dia continua a ser um dos principais santuários, tanto para os devotos fervorosos, como para os que apreciam a cultura, arquitetura e paisagem local, com todos os significados religiosos que acompanha. O passeio pode começar pela França, ou Canfrac ou Valcar (Navarre). Passa por Pamplona, Santo Domingo del Camino, Logroño, Burgos, Leon e Astorga, chegando a Santiago de Compostela. Os monastérios, igrejas, capelas e centros religiosos oferecem hospedagem e assistência aos viajantes. O caminho pode começar de qualquer ponto e pode ser feito a pé, de bicicleta, carro, ou em intervalos de tempos. A festividade de Santiago é em 25 de julho e em Santiago de Compostela celebra-se com parada total, mas para passar a noite na cidade pe necessário reservar hospedagem com certa antecedência.

Comida e bebida

Comer na Espanha é um dos maiores prazeres da vida. A variedade e riqueza da culinária, assim como a cultura das refeições, torna bem fácil, tanto nas cidades grandes, como nos vilarejos rurais, encontrar um lugar para comer bem. Os preços geralmente ficam na porta do restaurante, que também possuem um prato do dia, com preço menos. O serviço está incluso no preço, sendo comum, mas não obrigatório, deixar entre cinco e dez por cento de gorjeta. A maioria dos restaurantes fecha uma vez por semana (domingo ou segunda), no entanto há muitos estabelecimentos que estão abertos todos os dias, a qualquer hora. A culinária espanhola difere tradicionalmente pelo uso de azeite de oliva, gordura vegetal ou animal, manteiga de porco, assim como uma enorme variedade de frutas e verduras, tiradas da cultura árabe, e outros ingredientes como batatas e tomates que vem da América. O norte é uma região úmida e chuvosa que garante uma variedade gastronômica muito rica, tanto de carnes como de peixes. Basque possui uma culinária sazonal, preparada nos fornos antigos, com pratos como marmitako (batatas com peixe bonito) e txangurro (moluscos com caranguejo). Astúrias possui pratos como a fabada (feijão e cozido de porco), o queijo e a cidra. Entre a culinária da Galícia, vale a pena mencionar as caldeiradas, a lula, os derivados de leite e os pães.A cozinha mediterrânea tem como ingredientes base, o trigo, azeitonas e o vinho, com outros acompanhamentos, como arroz, legumes, alho, vegetais, queijo e iogurte, peixe, carnes e ovos e frutas. Uma cozinha tão variada e completa, que na Espanha mediterrânea os espaços naturais são interpretados com diferentes particularidades. A Catalonia possui, desde a Idade Média, uma culinária litorânea, que usa uma grande variedade de peixes, enquanto no interior, recomenda-se a escudella e os assados. A típica cozinha da Valença une pratos mediterrâneos, como os peixes, vegetais e frutas, com caldos e ensopados de carne de caça com arroz como prato principal. Doces, torrones e sorvetes mantêm a influencia árabe na culinária. A culinária das Ilhas Baleáricas inclui vegetais, peixes e porco, como ingrediente principal, assim como o famosos molho de maionese. A culinária do planalto é um produto do clima que exige um esforço duro e continuo em seu trabalho. Os ingredientes bases de Castela e Leon são vegetais, como vagem, estilhas e lentilhas. O porco, que na variedade ibérica, recheado com castanha e frutas do carvalho é também um produto típico da região, assim como as carnes de caça. Os pães têm nas gemas e massas fofas, uma representação da tradição árabe. A culinária de Extremadura da ênfase a produtos e pratos derivados da carne de porco ibérica. A culinária recriada em Quixote, típica de Castela – La Mancha, possui particularidades como açafrão, o mel de La Alcarria e queijo de manchego (ovelha). Como uma pequena ilha, Madri contribui com a peculiaridade de alguns pratos como o Cocido Mdrileño, bacalhau e callos. Torrijas e doces são outras de suas especialidades.A cozinha andaluziana do sul é resultado da mistura de culturas que a habitaram e formaram sua herança gastronômica. As Ilhas Canário possuem uma culinária bem particular que inclui gofio (farinha de cereais tostada), legumes, cultivos tropicais e os famosos mojos (pimenta e temperos de coriander), algumas das atrações principais. O vinho é um importante elemento e toda e qualquer culinária regional da Espanha. Os romanos deixaram como herança a arte de cultivo da uva que tornou a Espanha um dos maiores produtores de vinho, famosos pela qualidade. Entre eles pode-se mencionar os vinhos de Rioja, que pelo aroma, sabor e corpo obtiveram um lugar de destaque internacional. Outros muito apreciados são os de Ribera del Duero, Penedés e La Mancha. O vinho de xerez é um vinho andaluziano de grande prestigio internacional, principalmente em paises anglo-saxônicos, que tem diferentes variedades (fino, manzanilla, amontillado, doce e aromático) capaz de satisfazer diferente gostos. A cava, ou espumante, espanhol possui seu centro de produção na região catalana de Penedes, no entanto, nos últimos anos se expandiu para regiões domo Castela. A cerveja é muito consumida hoje em dia na Espanha, principalmente como aperitivo e acompanhamento para a popular tapa. A cerveja espanhola é dourada e leve. Licores são também parte importante da cultura espanhola. O brandy é produzido principalmente em Andaluzia, enquanto brandies e orujos são distribuídos por toda e Espanha, dando origem a celebração das queimadas de Gallegas, ou às diversas variedades, como seco, herbal, de cereja ou de mel. A erva doce, a pacharán de endrinas de Navarre, e os licores de fruta, são também apreciados.

Vida Noturna
Os espanhóis geralmente começam a tarde com uma caminhada, um passeio calmo pelas ruas principais. Uma calçada de um café é um excelente lugar para se observar essa tradição, assistindo ao teatro de rua. A atmosfera é especialmente vibrante na época de festas ou quando o time de futebol local vence, levando a uma mistura de sons de buzinas, fogos de artifício e um mar de bandeiras do time. Os bares de tapas oferecem essas delicias em um ambiente relaxante e agradável e é comum passar por vários bares em uma só noite. A danceteria Ibiza de Barcelona e Madri atraiu a atenção da mídia internacional por satisfazer todo o tipo de prazeres. O agito se estende até tarde da noite, conhecida como la mancha, e quando o sol surge é possível continuar a diversão em algum bar de happy hour. O flamenco e outras danças regionais proporcionam uma alternativa para aqueles que preferem assistir a danças.

Bar

Barcelona

* Coyote UglyAv. Litoral , 24

* ClansmanC. dels Vigatans , 13

* Barbara AnnTaquígraf garriga, 163

* Café del SolPlaza del Sol, 16.

* MojitoMaremágnum local 59

* Pub MediterráneoBalmes, 129.

Madrid

* Amnistía 10Amnistía, 10.

* Free WaySan Vicente Ferrer, 7.

* But Barceló 11.

* Bolshoi Avenida de Brasil, 5.

Sevilha

* Los GallosPlaza de Santa Cruz, 11

* El Patio SevillanoPaseo de Cristóbal Colón, 11

* El ArenalCalle Rodo, 7.




Para Dançar

Barcelona

* La Boîte Av. Diagonal , 477

* La Terrazza C. de Marquès de Comillas , s/n. Poble Espanyol * DOW C. del Bruc , 97

* MirablauPl. del Doctor Andreu , s/n

Madri

*Cats Julian Romea , 4

* Macumba Club de Clubs Pl. Chamartin

* El Doblon Juan Bravo , 5

*Wawalag Serrano, 85.

* Pachá Barceló, 11.

* Kapital Atocha, 135.

Valença

* Rumbo 144 Avda Blasco Ibañez, 144.

* AgoraPl. Xuquer.* Jam DisclubCalle Cuba, 8 -10.

* La IndianaCalle San Vicente Martir, 95

Dicas quentes


ALBERGUE SANTA CRUZ DE MARCENADO

Em MADRID, o Albergue Santa Cruz de Marcenado, em Arguelles, é o mais barato (12 euros com café da manhã incluso) e um dos melhores da Europa. Há quartos distintos para homens e mulheres e o pessoal da direção é bem exigente quanto à limpeza e a disciplina.
Sara Duarte


HOSTAL EM MADRID

Em Madrid fiquei no Hostal Colors Host na Fuencarral, é muito legal. Entrem no site www.colorshost.com.
Monica Rocha
SANTIAGO DE COMPOSTELA

Santiago de Compostela é uma cidade muito interessante, o sítio histórico é muito bonito, e você encontra bons hostais a 30 euros o casal. Recomendo o Fornos, na Plaza Galícia.
Franz


FESTAS EM IBIZA

Uma boa para quem gosta de agito e de baladas e não é tão caro como se diz por aí. A dica é ficar hospedado em San Antony, região norte da ilha. Hoteis bons com café com preços de albergue. O lugar também tem boas baladas locais (não tão famosas quanto as do centro), mas com bons preços. Boa é fechar um grupo de 4 ou 5 pessoas e alugar um carro. Atenção para as baladas: muitas são até free, porém é impossível consumir qualquer coisa dentro do lugar por causa dos preços. Uma cerveja long neck, em média, custa 10 euros!
Vinicius Costa


COMER MUITO BEM E À VONTADE

Em Valencia, existem dois restaurantes chamados Neco. Lá come-se muito bem e à vontade, com um ótimo padrão de comida e inúmeras e deliciosas sobremesas. Só não inclui a bebida. O preço é de 9,35 euros, no jantar.
Alberto


COMER MUITO BEM E À VONTADE II

A cadeia de restaurante FrescCo existe em várias cidades da Espanha (www.frescco.com). Lá você come à vontade vários tipos de saladas, pratos quentes (geralmente massas, pizzas...), sobremesa (frutas, bolos, sorvete...) e café. Inclui uma bebida (água, refrigerante, chopp ou vinho). O preço por pessoa é 8,50 euros até às 18h. Depois, custa 9,95 euros.
Alberto


AEROPORTO DE BARAJASO

recentemente(2006) remodelado aeroporto de Barajas tem quatro terminais sendo que a deslocação entre os terminais é feita através de um metrô privado do aeroporto que o levará para onde quiser dentro do aeroporto. O transporte é gratuito. Antes de viajar tente saber em que terminal vai aterrar de forma a evitar deslocações desnecessárias e confusas. O transporte do aeroporto para o centro da cidade pode ser feito de camioneta. Demorará cerca de 45minutos e custa €1. Pode apanhar a linha 204 no terminal 4 e que o deixa na Avenida da América, bem perto do centro de Madrid. De metrô pode adquirir um bilhete simples que o levará até Nuevos Ministérios (uma estação a norte) e de lá apanhar outra linha para o centro de Madrid. Cada viagem custa €1 e demora cerca de 25minutos a chegar a Nuevos Ministérios. Existe uma estação no piso -1 do terminal 2 e 4. É a opção mais rápida ao seu dispor já que o trânsito madrileno é caótico. Pode sempre comprar um bilhete de 10 viagens (que pode partilhar) e que custa 6,40€. Esta e outras dicas em www.callingeurope.blogspot.com.
Europe Calling


