quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Portugal


Portugal é uma das mais antigas nações da Europa, existindo como país há mais de 8 séculos.Sujeito às mais variadas e regulares invasões, o país recebeu uma variada sucessão de habitantes ao longo dos séculos, que ajudaram a moldar o espírito do país que hoje conhecemos.A presença humana no território remonta ao paleolítico e ao mesolítico, dos quais se podem ainda ver inúmeros vestígios, sendo os túmulos funerários colectivos os mais abundantes (Palmela, Cascais e Alapraia - próxima do Estoril).A presença celta também deixou traços profundos no povo português, bem como inúmeros vestígios. As invasões deste povo datam de V e IV a.C. e o exemplo, talvez o mais notório da sua passagem seja a Citânia de Briteiros, uma misteriosa cidadela de pedra com cerca de 200 casas, cisternas subterrâneas e condutas de água, localizada perto de Guimarães no norte do país.

ESTILOS ARQUITECTÓNICOS EM PORTUGAL

Apesar de se considerar que a arquitectura portuguesa teve o seu início aquando da instauração da monarquia, existiam já no território vestígios de antigos edifícios. Entre eles poderemos citar o templo visigótico de Balsemão, a mesquita moçárabe em Lourosa (912 d.C.), a basílica de Santo Amaro em Beja, ou a igreja de São Frutuoso próxima de Braga, o mais puro exemplo da arquitectura bizantina da Península Ibérica. Por outro lado, o melhor exemplo das construções romanas que podemos apontar é sem dúvida o Templo Romano (2-3 a. C), em Évora.
O estilo românico surge em Portugal na segunda metade do século XI, introduzido pelos monges da ordem de Cluny. Este estilo cujos traços estão bem patentes nas catedrais de Braga, Porto, Lamego e Coimbra (especialmente na Sé Velha) manteve-se até aos princípios do século XIII. Mais tarde, neste século, surgem as primeiras linhas que darão origem ao estilo gótico, introduzido pelos monges cistercianos. Tendo como planta a cruz católica, estas igrejas apresentam extensas naves, abóbadas em ogiva e paredes naturalmente iluminadas por enormes janelas cobertas de vitrais, os melhores exemplos do estilo gótico encontram-se nos mosteiros de Alcobaça e Batalha, na região do Vale do Tejo.
Com os Descobrimentos, o período gótico sofre uma evolução: o estilo Manuelino, um retrato do período de expansão colonialista que o Império português conhece no século XV. As influências mouriscas são reabilitadas, conjugando-se com novos motivos, marítimos, que ornamentam as construções: cordas entrançadas, cabos, âncoras e corais, são algumas das constantes. Este estilo único tem a sua maior presença no Convento de Cristo, em Tomar, no Mosteiro da Batalha, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, na Torre de Belém, ou nas igrejas de Jesus, em Setúbal.
O estilo renascentista foi introduzido no país por arquitectos franceses em 1517, vindo de Itália, funcionando apenas como forma decorativa. Só a partir de 1530 é que surge o estilo renascentista na aruitectura. As catedrais de Leiria e de Portalegre são dele um excelente exemplo, bem como o colégio Jesuíta em Évora, ou a Casa dos Bicos, em Lisboa.
No entanto, este estilo rapidamente dá lugar a um outro, o maneirismo, que ganha em solo nacional características muito específicas e que se manterá por um longo tempo de 1550 a 1710. Para a difusão deste estilo arquitectónico no nosso país foi fundamental o papel da Companhia de Jesus, decretando que o interior das igrejas fosse amplo e homogéneo e que de todo o lado se pudesse ver o altar-mor e o púlpito. Como exemplos podemos citar a igreja do Espírito Santo em Évora, a capela-mor da igreja dos Jerónimos (1571-1572), a igreja de São Roque, ou a igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa. A ornamentação das igrejas é um ponto chave do maneirismo: talha dourada, azulejos e quadros a óleo que dão um ambiente magnífico aos interiores, contrapondo com as linhas sóbrias e simples dos edifícios.
Do século XVII até meados do século XVIII, o estilo barroco predominou em Portugal, sendo no entanto na ornamentação que este estilo ganha verdadeira expressão no nosso país. O convento de Mafra, é considerado o seu maior exemplo, com a sua magnífica biblioteca de 88 metros de comprimento, mas não podemos deixar de citar o aqueduto das Águas Livres, a igreja e escadas do Bom Jesus de Braga, ou o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, este dois já ostentam uma mistura de barroco com rococó (última fase deste estilo).
Se o rococó foi a última fase do barroco e onde este alcançou a sua maior expressão, chegando a um estilo altamente vistoso e exuberante, o neoclassicismo surge como um corte radical com esse estilo. As suas linhas recuperam a sobriedade e elegância, como se pode ver no Mosteiro de Santa Clara-a-nova em Coimbra, ou na capela de S. João Baptista na Igreja de São Roque, em Lisboa (1742). O Palácio da Ajuda, em Lisboa, pode ser também um bom exemplo deste estilo arquitectónico. Com o terramoto de 1755, Lisboa tem de ser reconstruída e assim entra no século XIX, ostentando os edifícios este novo estilo. Por volta de 1830, o neoclassicismo começa a sofrer alterações. Surge o romantismo com algumas novidades, essencialmente ligadas à decoração, sendo que uma nova sumptuosidade se identificava com a classe da alta burguesia, emergente, e que se impunha a pouco e pouco na alta sociedade.
Com a quedas da monarquia em 1910, e o período de lutas internas que se instaurou pelo país, a arquitectura nacional conhece uma pausa que finda aquando da instauração do novo regime. Surge assim um estilo arquitectónico de edifícios robustos e linhas sóbrias e simples. A partir de 25 de Abril de 1974, Portugal conhece mudanças profundas que se vão reflectir nos novos estilo arquitectónicos que irão surgir.