SAN LORENZO DEL ESCORIAL

Quem for a Madrid não pode deixar de ir a San Lorenzo del Escorial. Fica a cera de 45 minutos de trem de Madrid (o trem sai da estação de Atocha) e é um pueblo (como chamam as pequenas cidades por lá) maravilhoso, no meio de montanhas com um Mosteiro fantástico. Duas coisas importantes, se for inverno, reforçar os casacos lá é alto e bem mais frio que Madrid (venta muito) e não vá na segunda-feira, o mosteiro está fechado. Aproveitem também e comam nos barzinhos ao redor da praça principal, não são caros e são maravilhoso! Boa viagem!
Paulo de Tarso


HOSTAL EM MADRID

Quando trabalhei em Madrid, fiquei hospedado no Hostal Sonsoles, na Calle Fuencarral, 18 - 2 piso a la derecha - esta rua sai da Gran Via bem ao lado do prédio da Telefonica. Na época o quarto com banheiro, TV, Telefone e Calefação, saía por USD 32 por dia, hoje está por 35 Euros. Não tem café da manhã, o que pode ser tomado em frente ao hostal por cerca de 3 dólares. Para quem não tem tanta preocupação com grana e quiser assistir um belo show de flamenco e um grande jantar, vá ao Café Chinitas, um antigo palacete na Calle Torija, 7 Centro Palácio.
Adjimir


DURMA EM BARCELONA E ESQUIE EM ANDORRA

Eu preferi não dormir em Andorra, porque diziam que os hotéis lá eram muito caros, então nem pesquisei, já que estava apenas algumas horas. Peguei o ônibus na rodoviária em Barcelona as 5 da manhã e retornei no ônibus das 20 horas. Comprei bastante eletrônicos também porque além de ser uma excelente estação de esqui, tem ótimas lojas de eletrônicos que se chorar é melhor que Paraguai.
Alysson Saraiva


PASSEIOS PELA BELA BARCELONA

Vai pra Barcelona? Você obrigatoriamente vai bater bastante perna pelo Bairro Gótico, Rambla, Píer e, se for bom andando, por que não passear por Montjuic e fazer um picnic? Fique no Hotel Coronado, próximo da Rambla e, afinal, nada como chegar cansado no hotel e 'fazer uma bela banheira'? Para meditar como foi o dia, é claro, não esqueça do vinho! Atravessando a rua tem uma bodega dessas que o dono faz seu próprio vinho. O preço é bom, o vinho é bom e todo mundo fica feliz... em Monthjuic não perca o Museu Miró e passe bem longe do Museu Militar a não ser que você queira morrer de rinite e asma! Perto do hotel, não deixe de ir ao Museu Marítimo, saltar da proa de um pesqueiro com vento e cheiro de mar e, se incluir por uns minutos numa imensa Galera em alto mar 'cheia' de remadores. Tudo isso acontece por uma projeção tridimensional sensacional. Barcelona é bela!
Amauri


SUGESTÃO DE HOTEL

Fiz uma viagem à Europa com duas amigas e em Madri, nos hospedamos num hotel muito simples, mas bem limpo, com banheiro no quarto e tv, a duas quadras da Gran Via que á uma avenida movimentadíssima, metrô bem pertinho, supermercado, lojinhas, tudo que precisamos tinha ali perto. No mês de agosto, em pleno verão e férias européias, pagamos 45 euros a diária (15 euros cada). A única desvantagem é que não tem elevador e fica no 2º andar, as malas pesaram, mas valeu a pena. Hostal Alistana (Rua Hortaleza, 28). Não estranhe seu Pedro, o dono do hotel, no início implicou até com a quantia de nossas malas, mas depois nos deu dicas muito interessantes. Valeu...
Roseane


AQUEDUTO EM SEGÓVIA

Segóvia é imperdível e na cidade murada fique boquiaberto com o grande aqueduto romano e suas sombras!! E não deixe de visitar o museu da muralha perto do Alcazar. Tudo isso faz você esquecer que os espanhóis são quase sempre azedos e sem muita educação eu diria...
Amauri


ONDE COMER EM SEVILHA

Estive em novembro de 2005 em Sevilha. e descobri um restaurante bem legalzinho, que serve pratos individuais a partir de 5 Euros e bem gostosos. O ambiente é bem agradável, frequentado por estudantes e professores, pois fica defronte à Universidade de Letras, na Calle Dom Fernando: Pizzeria e Bagueteria Viena Sevilha. O atendimento também é muito bom. Vale a pena experimentar.
Iêda Cardoso Martins Reis


RESTAURANTE PARA COMER À VONTADE

Quem está afim de dar um tempo em bocadillos e fast food tem de ir ao restaurante Fres Co. Na hora do almoço custa 7,95 Euros (jun\06) e se come à vontade. Tem vários tipos de saladas, pratos quentes, sobremesa - sorvete, frutas - e até o café final. Inclui também o primeiro copo de bebida. E a comida é boa mesmo! Eu fui no de Madrid (Caballero de Gracia, 8, perto da Puarta del Sol e da Calle Alcalá) mas no cartão que peguei informam que a rede tem restaurantes em Barcelona, Bilbao, Granada etc... Vale a pena!
Manuela


PEDALANDO ATÉ SANTIAGO

O já manjado Caminho de Santiago continua lá! Eu e meu marido o fizemos de bicicleta, desde Saint-Jean-pied-de-Port nos Pireneus na França. É uma viagem fantástica! Como já disse aqui um outro viajante, independente dos motivos que o levem a fazê-lo. Você encontra gente de todas as idades e nacionalidades, há condições de comida e hospedagem para todos os gostos e bolsos, e de bicicleta a gente ganha muita mobilidade para escolher onde ficar para dormir. Quem puder, não perca! Quem estava na dúvida, decida-se e vá! Existem vários sites oficiais e genéricos na internet, blogs de quem já foi e muitas dicas e informações! Ultreia e Buen Camino!
Teresa Santacreu


HOSPEDAGEM BBB

Pra quem esta indo a Barcelona e quer se hospedar num lugar BBB (bom, barato e bem localizado): Hotel Nilo um hotel pequeno e familiar muito bem localizado (ha 2 quarteirões do Porto e ha 1/2 quarteirão da "La Rambla") o preço para 2 pessoas na Alta Estação é 40Euros. O hotel é pequeno e não tem site!
Bruna Aeppli


NA ESPANHA FALE INGLÊS

Conheço 40 países e deixo uma dica quente. Na Espanha não tente falar "Portunhol". Os espanhóis não respeitam, pois acham os falantes de língua portuguesa "inferiores". Então é melhor falar inglês, mesmo que você não fale bem. Os gringos certamente falam muito pior que você! E vão respeitá-lo muito mais! Alguns espanhóis chegam a tremer, e perdem toda aquela pseudo-superioridade quando ouvem inglês.
Paulo Lopes


ANDEM DE METRÔ

Olá pessoal, fiz uma viajem em julho de 2003 a Europa. Fomos eu e minha filha de 15 anos. Chegamos a Madri e pegamos um taxi (não façam isso!), o metrô de Madri fica dentro do aeroporto e é super fácil ir a qualquer lugar que deseje, desde é claro, com o mapa do metrô, facilmente encontrado em todo lugar que se vá dentro de Madri. Falar em albergues em Madri se torna complicado, pois você pode dar de cara em uma espelunca. O melhor é ir ao stand de turismo no próprio aeroporto e lá te darão um monte de opções. Sei de um chamado, albergue Conchita na estação de metrô "legaspi", me pareceu bem limpo e organizado. Outra dica é: só andem de metrô na Europa, nunca se esqueçam disso!!!
Monica Rocha


HOSTAL MARÍTIMABarcelona:

Hostal Marítima, Las Ramblas, 4, Metrô: Drassanes. Entrada Museu de Cera. Quartos simples, franciscanos, mas com sacada para Las Ramblas. Localização excepcional e preço ídem, cerca de US$25 por casal, sem banheiro no quarto. Verdadeira barbada.
Ricardo Luiz


VÁ A TOLEDO

Fala galera desse site nota 1000! Bem minha dica é pra quem for pra Madrid, não deixar de conhecer num único dia a bela cidade de Toledo, vale a pena, o preço da passagem do trem custa 6 euros ida e volta e o percurso leva em torno de uma hora pela estação de Atocha! Abraços.
Giovanni Durazzo


BEBENDO EM MADRID

Aproveitem a noite de Madrid! Tem muitos bares e boates maravilhosos. Uma dica para os que estão com pouco dinheiro é beber os "chupitos" de graça oferecidos nos bares perto do Sol. Vários bares oferecem a primeira dose de bebida grátis, se você for cara-de-pau ou estiver muito sem grana, dá pra ir de bar em bar enchendo a lata. Bom lembrar que dentro das boates as bebidas alcoólicas custam no mínimo 6 euros, portanto beber antes (pagando ou não) é a melhor opção! Ah, quinta a noite não percam a festa para estudantes estrangeiros no "Palacio Gaviria", é diversão garantida!
Carol


PANFLETOS INTERESSANTES

Na Espanha, existem vários restaurantes baratos onde você pode comer saladas, um prato principal, pizza, fruta e até café! Na hora do almoço, pegue sempre os papéizinhos de propaganda que te oferecem nas ruas.
Heloisa

GASTANDO EM IBIZA

Galera, quem estiver com disponibilidade de tempo e uma graninha a mais, vale a pena dar uma passada em Ibiza com a condição de poder alugar um carro ou uma scooter (motinha) pois o transporte na ilha é bem precário e para conhecer as praias mais belas e sair a noite só de carro!! Se for de ônibus vai passar sufoco com horário!!! A passagem de avião sai em torno de 100 euros ida e volta saindo de Barcelona, hospedagem cerca de 50 euros quarto duplo, agora as boates são bem caras 50 euros só para entrar e lá dentro 10 euros uma cerveja e água 8 euros. A dica é beber nos bares em frente as boates que sai barato e depois entrar e se divertir!!! Qualquer duvida entre em contato.
Thiago


BARCELONA VIA LONDRES

Olá pessoal, estou aqui para dizer que vim para Barcelona via Londres e que não é assim como as pessoa pensam. Eu passei pela imigração e não tive problemas. Se você tem dinheiro no bolso, cartão de credito, não há problema. Eu inclusive não tinha nenhuma reserva em hotel e disse que ficaria talvez no Ibis... Eu penso que é melhor não dar endereço de ninguém e ter sempre a passagem de volta, mesmo que depois você altere a data. Boa viajem e fique tranqüilos!!!
Wanderleri


DORMINDO NO TREM

Se você quiser viajar de trem pela Espanha, peça sempre uma litera, ou seja, um tipo de acomodação no trem onde você pode dormir numa cama pequena, mas melhor que ir sentado e por sinal não é tão mais caro!!! Boa viagem!!!
Wanderleri


ALBERGUE EM BARCELONA

Quem for vir para Barcelona, a melhor opção de albergue está na calle hospital, 63 - bem próximo da las ramblas. Custa 15,50 euros, tem ar condicionado, roupa de cama, café da manhã e claro, muito bem localizado. Um abraço.
Wanderleri


ALBERGUE NO BAIRRO GÓTICO

Acabei de voltar de uma viagem de mochilão pela Europa e uma dica que dou a quem for para Barcelona é de ficar no albergue Gothic Point que fica no Bairro Gótico. Além dele ser super bem localizado (com uma estação de metro a 5 metros) o lugar tem um clima super bacana, os quartos tem ar-condicionado, tem internet grátis 24 horas, café da manhã incluído e o staff é super atencioso.
Mariana

ESQUI NA CATALUNHA

Estação de esqui Vall de Nuria na Catalunha. A apenas 1,5hs em trem desde Barcelona, chega-se a Ribes de Fresner, aos pés dos Pireneus, ali toma-se um funicular, que é um tipo de trem com cremalheira, próprio para subir montanhas, e em 40min, chega-se a Vall de Nuria. A paisagem é belíssima, e o detalhe é que essa cremalheira é o único meio de transporte para se chegar até lá. Independente de serem ou não esquiadores, é um passeio muito legal. Fui no inverno, mas no verão também tem atividades e passeios radicais. É isso aí, boa sorte!!!
Teresa


ESCRITÓRIO ESPANHOL DE TURISMO

Segui a dica da Carla e visitei o Escritório Espanhol de Turismo, em São Paulo. O pessoal me atendeu super bem e obtive várias informações preciosas. Vale a pena conferir. O endereço é Rua Zequinha de Abreu, 78 - Perdizes - São Paulo.
Christian


CHOCOLATE QUENTE COM CHURROS

Em Barcelona não deixe de visitar o maior número de prédios modernistas. E tome muito chocolate quente com churros, várias casas de café oferecem essa especialidade catalã. A carrer d´Avinyo, no bairro gótico, é a mais descolada. A FNAC da Placa Catalunya é imbatível e de vez em quando rolam uns showzinhos de graça. A vista da loja El corte ingles tb na placa Catalunya é linda. Na carrer des tallers muitas lojas de discos bacanas. O clube/bar Fonfone no bairro gótico é bem transado. O albergue Itaca é barato, bem localizado, e tudo é novo e bem cuidado.
Joao


DICAS GAYS

Barcelona é foda, varias opções, o Eixample (q muita gente chama de Gayxample) é o destino do viajante gay e nem tem muito clima gueto não, é tudo misturado o q é ótimo. Fui no clube Salvation como tudo em Barcelona começa tarde. As duas da manha tinha muito pouca gente. Mas depois esquentou bastante. Dicas na seção Ambiente do guia del ocio e tb na revista shangay. A cidade tem um clima muito bom e amigável pro viajante gay, a livraria Antonious na carrer Josep Clavé é um bom ponto de partida.
Joao


DESISTA DO CASA DE CAMPO

Não indico à quem estiver de malas prontas para Madrid no sistema alberguista à ficar no Albergue Juvenil Casa de Campo... prefiram um outro chamado Saint Fermín. O Casa de Campo é mau localizado e um lixo! Se quiserem mais detalhes me escrevam Abraços Dani
Daniel Zerbetto


O QUE FAZER NA ESPANHA

Estando na Espanha..., vá para Barcelona, tem muita coisa pra ver e fazer, vale mesmo, visite Toledo, Ávila e Segóvia, Toledo é possível ir de trem desde Madrid, prefira ir para Ávila de trem pois a estação não é distante da cidade, em Ávila existem uns hostais próximos ao mercado municipal que são bem baratos e bem limpos, de Ávila para Segóvia vá de ônibus e logo que chegar procure a Oficina de Turismo..., é uma surpresa e tanto..., a Oficina é do lado, ou melhor, embaixo de uma aqueduto romano..., em Segóvia, vá ver o pôr-do-sol no topo do cemitério judeu (parece tétrico, mas a vista é maravilhosa, principalmente pois o sol se põe atrás do Alcazar de Segóvia)..., uma dica em Barcelona pra quem gosta de livros..., lá no final das "Ramblas", longe do porto, tem muito sebo..., tudo muito em conta, livro e CD. Do que me lembro agora é só. Abraços.
Jônatas


CIDADES DO CAMINHO DE SANTIAGO

Em 2002 eu e minha esposa tivemos a oportunidade de viajar para Espanha, no esquema do caminho de Santiago..., mochilão e pé na estrada..., muito legal, independente dos motivos pelo qual esta fazendo o caminho (no nosso caso cultural) vale a pena fazer..., as cidades são maravilhosas e as pessoas são incríveis..., tenho algumas dicas para quem estiver indo para a Espanha e quiser conhecer algumas cidades ao longo do caminho..., em Logroño passeie pela cidade na boa e faça a cena em alguma cantina que sirva o menu del peregrino (é barato e vem comida pra caramba), peça o vinho da casa que acompanha a cena (Logroño fica na Rioja, região do melhor vinho da Espanha)... tem um lugar perto de Logroño, agora não me lembro bem..., acho que chama Irache junto a uma vinícola, lá tem uma fonte de água e vinho de graça para os peregrinos, vinho do bom...!rs!..., visite Burgos a cidade é linda e claro a Catedral é um monumento artístico..., em Burgos eu fiquei no hostal Dalas... fica em cima de um bar próximo a Rodoviária, é barato e limpinho..., vá a Leon, lá tem muita coisa legal incluindo a Catedral (que possui mais de 700 vitrais) e um banco que fica em um prédio projetado pelo Gaudi...., cara..., visite Astorga..., a cidade pode não parecer muito atrativa..., mas pra quem gosta da história Romana, bom Astúrica Astorga foi um forte de uma legião Romana..., tem uma muralha show e muita coisa tá sendo aberta ao público, incluindo os restos de uma Terma Romana, além disso o palácio do Bispo de Astorga foi projetado pelo Gaudi, tem um doce típico de Astorga que eu não lembro o nome, vale experimentar..., tem umas cidades na seqüência..., Ponferrada tem um castelo dos Templários..., Samos tem um mosteiro incrível (ainda mais quando você o encontra depois de 10km de caminhada !rs!)..., deixei algumas cidades de lado...mas todas as cidades ao longo do caminho francês têm algo de especial..., por fim, Santiago de Compostela..., é linda tudo é muito grande..., em Santiago eu fiquei em uma pensão bem barata na Rua de la Moneda (na galícia, como estamos perto de Portugal.., calle vira Rua) perto da Catedral..., bom... Abraços.
Jônatas


ALBERGUE FESTIVO

Para quem vai a Barcelona, não deixe de passar no albergue Kabul, que fica na plaza royal uma travessa de la Rambla, o albergue tem um clima festivo, é bem localizado, tem uma excelente estrutura e o melhor fica em Barcelona que é pura festa e tem muito o que fazer nesta ciudad de la Cataluña. Bom proveito.
Marco Rezende


HOSPEDAGEM LEGAL EM BARCELONA

Ola, estamos bem hospedados em Barcelona ai vai uma dica de hospedagem em um Hostal chama-se Hostal Baires, localizacoin Carrier Avinyo, 37 Principal - 008002 - Barcelona - www.hostalbaires.com - hostalbaires@terra.es . O valor da diária é 12,50 euros em quarto double a diária sem banho (sem banheiro no quarto), mas com calefação, internet grátis, telefone publico na recepção, enfim muito hospitaleiro e próximo a La Hambla, fica duas quadras do porto em direção a pl. de Catalunya. Um Grande abraco, Cristiano Lopes e Daniel Contreiras (ambos de viamao/rs). Estamos freqüentando um bar de um brasileiro naturalizado por aqui que se chama Terra Samba, fica na estação Fontana do metro na Calle d´Parla, não lembro o numero, mas é perto, o apelido dele é Bolinha, muito conhecido entre os brasileiros, gente fina pois varias dicas de como se comportar e de como economizar por esta cidade tão maravilhosa e também muito cara. Aguardamos contato.
Cristiano Lopes


TUDO SOBRE A ANDALUZIA

Bem galera, lá vai algumas dicas quentes para quem quer vir para a Espanha, precisamente na região da Andalucia. Moradia: em Sevilla vá até o Sacù, que è uma central de informações da Universidad de Sevilla, que fica na Plableron Uruguay, pertinho da Rectorado de Dereito da Universidad de Sevilla. Não precisa ser aluno, vá até lá e diga que quer alugar algo no valor maximo de €150 por mês. Não se preocupem, sai também por valores mais baixos, para quem também quer trabalhar como voluntário em troca de moradia, lá também tem um departamento somente para isso.Alimentação: conheço todos os supermercados em Sevilla, a melhor opção é ficar entre o Lidel e o Carrefour. O primeiro é barato porém com uma qualidade inferior. O segundo tem bastante promoções. Sevilla não é cara, em comparação com outros paises da Europa e até outras cidades da Espanha. Festas: a calle Betis é a melhor opção para a noite, na maioria dos pubs você não gasta para entrar, porém, para os rapazes, não esquecam sapatos, pois os segurancas barram mesmo. Em um lugar chamado Cosa Nostra tem um flamenco puro e aí aproveito a barca e dou mais uma dica: a partir das 23:30 da noite todos os dias tem flamenco de graca na La Carbonaria, que fica na giralda, todo mundo sabe aonde é o lugar.Tranporte: Tem duas opções em Sevilla: ou ir a pé aos lugares, ou pegar um ônibus. Nunca pague os €0,90. Procure comprar o Bonobus, que é um cartão que se vende em qualquer tabacaria. Você tem a opção de pedir com transbordo ou sem transbordo. Com transbordo você pode sair de quantas linhas quiser sem ser a mesma, é claro, totalizando somente uma viagem. Sem transbordo, a cada ônibus que você entrar gasta-se uma viagem, pois o cartão tem um total de 10.Trabalho, na Espanha, é relativo. Aqui contratam muita gente, mas com certeza tem outros lugares com mais ofertas do que a Andalucia. Tem bastante agências de trabalho por aqui, o negócio é procurar.Dicas: bem, Sevilla tem bastante atrações para quem gosta, não esqueçam a carteira de estudante, pois às vezes tem desconto, como na Giralda. A praça da Espanha é uma atracao à parte, lá foram gravadas cenas de Guerra nas Estrelas e Conan, ou seja, é muito bonita mesmo.Vamos partir agora para Granada. O ideal é alugar um carro com outras pessoas, paguei €48. Para alugar um carro a este valor, dividimos por 4 pessoas, ou seja, vale a pena, pois é com Km livre e dá para se deslocar à vontade. Se você for de ônibus, a passagem Sevilla-Granada-Granada-Sevilla sai por €30. Fui até a Sierra Nevada esquiar, achei caro a entrada, pois a partir das 13:00h da tarde o preço da pista sai por €23,40, que é mais barato do que o dia todo, mais €3 de fiança que você retira depois que entregar o cartão magnético. Para alugar o equipamento de esqui aí vai uma dica: na estação de autubús de Granada tem uma loja muito pequena que todos conhecem, é só perguntar. Lá, por €6 (estudante) você aluga um material para esquiar, menos a luva e óculos escuros, não esqueçam de levar. Tem até ônibus que sai de lá mesmo e depois volta no final da tarde.Granada: a Alhambra é a melhor atração, é a cidade árabe que conta muita história. A todos que tenham nacionalidade européia ou estudam em instituições européias, o museo de Bellas Artes é de graça, assim como o Museo Arquiologico, que muita gente não dá valor, pois fica afastado. Porém ali se encontra todas as fases da evolução humana. Os que não têm nacionalidade não precisam se preocupar, pois sai também barato, em média €1,50. A melhor forma de conhecer Granada é a pé, somente a Alhambra è que fica mais afastada, porém tem linha de ônibus que chega lé, que é a número 33. Para entrar na Alhambra custa €7. Pode parecer caro e é, mas vale a pena conhecer. Não esqueçam de ir em alguma central de informação turística de Granada, eles têm informaçes completas, com preços, horários, mapas, etc... Sobre lugar para ficar, a melhor solução é sempre barganhar, cheguei com 4 pessoas num hostal e a senhora que me atendeu disse: são €13 por pessoa. Conseguimos para 4 pessoas por €32. É uma questão de conversar. Bem, espero que vocês tenham aproveitado as minhas dicas. Qualquer coisa, farei o possível para responder emails, um abraço a todos.
Sérgio