LITERATURA PORTUGUESA

A literatura portuguesa iniciou-se oficialmente no século XII, quando Henrique de Borgonha, pai de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, trouxe da sua corte vários estudiosos franceses e homens de literatura.Os primeiros trovadores da corte seguiram algumas das tradições, ideias, formas e estruturas dos poetas franceses, cujo estilo se misturou na língua portuguesa.
Uma das primeiras figuras da literatura portuguesa foi o Rei D. Diniz (reinado: 1279-1235). Também conhecido como o “Rei Trovador”, compôs inúmeras cantigas de amigo, cantigas de amor com temas de cavalaria e amores corteses.
Numa outra vertente da literatura, encontramos Fernão Lopes (1380? – 1459?) que é também conhecido como o Pai da História de Portugal, após ter sido nomeado para relatar a história do país e dos seus reis. Nesta altura, o estilo narrativo era normalmente encontrado nos registos de eventos históricos ou da corte. Dos relatos de Fernão Lopes, três ainda subsistem.Mais tarde, durante o período de reinado de D. Duarte (1433-38) desenvolveu-se um estítulo de prosa mais artístico, adoptando-se muitas das regras utilizadas pelos antigos autores gregos e romanos, os quais lhes eram mais familiares. D. Duarte foi ele próprio autor de algumas obras, nomeadamente na área da cavalaria.




Porto
Porto, a maravilhosa capital do norte de Portugal é a segunda do país, sendo também um importante centro económico, que consegue juntar a eficiência comercial, com uma atmosfera encantadora e simples.Rica após séculos de comércio, o Porto moderno é tanto um centro cosmopolita, como uma cidade bem fundamentada nos acontecimentos históricos passados.Com uma situação magnífica sobre a entrada do rio Douro, que desagua no Atlântico após uma viagem pitoresca de 927 quilómetros a partir de Espanha, a “cidade do granito” é mais conhecida devido às suas impressionantes pontes e ao muito comemorado Vinho do Porto, armazenado e saboreado por amantes de vinho por todo mundo. Classificado como Património Mundial pela UNESCO em Dezembro 1996, o centro histórico apresenta uma imagem de monumentalidade. A zona da Ribeira devido aos acontecimentos que por ali proliferam atraiu um número elevado de restaurantes, bares e discotecas. Todos estes aspectos justificaram a escolha do Porto como Capital Europeia da Cultura em 2001. A cidade possui diversas atracções como a Sé do século XII e a magnífica Igreja de São Francisco com o seu interior revestido de talha dourada. Ao atravessar o rio através do tabuleiro da Ponte Dom Luís até Vila Nova de Gaia irá de encontro ao local onde se armazena o verdadeiro Vinho do Porto. Em Gaia encontram-se as famosas Caves do Vinho Porto. Aqui, poderá desfrutar dos melhores lotes de vinhos nas Caves Grahams, Cockburns e Sandeman. O culminar desta incursão pelo magnífico mundo do Vinho do Porto é a prova de vinho realizada no final de cada visita.Nas cidades piscatórias de Leça da Palmeira e de Matosinhos encontrará alguns dos melhores restaurantes típicos em Portugal, com especial destaque para a ementa de peixe. Viajando mais para sul, chegará a Espinho onde dispõe de óptimas praias com hotéis nas suas proximidades, discotecas e um casino.