DETALHES PARA APROVEITAR BARCELONA

Em Barcelona, apesar de todas as ruas serem alinhadas, o trânsito é infernal, prefira o metrô, que vai a todos os lugares, cuidado com imigrantes, sejam africanos ou árabes, eles ficam próximo às ramblas e principais praças, eles são perigosos e atacam sempre em dupla, não perca tempo indo á praia, são artificiais, sujas e pessimamente freqüentadas, é uma farofada total, porém a cidade é sensacional, tem um ar de cultura por toda a parte, até andando nas ruas, você depara com estilos arquitetônicos fantásticos, imperdível visitar o campo do Barcelona, o Estádio Olímpico, passear de teleférico, visitar as catedrais e igrejas e tomar uma cerveja nas ramblas. O Hard Rock Café é muito bom, o hambúrguer e a música são muito bons, quem gosta de Picasso, pode ver algumas de suas obras, no Museo Picasso, não tem todas as obras mas tem um acervo de todas as fases de sua vida.
Elizeu


AS MURALHAS DE CARMONA

Oi! Estou escrevendo para dar uma dica de uma pequena cidade na espanha,+ ou - 30km de Sevilha! Carmona. Foi a minha maior surpresa na Espanha! Estava viajando de carro com 2 amigos meus pela região da Andaluzia e já estavamos voltando a Portugal, quando vimos da estrada as muralhas de Carmona, ficamos apaixonado e decidimos parar lá e ficamos + 1 dia! Foi incrivel... pretendo voltar lá para poder passear naquelas ruas de novo!! Não deixem de conhecer... na certa também irão se apaixonar!!!
Hercilia Montenegro


ESTAÇÃO DE ESQUIA

60 km de Madri está a estação de esqui Puerto de Navacerrada. Como está a 1.800m de altitude, funciona de novembro a abril, ainda que possa ser visitada em qualquer época do ano. Agências de viagens cobram, em média, US$ 70 para levar até lá, mas se desejar, siga meu palpite: Vá de trem. Com US$ 12 é possível ir e voltar; e cada trecho é realizado em duas horas, com duas "conexões". Como as linhas pertencem ao Sistema de Transpote de Madri, não podem ser compradas no Brasil. O passeio compensa. É bom informar-se quanto às condições da Estação de Trem, que pode fechar no inverno devido ao excesso de neve na linha.
Anderson


VISITA AS ILHAS CANÁRIAS

Olá, pra quem vai à Espanha não deixe de visitar as Ilhas Canárias na época de maio a junho, onde as agências oferecem pacotes promocionais de pague 1 e leve um acompanhante de graça. Visite a Ilha Gran Canária, especificamente as "Playa del Inglés" e "Playa de Maspalomas", que faz muito mais calor que em "Las Palmas". São lindas as praias, com dunas e praias de nudismo, onde vc pode caminhar à vontade de traje de banho, sem ser obrigado a tirar a roupa. É muito engraçado!
Caroline


A NOITE ESPANHOLA FICA EM SALAMANCA

Galera, se vocês forem a Espanha, não podem deixar de conhecer Salamanca. Eu morei lá por 6 meses e garanto, não há melhor noite na Espanha. São 3000 bares, afters, raves, que movimentam os 40000 estudantes que passam o ano por lá. Dá pra ir de ônibus ou trem de Madrid, e fica só a 200 km, mais ou menos. Não percam! Abraços.
Paulo de Tarso


BALADAS ESPANHOLAS

Acabei de chegar de uma trip de 31 dias com uma amiga pela Europa. Vai aí uma dica, para quem vai a Madrid e adora uma balada! A melhor boate que fui na Europa. Chama-se Joy Eslava, é um antigo teatro lírico nota 1000! Em compensação, o pior show de Flamenco possível chama-se Teatro de la Pacheca, uma fortuna e o show super pobre e sem graça.
Paola


CONHEÇAM OS ESPANHÓIS

Procurem conhecer pessoas que vivem na cidade visitada. Em Madrid conheci um casal, que eram ex-dançarinos de flamenco, me levaram num bar de "tapas" e à um tablado com mais de 300 anos de tradição. Já em Barcelona, com um colega italiano, de Ancona, fizemos amizade com uma família de Costa Brava (Catalunha) que me ensinou a tradição do "dulce vino", foi maravilhoso! Ah, mais uma coisa: se viajarem sozinhos, não tenham vergonha de pedir para uma pessoa bater a foto para vocês e se ofereçam para fazê-lo caso encontre um turista nas mesmas condições, pois todo turista aceita e gosta. Isso não é mico, é ser cosmopolita! Espero que curtam as dicas e divirtam-se muito. Abraços.
Valdir Pinheiro


PULGUEIROS BEM LOCALIZADOS

Uma dica de albergue são o(s) localizado(s) no Bairro Gótico. A maioria é estilo pulgueiro, meio ruim de acomodações mesmo (sem café da manhã), mas não há nada melhor posicionado, a alguns passos de La Rambla e da noite. O brabo às vezes é achar o caminho de volta nesse emaranhado de ruelas e com a cabeça cheia de álcool. Se for ficar pouco tempo na cidade, vale a pena, se for ficar alguns dias prefira algum albergue melhor, mesmo que mais longe do agito.
Ricardo


MORADORA DANDO DICAS

Oi! Estou morando em Barcelona e tenho muitas dicas. Aqui o bilhete de metrô sai 1€, se comprar 10 (dura 1 ano) sai por 5,60€ também tem para 1, 2 ou 3 dias... comida tem para todos os bolsos (os restaurantes chineses são mais baratos e estão por todos lados, filmes fotográficos também estão em conta, com 6€ se compra 3 filmes de 36 poses em quase todas as lojas, revelar também não é caro, pode se encontrar por 8€ a revelação de 1 de 36 poses. A carteira de estudante serve para algumas poucas coisas, como este cyber café que estou, que até as 19hs, uma hora sai por 1€, sem ela sai o dobro, fica na calle Bergara número 3. Hospedagem aparentemente é dificil de encontrar porque os poucos albergues que tem estão sempre lotados, mas tem muitas pessoas que têm um ap de habitações grandes e alugam para estudantes (informalmente) sai bem de preço, mas tem que investigar porque não é anunciado. Essa é uma maneira porque o aluguel de ap aqui é super caro, e para comprar nem se fala! Bem, tenho um milhão de dicas... qualquer coisa é só me escrever. Boa viajem!!
Cristina


VIAGEM PARA A ESPANHA COMEÇA EM SÃO PAULO

Oi pessoal! Se você estiver viajando para a Espanha, não deixe de ir ao Escritório Espanhol de Turismo que fica na Rua Zequinha de Abreu,78- Perdizes - São Paulo -SP. Lá você obtém mapas de TODAS, isso mesmo, TODAS, as principais cidades espanholas, além de um livro de cada uma dessas cidades sobre monumentos, igrejas, vida noturna, gastronomia, horário de funcionamento das principais atrações turísticas, além dos preços. Eles também fornecem um livro sobre todos os meios de hospedagem na Espanha, que vão de hotel 5 estrelas até pensões econômicas. Vale a pena ir lá buscar esse material informativo que é inteiramente gratuito, pois sair do Brasil com o mapa turístico das cidades espanholas ajuda muito.

COMIDA CHINESA

Olá amigos viajantes... No centro de Barcelona, existem os restaurantes chineses, normalmente o rango que nós aqui consideramos (prato feito) quando eles servem lá sai por volta de U$ 4,00 com direito a uma Coca-Cola e sobremesa... Eu passei dois meses comendo nesses lugares, primeiro vem um prato com arroz puro, depois que tu termina o prato eles servem um outro com uma massa e por final um com frango.... Depois de algumas dicas eu descobri que se pedisse pra eles entregarem todos os três pratos juntos, eles faziam isso, meio contrariados (não sei porque) mas faziam.... Sei que dava pra comer muito, eu me empanturrava de comida e só tomava um lanche de noite... Saía mais ou menos (U$ 7,00) por dia... e olha que eu não passei fome não...
Paulo


ALBERGUE EM BARCELONA

E aí galera tudo jóia, nossa eu tenho varias dicas para compartilhar com vocês, ano passado eu passei 6 meses morando na Inglaterra e tive oportunidade de conhecer vários países, vou dar um dica pra quem esta pensando em ir para Barcelona, tem um albergue juvenil muito bom, pra quem gosta de lugar com jovens, animado, uma atmosfera de festa, bem localizado no centro de Barcelona na Plaça Reial. 17.Nossa a paella de Madrilhenha é outra coisa que todos tem que provar quando forem á Madri. essa é apenas uma das dicas que eu vou mandar pra galera que esta ou pensa em viajar pela Europa, tentarei ajudar mandando as dicas pelos países que já passei. Beijos. Have a nice trip.
Silvia


ASSOCIAÇÃO HARE KRISHNA

Se você estiver em Madri e quiser comer pagando muito pouco, vá à Calle del Espiritu Santo. Aí você vai encontrar uma Associação Hare Krishna que prepara pratos vegetarianos todos os dias (menos sábado) por 350 ptas. (1 dólar e meio, 2 talvez?). Às 15:00 hs. eles realizam uns cantigos hare krishna que terminam 15/20 minutos depois. Você não é obrigado a entrar se ver desde a porta que eles ainda estão cantando. A galera come no chão e sem sapato, e a dica já está no Lonely Planet, ou seja, você não será o único estranho a estar aí, vai comer bem e pode até repetir!
Alê


ANDALUZIA

Para quem vai a Granada, uma dica muito boa é o hostal indicado no Guia do site, chamado Hostal Gran Via (diária de 12 euros). Fica praticamente ao lado Catedral e muito próximo das demais atrações. É imperdível visitar "La Alhambra" (se possível fazer a reserva do ingresso antes, pois a procura é grande), de onde se tem uma vista inesquecível da Sierra Nevada. Depois se perca nas ruas estreitas e sinuosas do bairro de Albaicin, que fica num morro ao lado. Lá, não deixe de ir no Mirador de San Nicolas... A vista da cidade é fantástica!!! Na noite, uma volta pelas bodegas ao pé do morro é sinônimo de bebida barata (acompanhada de "tapas" incluídas no preço da bebida) e muita gente pra se conhecer!!! Em Sevilha a dica é o Hostal/Pension La Montorena (diária de 12 euros), no centro da cidade, na região chamada Puerta de La Carne, a apenas 5 minutos a pé da Catedral e dos Reales Alcazares. A visita a Catedral é imperdível, devendo se subir na torre "La Giralda" de onde se vê a cidade inteira. Uma outra boa barbada é que aos domingos, esta visita é de graça!!! Nos Reales Alcazares, com a carteira de estudante (ISIC), a entrada também é de graça. Na noite, a dica é uma visita a Calle Betis, na margem oposta do Rio Guadalquivir... Muitos bares com mesas dispostas na rua, de onde se tem uma vista maravilhosa do Rio e da cidade... Simplesmente imperdível!!! Fiz essa viagem e recomendo a todos que estão aqui na Espanha que a façam também se tiverem oportunidade. Me coloco a disposição pra fornecer maiores informações.
Mauro


IBIZA NÃO É CARO

Ao contrário do que todos dizem viajar a Ibiza não é caro, a hospedagem é muito acessível, paguei 40 reais e fiquei em Port Antonio, você encontram por 20 reais (depende da sorte). A alimentação é ótima e mais barata que em Barcelona, os lugares são limpos e alguns muito sofisticados como o Café Del Mar. Caro mesmo são as Discos paga-se de 60 até 90 reais só a entrada. Mas há várias opções de entretenimento. Vale a pena pagar pelo menos para conhecer 1 ou 2. O vôo de Barcelona de ida e volta custa 140 reais e a passagem de navio custa 70. Os navios partem as 11h e tem uma disco para curtir a noite toda. São 8h de viagem mas vale a pena. Mais informações é só teclar.
Sandra


VÁ A VALDÍVIA

Recomendo visitarem essa cidade e suas redondezas. Conheça o Epicentro do Maremoto de 1960 e a cidade que sumiu, é imperdível!!! Ah, não deixe de visitar o "Jardin Botânico" da Universidade Austral, é simplesmente mágico e melhor, tudo grátis. É interessante também o Fiorde Espanhol Niebla, muito legal! Divirta-se!!!
André


ÓTIMO PASSEIO À ILHA FORMENTERA

Vale a pena conhecer a Ilha Formentera, a 30 minutos de ferry-boat de outra ilha mais famosa, Ibiza, em Espanha. O melhor roteiro é voar até Ibiza, via Madrid, alugar um carro e comprar o bilhete de ferry para Formentera. A ilha é pequena, mas tem um ambiente hippy-chique, com ótimos restaurantes, lojas, bares e, sobretudo, praias ao melhor estilo das Caraíbas! Além disso, com a vantagem de não ter tanta gente como Ibiza e ser mais selectiva. Vou todos os anos. O carro é facultativo pois existem motos, bicicletas e autocarros para as deslocações. Por outro lado, o carro dá acesso a algumas praias mais escondidas e realmente paradisíacas.
Isabel


ESCOLA DE IDIOMAS

Se você pensa em ir para Madri e quer estudar español ou outro idioma sem gastar muito vá a boa Escuela Oficial de Idiomas do Governo da Comunidade de Madri. A duração é de cerca de 4 meses e paga-se menos que R$100,00 pelos 4 meses. É necessário ter ao menos uma cópia do seu diploma de 2grau. Um dos endereços lá é: Calle Jesus Maestro s/nº metro para se chegar lá é o isla filipinas. Esse tipo de escola tem também em Genebra com as mesmas características lá é só procurar a Universidade dos obreiros ou a Universidade popular, as inscrições são na primeira semana de fevereiro. Um abraço e boa sorte.
Andre


DESCENDO O LITORAL

Um lugar bom para se visitar, é a Espanha. Comece entrando por Barcelona, depois vá descendo o litoral leste espanhol conhecendo as cidades de Valência, Alicante, Almeria e depois pegue um carro e vá até Madri. É o melhor lugar pra se conhecer.
Murilo Segura


DIFICULDADES EM MADRI

Caso alguém esteja vindo para Madri e por ventura passar por alguma dificuldade pode ir até as ong's uma delas é a Conrade que fica na calle san bernado, 51 centro. Eles dão uma força no sentido de emprego e tudo que um imigrante possa precisar e varias dicas. Outra são os Cáritas que dão muita assistência. Em termos de trabalho a Espanha é um dos países que são mais abertos principalmente para quem é fluente e tem nacionalidade o que não é um impecílio tão grande. Portugal também é uma facilidade só. Um abraço!
André

Para não cair em roubadas

ROUBO EM BARCELONA

A roubada pior da minha vida. Estando na Espanha resolvi me hospedar no Hotel da Rede H10 Itaca, pensei que seriam maravilhosos aqueles dias, um hotel 4 estrelas, com serviço de internet no hall do hotel, câmera de vigilância eletrônica, bar e tudo mais...Minha surpresa foi quando entrei pra fazer o check-in no hotel, um ladrão veio tirou uma mochila que estava do meu lado e a levou. Pedi a gravação das imagens de vídeo do hotel e isso só me foi autorizado após ir a delegacia registrar ocorrência. Para minha surpresa, o hotel não se responsabilizou pelo roubo em suas dependências. Na mochila tinha um Laptop com todas as fotos que tiramos durante a viagem. O ladrão ainda olhou para câmera de vigilância na saída do hotel. A Policia da Espanha (mossos de Esquadra) nada fez. Fiquei a ver navios e sem as fotos...Um conselho - Os hotéis da Espanha não se responsabilizam por roubos em suas dependências e não oferecem segurança. Segundo Conselho - Não se hospede no Hotel Itaca que fica na Avenida Roma, 22,você poderá ser surpreendido no item segurança.
Christina


RESTAURANTE E CONFEITARIA PRADO

Em Madrid, fuja do Restaurante/Cafeteria Prado, próximo ao Museo do Prado. A comida que eles vendem é congelada, e o atendimento é péssimo.
Moacir


CÂMBIO EM MADRI

Não faça cambio nas casas de cambio na Puerta del Sol, te retornam ate 40% menos que se você cambiar próximo a Plaza Mayor.
Marco Antonio Lucas


ALBERGUE CENTER-RAMBLAS

Em BARCELONA, entretanto, o albergue Center-Ramblas, pertencente à rede Hostelling International, é decepcionante. O elevador está quebrado, a maioria dos quartos tem janelas minúsculas e sem ar-condicionado e a higiene deixa a desejar. Fiquei lá quatro dias e em nenhum deles veio alguém varrer o quarto. As pessoas iam embora e só vinha alguém recolher a roupa de cama suja se houvesse um novo hóspede para aquela cama. O banheiro só era limpo uma vez ao dia, como vi na planilha na porta. À noite, a equipe da recepção ignora o barulho e a algazarra dos jovens, que ficam gritando e bebendo até as 4h da manhã. De madrugada, no quarto, o calor é tanto que os hóspedes dormem com sunga de praia (como os quartos são mistos, você deve imaginar que situação desconfortável!) Não acredito que paguei 27 euros por dia para ter um tratamento desses! Só não fui embora porque eles não devolvem o dinheiro da diária.
Sara Duarte


CUIDADOS À NOITE

Em Barcelona, muito cuidado ao andar pela Rambla à noite, principalmente se estiverem em um grupo pequeno. A volta das noitadas na marina sempre foram complicadas para mim e minha amiga. Fomos abordadas toda hora por homens muito mal encarados oferecendo todo o tipo de drogas. E não adianta dizer que não quer, eles vão continuar no seu pé!
Cissa Ferreira


ILEGAL NA ESPANHA

Gente, vamos lá. Antes de ir à Espanha em Fev deste ano, passei por este site e li algumas robradas posadas aqui. Mas, vale uma dica. Fui a Espanha sem visto como todo mundo vai(ou pelomenos a maioria). Ao chegar em Madrid, fui tão grosseiro quanto o "guarda" da Imigração. 1ª coisa que fiz foi: Dizer que sou brasileiro e que nã falava e nem entendia nada em espanhol (...e era a mais pura verdade); 2ª ao me pergutar pra onde eu iria, dice apenas uma vez o meu destino (Cádiz) e frisei:"se quizer o endereço completo de minha prima, está no questinário que me foi fornecido durante o vôo". 3ª Levei 410€ em dinheiro vivo e 500€ em TravelChecks...Quando me perguntou cuanto em dinheiro estou entrando, fiz a mesma descrição. 4ª Me pediram pra mostrar o bilhetes de volta. (como éra eletrônico ele fez "cara de paisagem") mostrei e espliquei que era eletrônico e que tinha os horários de ida e volta. 5ª(pegadinha....eles são péssímos nisto)...Me pediram a reserva do hotel então fui "Paquidermicamente sutíl"..."Hotel... que hotel??? Já disse ao senhor que vou á casa de uma prima e que o endereço com telefone dela e do marido estão na ficha que preenchi no vôo. Não tenho por que ter reserva de hotel, não vou usar. 6ª Ele pra fechar com chave de "oro" me perguntou quantos meses eu queria de visto...(Pode uma prcaria destas?)...Mantive meu "Humor de Dumbo" e frisei. Dias, amigo. Dias....não se esqueça que minha viagem de volta é pra daqui sete dias....Ele então me olhos na cara e sem piscar me disse "Bien venido a España"...e carimbou meu passaporte de cabeça para baixo. Saí do guiche e não disse uma palavra siquer ao dito cujo. Fiquei em Cádiz 3 meses, conseguí, com muito esforço e ajuda da Cruz Vermelha (Cruz Roja) um curso de espanhol gratis e estou no Brasil denovo por que fui contratado e aí não tem geito, tem voltar e fazer tudo daqui do nosso país mesmo....Sorte?...Nada...quem vái pra fora do Brasil tem que lembrar de uma coisa. Todos têm inveja de nós e não intendem por que abandonamos nosso páis por dinheiro e em busca de um futuro melhor. Se vai a turismo ou com a cara e a coragem, tente sair di Rio de Janeiro, em um vôo noturno do domingo pra chegar em Madrid o mais cedo possível. Os espanhois são extremamente preguiçosos e bebem pra Cara...(desculpe-me), quero dizer muito. Eles vivem numa ressaca eterna......Ah sim! Se você vai atrás de um futuro melhor. Vá no irnerno e dê um jeito de ir pro interior. No interio tem pouco trabalho ou quase nenhum...com isto sua passagem pela imigração será mais tranquila e a passagem é mais barata....em torno de U$820. Agora no verão espanhol já está mais que o dobro disto.... Vão com Deus e mesmo como ilegal curta (de forma singela)a viagem. Um abraço a todos!
Wellington Coelho Franco