Norte
A região mais fértil de Portugal esteve na origem da nação, e encontra-se situada bem no Norte do país, entre a província da Galiza no Norte de Espanha e o Vale do Douro português, a sul.Constituindo o canto noroeste do país, o Minho de um verde luxuriante tem o seu nome a partir do rio que sempre marcou a fronteira norte no país.Braga, a sua capital, é uma antiga cidade de origens celtas, com mais de 300 igrejas. Fora das suas portas encontra-se o santuário do Bom Jesus do Monte, um importante local de culto.Mais para sul, encontra-se Guimarães, o indiscutível berço da nação. Foi o local eleito por Afonso Henriques para se tornar a primeira capital do reino, quando se autoproclamou rei de Portugal.Entre Braga e a Costa Atlântica encontra-se Barcelos, o centro de Cerâmica do país. Com uma famosa lenda e o símbolo que durante muitos anos identificou Portugal, o mercado que se realiza todas as terças-feiras é a sua maior atracção, quer para os locais, quer para os turistas.Mais para norte situa-se a atraente vila ribeirinha de Ponte de Lima, com a sua famosíssima ponte romana. A cidade costeira, Viana do Castelo, é também bastante interessante com as suas ruas e monumentos históricos.A região mais ao noroeste do país, Trás-os-Montes, revela uma paisagem selvagem de charnecas e aldeias de pedra adormecidas. A sua capital, Bragança, apresenta uma cidadela amuralhada, no alto de uma colina isolada. O Parque Natural de Montesinho, nas redondezas, é uma extensa reserva natural, com cerca de 70 mil hectares de paisagem protegida.Quem visitar a zona sul desta região, pode alcançar o Vale do Douro por carro, barco ou comboio. A viagem pela região do vinho do Porto é uma das mais agradáveis experiências de viagem pelo sul da Europa, passando por inúmeras e famosas vinhas pelo caminho.Uma paragem famosa neste caminho é Lamego. Uma bonita cidade, com região demarcada do Vinho do Porto. Entre alguns lugares a visitar, destacam-se a catedral gótica do século XII e um pequena capela no alto de uma colina, datando de 1391.



Lisboa Capital
O encanto da capital portuguesa reside nas suas fortes ligações ao passado, os palácios restaurados, as majestosas igrejas e um castelo imponente que reflectem o rico património cultural da cidade.A História de Lisboa realiza-se entre uma mistura de acontecimentos e de lendas.O poeta português Luís de Camões, atribuiu credibilidade à história na qual Lisboa fora fundada por Ulisses, mas na realidade foram os Fenícios (200 a.C.) que estabelecidos no estuário do Tejo ofereceram um porto seguro para as suas galeotas.Construíram uma cidade que denominaram Alis Ubbo (porto calmo) e sob seu controle esta prosperou por mais de seis séculos.Os Gregos e os Romanos, seguido pelos Visigodos e, por último, os Mouros, foram os povos que governaram a cidade do rio Tejo, cuja designação alterava consoante a invasão de novos povos.Em 1147, o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, com a participação de flamengos, normandos, germanos e dos cruzados ingleses, expeliu finalmente os Mouros que se encontravam na posse de Lisboa desde 714. Lisboa foi pronunciada capital em 1256. Portugal prosperou durante os séculos XV e XVI enquanto uma sucessão de exploradores penetrou nos quatro cantos do globo. Suas descobertas trouxeram uma grande riqueza a Lisboa através do ouro, dos diamantes, das sedas e das especiarias.Em 1908, o assassinato do Rei D. Carlos I na Terreiro do Paço, provocou a queda do regime monárquico de 767 anos, forçando D. Manuel II a fugir, dois anos mais tarde, para a Grã-Bretanha.

ATRAÇÕES DE LISBOA

Após a realização da exposição mundial Expo´98 em Lisboa, verificou-se um aumento de atracções na capital de Portugal. A sua grande maioria localiza-se, no agora, denominado Parque das Nações. O Oceanário representa um dos maiores centros de interesse do Parque das Nações. É um edifício avançado que simboliza os ecossistemas da Antárctica, do Oceano Índico, do Atlântico e do Pacífico. O Castelo de São Jorge, localizado numa colina com uma vista espectacular sobre a Baixa pombalina e com espectáculos multimédia, é um dos principais itinerários turísticos a visitar. Do mesmo modo, o Elevador de Santa Justa, no coração da Baixa, é uma atracção que todos os que visitam Lisboa não dispensam. A vista sobre a cidade é simplesmente deslumbrante.