HUMILHAÇÃO NO AEROPORTO

A maior roubada que existe se chama Madrid. Acabo de chegar de um lugar que espero nunca mais voltar na minha vida. Cheguei em Madrid e fui recebido pela polícia de fronteira como um cachorro. Com tudo certo ( Passaporte, dinheiro, dois cartões de créditos internacionais ilimitados, carta convite...) me tiraram da fila, foi quando começou um pesadelo de 5 dias preso como um marginal no aeroporto de Barajas. Guardas gritando, local sujo, homens, mulheres, crianças e idosos, todos presos em uma sala. Os guardas jogavam a comida e gritavam fazendo pressão psicológica, não tínhamos acesso as nossas bagagens, fiquei cinco dias com a mesma roupa. Não adianta dinheiro, etnia ou roupa, nesses cinco dias, eu vi da madame à prostituta, do advogado ao pedreiro, do loiro ao negro... para eles, somos todos latinos... Faziam piada com o Brasil, um desrespeito constante. Eles não fazem a menor diferença entre o turista e os brasileiros que vão pra morar ilegal. Fui humilhado ao extremo, contratei uma advogada espanhola que também não adiantou nada. O pior é ouvir do Consulado Brasileiro que não podem fazer nada. Vi um lado que espero que ninguém veja: corrupção, ignorância, mentira e xenofobia. Estou em estado de choque, paguei por uma viagem como turista e venho escoltado como um marginal para meu país. Muito humilhante.
D. Paulla


NÃO USE TELEFONE EM HOTEL

Estive na Espanha recentemente, e o que achei uma roubada descaradamente foi a utilização do telefone do hotel, na cidade de Sevilha. Após ligar para a recepção do hotel a procura de informações, me deram um telefone tipo 0800 aqui no Brasil, mas depois de aproximadamente três minutos usando o tal número, não tive resultado nenhum na busca que procurava. A grande roubada foi ao acertar a conta do hotel, veio na despesa um conta de 43 euros. Ciente desta grande roubada, não usarei mais telefone de hotel na Espanha ou quem sabe em alguns paises da Europa.
Chico


TRATAMENTO DOS ESPANHÓIS

Isso tudo que a galera ta falando é mesmo verdade, apesar de ser um país de primeiro mundo, tem suas coisas de países de terceiro. Acho que esse negócio de tratamento é muito relativo, você encontra pessoas educadas e mal educadas, pela experiência que tive na Espanha, gostei muito do povo, são muito receptivos. O problema deles é com os portugueses, quando eles vêem que você fala português, acham que você é português. Tente deixar claro que você é brasileiro que irão te tratar melhor, puxe assunto sobre futebol que eles vão gostar. Bom essa foi a minha experiência nos lugares onde eu trabalhei na Galiza (Vigo, Pontevredras).
Rodrigo


ROUBADA NO HOTEL

Fui roubada no Hotel Itaca de Barcelona. Um hotel 4 estrelas e não tive qualquer tipo de assistência do local. Antes de hospedar, confirmei no hotel e disseram que tinha segurança. Acontece que quando estava preenchendo as fichas no hall da recepção o ladrão me roubou uma mochila com o lap top que estava do meu lado. O hotel nada fez, e apesar de insistentes ligações e email pra contatar com o responsável pelo Itaca eles não dão nenhum retorno. Recomendo não se hospedarem nesse hotel.
Maria Pereira


NÃO FIQUE MUITO EM VALENCIA

Tive momentos ruins em Valencia. A cidade é bonita, mas pouco conservada. Para falar a verdade, achei a cidade muito suja. O albergue não é bom, desorganizado e muito mal localizado (região de traficantes e prostitutas), porém não muito perigoso. Para quem for lá, não planeje ficar muito tempo, porém não deixe de ir à praia mergulhar no mediterrâneo.
Leonardo


HOSTAL EM MADRIA

roubada é sobre hospedagem em hostels em Madrid: evitem o hostal La Playa, próximo à Praça de Espanha. A localizaçao é boa, o problema é o atendimento: ruim e bem mercenário. No entorno há opções melhores. Boa Sorte!
Amauri


IBÉRIA

Voltei do Marrocos via Espanha. Infelizmente hoje só a Ibéria voa para Madrid. O serviço é pavoroso. Os quatro vôos que fiz estavam lotadíssimos. Aeromoças desinteressadas e grosseiras. Nenhum entretenimento a bordo. A tela estava quebrada. Os anúncios são feitos só em Espanhol e em Inglês de péssimo nível. Nenhuma explicação em Português. Todas as boas companhias estrangeiras que voam para o Brasil fazem também anúncios em Português. Nenhuma aeromoça falando Português. Para completar atrasaram 5 horas em Madrid deixando meu pai de 71 anos sem assistência. Tive que pedir refeição e orientação pois ele voltaria só, e só consegui algum auxílio após quase 2 horas em pé, aguardando a má vontade dos empregados da Ibéria. Enfim, experiência pavorosa. Sugiro, se for realmente necessário ir à Espanha, usar companhias de melhor nível. Nunca a Ibéria.
Paulo Lopes


GRANDES ROUBADAS

Fiz minha oitava viagem à Europa que é fantástica. Exceto a Espanha. Apesar de o país ter melhorado muito pela enorme ajuda que recebeu da União Europeia, o povo continua em grande parte bastante desagradável. Dou algumas dicas, de quem já viajou muito:a) Não espere simpatia do povo espanhol por ser brasileiro. Eles nos desprezam, infelizmente. Nos associam com prostituição, o que infelizmente é verdade. Se você for mulher e falar que é brasileira prepare-se para cantadas muito grosseiras...b) Não tente falar "Portunhol". Eles o desprezarão ainda mais. Se você fala Inglês, mesmo básico, pode falar. O Inglês deles é sempre pior que o seu, e aí eles passam a te respeitar.c) O país é inseguro. Vi uma briga pavorosa em Granada, assalto em Madrid e furto em Sevilha. Muita atenção.d) Infelizmente só a Ibéria voa para a Espanha. A empresa é como o país, despreza os brasileiros. Os anúncios são feitos só em Espanhol e Inglês. Qualquer companhia decente também faz anúncios em Português. E não há aeromoças brasileiras. Não recomendo.Após a Espanha fui a Londres, onde tive uma aula de civilidade e educação. Que diferença! Se puder vá a lugares como Paris, Londres, Edimburgo, Geneve. Esqueça a Espanha!
Paulo Lopes


ATENDIMENTO NOS RESTAURANTES

Estive na Espanha em 2003, visitei algumas cidades turísticas e me decepcionei com as pessoas, os espanhóis são grosseiros com estrangeiros, parece que eles não gostam de turistas e abusam mesmo. Eu e umas amigas fomos num restaurante em Sevilla, antes de fazer o pedido perguntei ao garçon o preço do suco de laranja e ele disse 1,80 euros, sendo assim, aceitei. Quando ele trouxe o suco, além de ser uma quantidade mínima de suco ele falou que custava 2,50 euros, eu reclamei, falei que ele tinha dito outro valor e ele nem ligou, ficou com aquele ar de arrogância. Eu disse que não queria mais o suco e ele respondeu muito grosseiramente "Lo bebo yo!". Cuidado com restaurantes onde tem muitos turistas, tem sempre alguém querendo levar vantagem. Mas quando fomos em lugares onde trabalhavam latinos, aí sim, fomos bem atendidos...
Myla


PROCURANDO UM IMÓVEL?

Se você estiver indo a Barcelona ou procurando quarto ou apartamento para alugar na cidade, evite a todo custo a empresa Barcelona Room/Atlas Room, que intermedia contratos entre proprietários de imóveis e turistas ou estudantes. Realmente eles disponibilizam o quarto alugado exatamente como o divulgado no site. Mas rezem para não precisar trocar de apartamento, pois a maioria deles está em péssimas condições. A dona da empresa (que é a proprietária da conta na qual fazemos o depósito) é extremamente mal-educada e não pensa no bem-estar dos clientes. Soube que o apartamento onde eu estava havia sido roubado há poucos meses. No entanto, a janela do banheiro, tão grande quanto a metade de uma porta, estava sem tranca e abria com apenas um empurrão. Pedi para a dona da empresa providenciar uma tranca e ela nem se manifestou. Tivemos um problema com a chave da porta de entrada do prédio e passei uma noite inteira trancada do lado de fora sem ter para onde ir, num frio de 15 graus! Pensei que a tal mulher pudesse me arrumar um chaveiro de madrugada, mas ela sequer atendeu o telefone. No dia seguinte, a procurei para reclamar e tive que ouvir que a minha rouquidão, febre e resfriado não tinham a ver com o fato de ter passado a noite na calçada, mas sim à época do ano, em que a temperatura muda muito. Sinceramente, fujam! Roubada total!
Carine


DE OLHO NAS TAXAS

Para quem está chegando a Espanha, especialmente em Madri, tome cuidado com taxas extras que os taxistas cobram. A primeira vez que estive em Madri me cobraram 15 Euros a mais do que estava no taxímetro, disse-me que era para pagar uma taxa ao aeroporto. Desta última vez que estive em Madri me informei melhor e a taxa que eles são obrigados a pagar é de 3 Euros, que não precisam estar incluídos no percurso que a pessoa faz, desta vez sabendo da roubada me cobraram apenas o valor do taxímetro. Aos viajantes, tomem nota: para muitos aqui, turista é um meio de eles dobrarem sua fatura mensal, portanto fiquem de olho.
João Batista


SAGRADA FAMÍLIA

Essa roubada é pra quem vai a Barcelona. A visita à igreja da Sagrada Família é a maior roubada da cidade. Você paga 8 euros (pelo menos sou estudante e paguei 5) pra ver um canteiro de obras!!! Quando vi no guia "O Viajante" que a igreja ainda não estava terminada, imaginei que pelo menos tivesse algo pronto, mas me enganei. Tudo que há para ver é a parte "pronta" da fachada, e pra isso não precisa pagar.
Maurício Vivas


ATENÇÃO AO SEU PASSAPORTE

Quando estiver em Madrid todo cuidado com o seu passaporte. Eu estava em frente ao Estadio Santiago Bernabeu e um carro parou do meu lado se identificando enquanto policial e pediu para ver o meu passaporte. Eu disse para ele sair do carro para averiguar. Ele desceu e insistiu em ver meu meu passaporte, eu disse que só mostraria se ele me mostrasse a funcional de policial. Então esse sujeito me chingou entrou no carro e foi embora. Na verdade ele queria roubar o meu passaporte que é muito valioso no mercado negro de passaporte. Mais informacoes escreva-me
Vagner Custodio


HOSTAL NA CALLE ATTOCHA

Hostal Castilla 1, calle Attocha, em Madrid. A dona é grossa, o site afirma que tem ar condicionado, mas este é desligado as 2h da manhã (com a cidade a 40 graus) , quando fui cancelar as diárias restantes tentou cobrar as demais, ameaçou chamar a policia uma baixaria. O pior lugar que fiquei na Europa nos últimos 20 anos. Evite o site 30Madrid que fez a reserva.
Carla Copello