Aqueduto das Aguas Livres
Aquário Vasco da Gama
Casa dos Bicos
Cristo Rei
Estufa Fria
Padrão das Descobertas
Oceanário
Parque das Nações
Torre de Belém
Zoo

COMPRAS EM LISBOA

As áreas destinadas para as compras são um destaque para os visitantes de Lisboa.É difícil resistir a uma grande gama de produtos a preços bastante competitivos. Sapatos, malas e cintos são exemplos disso.Outros artigos interessantes são os bordados, a tapeçaria e os azulejos, que são excelentes presentes para a família e amigos. Uma das melhores lembranças é a requintada porcelana da Vista Alegre, elaborada por peritos desde 1824. As peças são de valor incontestável e de grande beleza artística, sinónimo de excelência e qualidade.Para além da porcelana e da faiança, poderá encontrar diversas peças de cerâmica a baixo preço nas lojas de artesenato No Alentejo, os tapetes de Arraiolos são bastante populares junto dos turistas, mas a sua aquisição já se revela mais onerosa. Antiguidades e jóias também se revelam compras caras tal como produtos de louça. Nenhum visitante deverá sair de Lisboa sem uma garrafa de Vinho do Porto, a maneira certa de regressar com memórias saborosas da sua estada na capital portuguesa.

Azulejos
Principais Locais de Compra
Mercados
Vinho do Porto
Centros Comerciais

IGREJAS DE LISBOA

Umas das características mais evidentes, em Lisboa, são a variedade de estilos arquitectónicos das suas igrejas. Embora reconstruída após o terramoto de 1755, a maioria dos edifícios católicos ainda permanecem com a sua construção original. Aqui se inclui, por exemplo, a Igreja do Carmo (século XIV), que mantém a fachada principal e as duas laterais do corpo da igreja.

Basílica da Estrela
Mosteiro dos Jerónimos
Panteão Nacional
São Vicente de Fora


MIRADOUROS

As melhores vistas sobre Lisboa são possíveis de obter através dos miradouros que pontificam pela cidade.Os miradouros são uma rede de esplanadas e terraços situados nos pontos mais elevados da cidade, tais como o Castelo de São Jorge, o Parque de Monsanto e Bairro Alto. Todos proporcionam lugares aos visitantes para o seu descanso, estando a sua maioria preparada para servir snacks e bebidas .

Torre de Belém
Castelo de São Jorge
Cristo Rei
Elevador de Santa Justa
Nossa Senhora do Monte
Parque Eduardo VII
Santa Catarina

MUSEUS EM LISBOA

A reputação que Lisboa detém como sendo uma das principais capitais europeias de cultura deve-se, grande parte, à abundância de museus em toda a cidade.Esta secção fornece uma lista repleta de todos os museus da cidade, incluindo detalhes sobre a sua localização, horário de funcionamento e os principais pontos de interesse.Registe-se que a maioria dos museus de Lisboa encerram às segundas-feiras e aos feriados nacionais, sendo necessário pagar uma pequena quantia para aceder aos seus espólios. Os visitantes pagam uma quantia adicional quando ocorrem exposições temporárias.

Museu da Ajuda
Museu Anastacio Gonçalves
Museu de Arte Antiga
Museu da Arqueologia
Museu do Azulejo
Museu Bordalo Pinheiro
Museu do Chiado
Museu dos Coches
Museu do Traje
Museu de Artes Decorativas
Museu do Design
Museu da Electricidade
Museu Etnológico
Casa de Fernando Pessoa
Museu de Arte Popular
Museu da Geologia
Museu Gulbenkian
Museu da Marinha
Museu Militar
Centro de Arte Moderna
Museu da Música
Museu da Ciência
Museu de Santo Antonio
Museu do Teatro
Museu dos Transportes e Comunicação
Museu Vieira da Silva & Arpad Szenes
Museu da Água


PALÁCIOS

O Passado monárquico de Portugal encontra-se disseminado em muitos palácios que se podem encontrar em Lisboa e arredores.Famoso pela fachada cor-de-rosa, o palácio presidencial, em Belém, construído no século XVI para a família real, também sofreu com o terramoto de 1755.Ocupando uma zona rural junto ao parque de Monsanto, o imponente Palácio Fronteira foi construído em 1640 como um pavilhão da caça para João de Mascarenhas, o primeiro Marquês de Fronteira. Fora da cidade, os majestosos palácios reais de Queluz e Sintra são referências a explorar.

Palácio de Fronteira
Palácio de Queluz

PARQUES E JARDINS

Aproximadamente um quarto da cidade é coberto pelo parque natural de Monsanto, cuja utilização representa mais uma área de recreio e direccionada para excursionistas do que um parque florestal.O Parque Eduardo VII representa uma visita obrigatória para os turistas. Aqui realiza-se, anualmente, entre Maio e Junho, a já conhecida Feira do Livro. Localizada junto ao Parque, a Estufa Fria é um viveiro de plantas tropicais de países exóticos localizados, na sua maioria, nos continentes asiático e africano.Existem, ainda, dois autênticos pulmões que oxigenam a grande cidade, o Jardim da Estrela e o Jardim Botânico. O Jardim da Estrela com a sua esplêndida perspectiva permite imagens que se confundem com o quotidiano de Lisboa e o Jardim Botânico que possibilita a frescura da sombra nos dias de Verão.

Jardim Botânico
Jardim da Estrela
Parque Eduardo VII
Parque Natural de Monsanto

PRAIAS

Lisboa pode vangloriar-se pelas suas duas extensões de costa arenosa, uma a norte do Rio Tejo (Costa do Estoril) e outra a sul (Costa Azul). Ambas foram agraciadas com uma abundância de praias, cada uma com características naturais próprias.A 20 quilómetros ao Oeste de Lisboa e prosseguindo após a famosa Praia do Guincho (perto de Cascais), a Costa do Estoril é uma região cosmopolitana facilmente acessível através de comboio ou de carro do centro de Lisboa. Algumas das praias mais populares, nesta região, estão situadas entre Estoril e Cascais. Poderá desfrutar de mais praias num percurso acima da costa ocidental entre o Cabo da Roca e Peniche.Para aqueles que pretendam explorar a Costa Azul, serão recompensados com condições espectaculares para se banharem a sul do rio Tejo. Com 15 quilómetros de costa repleta de sol, a localidade rainha em praias, é a Costa da Caparica. Este local é bastante procurado entre os meses de Maio e Setembro. A acessibilidade a estas praias é reforçada nos meses de Verão, já que existe uma rota de caminho de ferro disponibilizada para este efeito.Para a realização de desportos náuticos, aconselhamos um passeio pela Costa Azul de forma a deliciarem-se com a Lagoa de Albufeira, Sesimbra e Portinho da Arrábida. Aqui existem todos os equipamentos indispensáveis a taxas apelativas.

Costa Azul
Costa da Caparica
Costa do Estoril
Sintra
Peninsula de Tróia

TRANSPORTES

Lisboa orgulha-se do seu sistema de transportes, sendo ainda uma das melhores formas para conhecer a cidade.A rede extensiva de autocarros pode levá-lo a qualquer zona de Lisboa enquanto que a rede de metro atravessa o coração da cidade e se estende até à área ocidental, um dos locais de maior lazer, o Parque das Nações.Os visitantes não devem estar receosos em andar de táxi, já que estes ainda representam um custo aceitável.Realizando uma viagem num eléctrico antigo ou num autocarro panorâmico, é possível recuperar um toque de nostalgia dado ser uma maneira apropriada de observar a vida numas das capitais mais antigas da Europa.E ninguém deve sair de Lisboa sem viajar num dos elevadores clássicos da cidade, uma viagem que garante vistas panorâmicas e deslumbrantes do alto da colina.Para visitar as áreas circundantes tais como Sintra, a Costa Estoril ou a Costa Azul, existem os comboios com partidas regulares para estes destinos e no caso da Costa Azul, o ferry-boat é uma opção a tomar em consideração. Alternativamente, alugar um automóvel e conduzi-lo por estas zonas balneares pode ser uma opção económica para um pequeno grupo de visitantes (3 a 4 pessoas).