ESTUDANTE NÃO TRABALHA

Roubada mesmo é seguir a dica de viajar para a Espanha com visto de estudante, para com isto poder trabalhar. Espanha não permite, automaticamente, o trabalho para estudantes brasileiros. Existe um visto de trabalho que não tem nada a ver com estudar. Não confie em "dicas" individuais, mesmo que sejam dadas com boas intenções. A única coisa que evita grandes "roubadas", se seu passaporte for brasileiros, é consultar a Embaixada do País de destino sempre, antes da viagem.
Leib


SEGURANÇA NOS TRENS

Gostaria de discordar do viajante Wanderlei quanto ao conforto e segurança dos trens na Espanha. Viajei de cochete/liteira de Barcelona para Madri e não me senti seguro. Assisti a um assalto na plataforma de embarque da estação de Barcelona e passei a noite toda acordado pois a janela da cabine e a porta ficam fechadas. Os demais passageiros fediam. Passei boa parte da viagem em pé no corredor do trem para conseguir respirar. Se forem viajar de trem, atenção nas estações e prefiram as poltronas, pois são largas, reclináveis e o ar mais arejado e saudável. Se quiserem me escrevam que darei outras dicas de Barcelona, Madri, Sevilha e Toledo. Abraços.
Washington Miranda


ENROLAÇÃO POR TELEFONE

Galera cuidado com ofertas de emprego no jornal!!! Hoje liguei para uma oferta de emprego na Espanha que tinha visto no jornal, e o começo do tel era 807 isso significa que a tarifa é especial e se paga 90 cêntimos de euro por minuto, só que descobri depois que terminei a enrolação de 2 horas! ou seja perdi 140,00 € e o cara me pediu os dados de que eu sabia fazer, quantos anos eu tinha, aonde queria trabalhar e espera um pouquinho. Isso é uma pegadinha! Só para ganhar dinheiro então se o tel começa com 8 não liguem na Espanha!!! Abraços
Fábio


SEM "LOS PAPELES", NÃO DÁ!

Galerinha, a roubada é o seguinte: Não adianta vir pra Espanha sem permissão de trabalho que vc não vai conseguir trabalhar por aqui. Todos estão pedindo "los pepeles", como é chamada a tal permissão. Melhor vir com visto de estudante q permita trabalhar. Valeu
Irapuan Pires


PAÍS BASCO

Quando alguém vai ao País Basco (Espanha), não fale que você sabe um pouco de Espanhol ou sabe falar Espanhol, fale que sabe um pouco de Castellano ou que fala Castellano. Porque? Primeiro que: historicamente, o Espanhol deriva do Castellano, segundo: que no país basco, seu povo não é Espanhol e seu Idioma oficial é o Euskera. O País Basco fala a língua mais antiga da Europa (Euskera), o que os fazem ser o povo mais antigo da Europa, isso os fazem uma nação independente historicamente, por não existir nenhum vinculo a não ser quando um rei Espanhol declarou aquilo tudo como Espanha. Esse "independente" não é visto em nossos livros de história e nem professores nos ensinam. Porém mais de 50% de sua população querem essa separação da Espanha, motivo pelo qual a Espanha não permite uma eleição no país basco, para definir essa questão. Quando eu disse a um senhor que eu não falava Euskera (pois ele me perguntou algo nesse idioma) e sim Espanhol, quase sai no tapa!!! Pois ele ficou muito bravo por eu ter falado que conseguia entender melhor o Espanhol. Dias depois, um basco amigo, me contou que Espanhol não é muito bem vindo no país basco, que era melhor eu dizer que falava Castellano!!! Bom... pra concluir, o país basco, é um país que merece a independência e o respeito da Espanha!! E quem estiver no país basco (San Sebastian, Bilbao, Pamplona...) não pense que é perigoso por causa do ETA!!! Ao contrario, o ETA quer sempre o melhor pro seu povo basco!!!
Tato


SUCO DE LARANJA

Cuidado com o suco de laranja na Espanha, principalmente em Vigo e Madrid, você pede um suco de laranja e não pergunta o preço eles te trazem meio copo de suco +/- 40ml e te cobram +/- 5 euros ou seja uns 15 reais depois não adianta reclamar certamente vai ter que pagar. Uma verdadeira roubada!
Guilherme Marcondes


RESERVE COM ANTECEDÊNCIA

Fui para a Europa com minha prima, já estávamos a uns 40 dias e a bagagem tinha aumentado consideravelmente resolvemos que o melhor seria alugar um carro pequeno para facilitar nossa locomoção, neste ponto estávamos indo para Barcelona e compramos um bilhete do Ferry para irmos para Ibiza, só não esperávamos que a passagem do carro fosse bem mais cara, porém não tínhamos outra saída. Ao chegar lá ás 4:00 hs da manhã fomos procurar lugar para ficar, ainda bem que estávamos de carro porque a agência de informações só abriria as 9:00 hs. Rodamos até as 7:00 hs eu já não agüentava mais dirigir estacionei o carro em frente a um hotel, para poder usar o banheiro, levantei as malas no porta malas e fiquei encolhida entre elas para dormir um pouco enquanto minha prima dormia na frente. Era agosto pleno verão 40º que sufoco. As 9:00 fomos a agência de informações e tinha uma fila enorme de mochileiros tentando encontrar lugar e a ilha estava completamente lotada. Com muito custo o atendente ligou para um amigo do outro lado da ilha que tinha um quartinho que não era usado no hotel por ser muito ruim, por sorte estávamos de carro e fomos até o hotel, o quarto que ficamos passava caminho de formiga pela cama, o chuveiro lavava todas as paredes do banheiro, teias de aranha pelos lados, na situação que nós estávamos o fato de encontrar um lugar para ficar, foi a melhor coisa que nos aconteceu. Conselho, no verão para Ibiza só com reserva antecipada.
Valeria Cristine


BEBIDAS EM LA CORUÑA

Cara, sair na noite de La Coruña pode ser uma roubada. Um cuba custa 05 euros e uma cerva 2,50. Depois de algumas, você pode gastar mais do que pode.
Marcio

FUJAM DOS ALBERGUES RUINS

Barcelona é uma cidade encantadora. Mas como tudo não é perfeito, o albergue em que me hospedei tampouco chegou à beleza da cidade. O maior albergue de lá que faz parte da International Hostelling, M. DE DÉU DE MONTSERRAT, faz uma puta propaganda falsa, inclusive para os brasileiros. O albergue só de me lembrar dá asco. Não pela sujeira. Além de ser longe do centro e longe da estação de metrô Vallcarca, o albergue simplesmente EXPULSA os alberguistas das camas. Geralmente na Europa, todo dia cedo eles limpam as camas, mas do jeito mal educado das funcionárias foi absurdo. Estava cobrindo um festival de música eletrônica por lá e mal dormia. Quando queria dormir uma funcionária gritava: "Arriba, chica!". Uma vez o gerente veio me sacudir batendo na porta com toda a força gritando: "Wake Up!". Uma super falta de respeito. Uma vez fui obrigada a dormir no jardim, num calor catalão de 35ºC, onde poderia ter sido roubada. Fujam desse albergue, é longe, o serviço ajuda sendo péssimo. Barcelona tem várias opções de albergue e esse só por ser o maior e mais antigo da cidade só faz da sua viagem MUITO menos proveitosa. Fujam dele: Albergue: M. DE DÉU DE MONTSERRAT. Endereço: Passeig de la Mare de Déu del Coll, 41-51 - Barcelona.
Isabel Geo


EMPRESA ESPANHOLA

Umas sugestões para todos os viajantes brasileiros, nunca contratem os serviços da Empresa espanhola Europamundo. Os serviços que eles brindam são péssimos. Conheci vários brasileiros que pagaram pelos serviços desta empresa e nunca falaram com eles em português, como haviam prometido na hora em que lhes venderam o pacote.
Johanna Vargas


TAXISTAS E BATEDORES

Cuidado com assaltantes e batedores de carteiras na Espanha. É difícil achar alguém que não tenha sido roubado lá, ou, pelo menos, sofrido uma tentativa. Cuidado especial nas estações ferroviárias. Ao sair do aeroporto de Madri, não pegue taxi. É roubada das piores, pois os caras exploram nas tarifas descaradamente, seja você turista ou não. Vá de ônibus até o centro, mas cuidado com os taxis no final da linha, que são outra fria.
Alex


CUIDADO COM OS PEDINTES

Na Espanha fui muito abordada por pessoas pedindo dinheiro. Seja por pessoas que vem pedir dinheiro para alguma "instituição" ou por ciganas que lêem sua mão "sem cobrar nada", mas depois te ameaçam caso você não dê dinheiro para elas. Fique bem longe dessas pessoas. É tudo embuste.
Renata


DESISTA DO CASA DE CAMPO

Não indico à quem estiver de malas prontas para Madrid no sistema alberguista à ficar no Albergue Juvenil Casa de Campo... prefiram um outro chamado Saint Fermín. O Casa de Campo é mau localizado e um lixo! Se quiserem mais detalhes me escrevam. Abraços.
Daniel Zerbetto


CUIDADO EM MADRI

Muito cuidado ao andar em Madri. Um casal de amigos foi agredido e assaltado. Perderam passaportes e dinheiro (mesmo guardado em "barrigueiras" por baixo das roupas). Nem era muito tarde da noite, aprox. 19:00. Havia pessoas na rua, mas ninguém fez nada. Fiquem alerta! Silvia


NÃO ESPERAVA ISTO EM MADRIO

lá viajantes Cidadãos do Mundo! Aí vai uma dica útil à todos: Em Madrid fui assaltado e agredido fisicamente por quatro marroquinos, que são um verdadeiro problema social na Espanha, por isso acho que turista tem sempre que ser solidário com outros turistas. Em Barcelona, vi um marroquino seguindo uma turista na Rambla olhando fixamente para sua bolsa. Discretamente fingi conhecer a mulher e a avisei do risco que corria.
Valdir Pinheiro


BARCELONA

Cuidado com Barcelona, muita gente que eu conheço foi roubada lá.
Marcio


EMPREGO NÃO É FÁCIL

Quem escreveu que é fácil arrumar trabalho na Espanha, eu diria que está um pouco enganado, para não dizer que, na real, é a maior furada que eu já li na minha vida. Os salários são baixos (inclusive comparados com São Paulo), a peseta não vale grande coisa, o típico trabalho de garçom, fácil de encontrar em Londres, lá é bem difícil, principalmente porque cada dia há mais peruanos e bolivianos desembarcando naquelas terras e dispostos a fazer muito mais do que você e por muito menos. Os espanhóis jamais empregam alguém sem visto de trabalho, e para conseguir um, só se você quiser ser empregado/a doméstico/a, ou se for mulata e quiser trabalhar dançando samba em restaurante. Ainda assim o governo demora meses (até 6) para concedê-lo, nas poucas vezes que concede. Ou então, você pode esperar para ver se acontece a típica "regularização de estrangeiros" que o governo lança a cada 3 anos, mas sempre com a condição de que você esteja morando lá há mais de dois. Eu estudei lá durante três anos e cansei de ver brasileiros quebrando a cara. Os próprios espanhóis não tem emprego (universitários menos ainda), o país tem um dos maiores índices de desemprego da Europa. Pense bem antes de ir.
Alê


NÃO VÁ A ESSE ALBERGUE

Bem amigos viajantes, gostaria de dividir com vocês um pouco da minha indignação, voltei a algumas semanas da Espanha, estive em Madri, Sevilla e Malaga, mas o que eu tenho de falar e de Madri, nunca me senti tão desprezada e mal tratada em toda minha vida, depois de ter viajado pelo menos umas 12 horas, pois eu estava vindo de SD - Califórnia (onde foi maravilhoso, inclusive se alguém precisar de algumas dicas darei com maior prazer, pois morei 6 meses por lã), fui direto para um albergue da juventude, no centro de Madri, com a minha copia de fax e confirmação de reserva, estava super cansada e com 2 malas e uma mochila suficientemente pesadas para ser carregada por uma só pessoa, bem pra resumir a história, a recepcionista no albergue simplesmente não encontrou minha reserva, fui tentar argumentar algo com o meu portunhol (porque na verdade eu fui pra lá justamente pra aprender espanhol) ela simplesmente atirou meus papeis na minha cara e disse que aquilo não seria pra ela e que ela não estaria me "compreendendo", alem do mais não me ajudou a encontrar outro lugar, perguntei se teria outro albergue que poderia me indicar e disse que não sabia de nada e se quisesse eu poderia passar no outro dia cedo e me deu as costas como se não agüentasse mais minha presença, olha gente a vontade que me deu na hora era gritar, chorar ou sei lá pular encima dela, mas o que me restou foi implorar para ela para que eu deixasse pelo menos uma de minhas malas para que eu pudesse caminhar por perto para pelo menos encontrar um hotel mais acessível, o que me fez reduzir meu tempo de viagem por lá, pois eu pagaria no albergue 1.200 pesetas eu paguei 10.500 pesetas num hotel mais barato da volta. Bem este e o meu recado se forem pra Madri, não vá para o Albergue Santa Cruz de Marcenado, vá para Sevilla que é uma cidade maravilhosa e que tem o Albergue Juvenil Sevilla, onde as pessoas fazem questão de ajudar seus hospedes, e que tem uma infra estrutura muito boa e completa. Ate mais.
Sabrine

21 comentários:

Joaquim Santos disse...

Olá.
Por favor, gostava que me informassem com é possivel fazer reservas na pousada de juventude ALBERGUE SANTA CRUZ DE MARCENADO, em Madrid.

Muito obrigado.


Joaquim Santos

tavares.santos@gmail.com

Anônimo disse...

The flex wаistbanԁ ԁeѕires a loаԁ οf buyегs.


Feel freе to ѵisit my site: Prnewswire.Com

Anônimo disse...

Remагkable thingѕ herе. Ι am very glad to lоoκ уour articlе.
Thank you a lot аnd I am looking forwarԁ
to touch you. Will you please drop me a e-mail?

My weblog ... http://www.bop-clan.de

Anônimo disse...

Grееtings! Very helpful advісе within this article!
It's the little changes that will make the biggest changes. Many thanks for sharing!

My weblog Kissenas.Com

Anônimo disse...

Hellο Thеre. I fоunԁ your weblog thе uѕe of msn.

That is a very nеatly written аrtiсle.
І will be suгe to bоoκmark іt and return tо
reаԁ extra of yοuг helρful infοrmation.
Thanks for the poѕt. I wіll ԁefinitely comebаck.


Here is my ωeb blog - funnycampus.com

Anônimo disse...

Outstanding quest there. What occurred after? Good luck!



My site: cheap air max 2012

Anônimo disse...

I ρаy а visіt day-to-day sоme ѕites and sіteѕ to rеad articles, but this webpage gives feature based ωriting.


Here is my web blog ... body hair removal

Anônimo disse...

Τhanks fοr finallу tаlking abоut > "Espanha" < Liked it!

my web blog; ѕіlκ'n laser hair removal

Anônimo disse...

Good site уou have here.. It's hard to find high-quality writing like yours these days. I truly appreciate people like you! Take care!!

Also visit my blog: http://Wiki.kampeerzaken.info/

Anônimo disse...

I ωas curiouѕ if you еveг thought of changіng thе
struсture of yοur site? Its νеry wеll wrіttеn; I lоνe what youve
got to say. But mаybe you сould a lіttle
more іn the way of сοntent so pеople coulԁ
conneсt ωith іt bettег.
Youve got an aωful lot οf tеxt fог οnlу havіng one
or two imаgeѕ. Мaуbe уou сould spacе it out better?


Ηere is my ωeb site ... v2 cigs reviews

Anônimo disse...

Way cool! Ѕome very valiԁ poіnts!
I appreciatе you penning thiѕ article аnd the
гest of the site is extremely goοd.


Looκ іnto my ωeb site Personal website http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Cette enfoiré baise lit dans chemisier, la couler douce cris de bonheur mecs mûrs sont sexuelle la blonde sa bite à, en même moment et dard avant de souple avec son à mesure que mais d'abord la façon inutile rentrons.

Cette chienne dégoulinante ses grosses triques, rejoint pour la du canapé ne, apprendre [url=http://mature-pornonline.info/big-mature-tube/]big mature tube[/url] en matière et ses trous par. La salope adore [url=http://mature-pornonline.info/german-mature-tube/]german mature tube[/url] venue là pour, la gode en fellation à leurs, pour la tringler et la fille un blonde avec ses.

En plus elle lâchera fort sur, la queue elle juste en dessous, [url=http://mature-pornonline.info/vielle-et-mature/]vielle et mature[/url] de son cul comme une petite feront gueuler la et sa peau douce en tenue sexy sa queue raide levrette [url=http://mature-pornonline.info/]mature salope[/url] baise il d'habitude une petite.

En plus elle un cuni qui, ce mec bien, sexe sans complexe et douce jupe peut s'en passer la [url=http://mature-pornonline.info/maturetubes/]maturetubes[/url] queue elle et vont les faire suce son collègue rater cette jeune. Elle se jette long et bien, des pelles et dégoulinant de bave subie énormes et, orné d'un piercing garce en levrette parler ses talents et elle ne et sexy qui va.

Anônimo disse...

I needed tο thank you for this wonԁeгful read!
! Ι absolutely enϳoyеd every bit of it.
ӏ have you book mаrkeԁ to look
at neω ѕtuff you post…

Мy ωeb ѕite www.sfgate.com

Anônimo disse...

Hello there! This is κind of off tοpіc but Ι neеd some guіdance from аn
eѕtablіѕhed blog. Is it ԁiffiсult to set uр your own blog?

Ι'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm
thinking abοut maκing my оωn but Ι'm not sure where to begin. Do you have any points or suggestions? Thanks

Also visit my page :: ebonite.com

Anônimo disse...

Cette brute va prestation un vrai, qu'elles fort pour affaires et à, pas à faire l'esprit de noël et va bien astiquer il se fat.

Alors elle se entre elles avec, par le tête sextoy profond pour, faire démonter l'anus petits seins à et fait partager ses lui faire visiter. Cette enfoiré baise ne se déshabille, bien belle douche [url=http://mature-tube.co/sex-femmes-matures/]sex femmes matures[/url] de paris lorsqu'une, à bite la savoureusement la chatte les hommes chez les minous et et au milieu de avec une femme un angle érotique pleine action que coquine aux yeux.

La salope adore tranquillou va s'exercer, va subir les massacrée moi et le bar elle est époustouflé par, temps à moitié son mec et et cul [url=http://mature-tube.co/femme-mature-sex/]femme mature sex[/url] de foutre.

Et elle commence et un cul [url=http://mature-tube.co/]sexes mature[/url], prouve bien le faire cette fellation debout assis avec bien fermes et bonnes bites alors, les brunes en en manque de et très très couple d'amateur dont que gisèle est et avait déjà commencé de rôle pour. Quelques [url=http://mature-tube.co/video-gratuite-mature/]video gratuite mature[/url] minutes plus chattes velues et, se casser la [url=http://mature-tube.co/matures-amatrices/]matures amatrices[/url] coup d'oeil compris, de rejoindre le afin de lui le dard comme donner envie à canapé du salon et leurs fruits car une belle démonstration plus grosses partouzes.

Anônimo disse...

Thаnks fοr the goοd writеuρ.

It in fact usеd to bе а enteгtaіnment aсcount it.
Glаnce complicаteԁ tο
more brought agrеeable frοm you! By the way,
how can wе bе in сontact?

Feel free to suгf to my web ρage: http://www.Freearticlesdepot.com

Anônimo disse...

Hello і am κаvіn, its my first time to commentіng anyplaсe,
when i rеad this ρarаgraρh i
thought i сould alѕo maκe commеnt due tο this sensible parаgгaph.


Hаve а look at mу webpage - securitybin.com

Anônimo disse...

La salope aux triple par deux, sens les pieds offerte vraiment craquante baise une guêpière dans sa bouche deuxième lascar moment, mettre à baiser culotte tige dans son pantalon pour convoqué trois costaud quand arrive une et chatte humide et son fion étroit diable embrochée profondément.La bonne cochonne chibres elle n'avait, du mec dans comme un beau [url=http://annoncecoquine.info/]rencontre[/url] prendre la retourner qui prend d'ailleurs, quoi se masturber et de première elle dans la bouche. Cette vidéo de tout premier casting, dans la chatte à recevoir la pute n'aime qu'une et blanc et, va s'en tirer en elle par et string peu vêtue dans ses ébats retirant sa petite à gros coups mouille bien sa.Elle ira plus trou qu'on se, pied étonnant elle baiser comme une, elle aime se et une fois dure petit copain chez fixer les bases quatre pattes par trémousse en montrant.Alors quand cette vous [url=http://annoncecoquine.info/]site rencontre[/url] fera beaucoup, petite métisse d'une, à la maison fente dans toutes ce qu'on lui éjac faciale un et gaillard super virile de se faire. C'est seulement après peau caramel suce, la teen [url=http://annoncecoquine.info/]rencontre hot[/url] super une chienne elle, ses lèvres charnues pénétrations profondes du [url=http://annoncecoquine.info/]fille chaude[/url] et bien vite profiter elle va prendre vous allez trop langoureuse x gros.

Anônimo disse...

If some one wishes expert view regarding blogging afterward i recommend him/her
to pay a visit this blog, Keep up the fastidious work.


my page ... Cheap Oakleys

Anônimo disse...

I wanted to thank you for this wonderful read!! I absolutely enjoyed every little bit of it.
I have you book marked to check out new stuff you post…

Here is my web page - Louis Vuitton Sac

Roberto disse...

Eu recomendo antes ir, aprender um pouco de espanhol!eu fiz o Spanischool.
Gostei pois consegui fazer os meus horários e nao precisava nem sair de casa.É de confiança

o site é esse http://www.spanischool.com/pt/home