Aeroporto
Combóios e Estações Ferroviárias
Terminal Rodoviário
Navios de Cruzeiro
Autocarros e Eléctricos
Metro
Táxis
Passes Turísticos

VIDA NOTURNA

Lisboa possui uma das mais fascinantes noites na Europa. Em todas as noites da semana, os visitantes podem beber até ao alvorecer, encontrar música de dança, assistir a um concerto ou apreciar uma refeição fora de horas.A cidade tem uma oferta variada e interessante de restaurantes e bares nas zonas mais populares como o Bairro Alto e as Docas. As Noites em Lisboa prolongam-se normalmente até ao dia seguinte, dado que a maioria dos bares não encerram antes das duas da manhã e as discotecas fecham às 6:00 ou mais tarde. O Bairro Alto sempre foi um lugar popular para sair à noite. Este lugar cultivou o seu próprio estilo ano após ano, distinguindo-se de outras zonas de vida nocturna da cidade. Além da abundância de bares e de clubes, o Bairro Alto oferece uma selecção alargada de restaurantes portugueses típicos. A zona ribeirinha mais conhecida como Docas tem registado uma evolução, tornando-se num dos locais mais vivos da noite lisboeta. Dispõe de vários restaurantes, bares, esplanadas que as tornam numa referência da noite na capital portuguesa. Mas a diversão não está apenas confinada a Lisboa estendendo-se ao longo da Costa do Estoril. Aclamado como o maior Casino na Europa, o famoso Casino do Estoril oferece um entretenimento de primeira categoria e variadas opções de jogos durante toda a noite.
Após o jantar, os visitantes podem passear nas zonas mais antigas de Lisboa como o bairro de Alfama e o Bairro Alto, onde também existe uma abundância de bares, clubes nocturnos e casas de Fado. Também poderá ouvir Fado em Alcântara. Aqueles que procuram as discotecas “da moda” devem dirigir-se à Avenida 24 de Julho, local privilegiado para os jovens lisboetas acabarem a noite. Também o poderá fazer nas Docas de Santo Amaro (zona renovada de bares e de restaurantes) e em Alcântara. Em termos culturais, Lisboa é reconhecida pelo seu rico calendário cultural com destaque para o Ballet, a Ópera e os concertos que ocorrem durante todo o ano, na sua maioria em espaços consagrados tais como o Centro Cultural de Belém, a Gulbenkian e a Culturgest.
FADO. Traduzido como o destino ou a fatalidade, o fado é uma canção sobre o infortúnio, por vezes sobre a felicidade e muitas outras coisas que afectam o nosso quotidiano.Para o visitante, o fado é uma curiosidade, mas para o fadista é uma forma de expressão íntima, acompanhada pelas intricadas melodias das guitarras tocadas por homens elegantemente vestidos. Não estamos absolutamente certos de sua origem, embora alguns refiram que está relacionada com a História de Portugal e da localização geográfica. Deverá ser apreciado, preferencialmente durante o jantar, com uma ou duas garrafas de vinho português.




Cascais
Esta vila piscatória foi palco de férias para a nobreza portuguesa, no século passado. Hoje, Cascais é um centro turístico e de grande diversidade cultural, aliando a sua beleza arquitectónica com a vida junto ao mar.O que visitar: Museu Castro Alves, praça de Camões, um passeio pelo paredão.Nos arredores: Estoril, Sintra, Cabo da Roca, Boca Inferno, Guincho.

Estoril


A dois passos de Lisboa, o Estoril é desde há muito um dos cartões de visita da região. Para além do Casino, considerado um dos melhores da Europa, a localidade goza do estatuto de estância turística com algumas das melhores praias da área. A visitar: Os jardins, o Casino, dar um passeio pelo paredão até Cascais.Nos arredores: Guincho, Cascais, Monte Estoril, praias.




Fátima


Um dos locais de culto mais famosos do mundo, Fátima é visitada anualmente por milhares de peregrinos. O áuge da presença de pessoas no Santuário, dá-se em Maio, altura em que se celebra a aparição da Virgem Maria aos Três Pastorinhos.O que visitar: O Santuário, a Capelinha das Aparições, Azinheira Grande, Local do Anjo, Museu de Cera, Grutas da Moeda.Nos arredores: Pegadas de Dinossaurios, em Pedreira de Galinha, Praia da Vieira, Ourém, Termas da Piedade, Porto de Mós.


Nazaré


Terra de pescadores, de mar, e de muita labuta marítima, a Nazaré é também um importante centro turístico, com uma das praias da região Oeste, mais disputadas pelos veraneantes. Impressionante é a visão do Sítio, penhasco que inrompe do mar e cai abrupto sobre a vila.A visitar: O Sítio, Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, Igreja Matriz.Nos arredores: Forte e Pedra de Guilhim.




Sintra


Habitada desde a mais remota antiguidade, a região de Sintra sempre seduziu os românticos. Camões, Eça, Lord Byron, foram apenas alguns das ilustres personagens que se deixaram render aos encantos da vila e da serra. Feita de recantos encantados e envolta numa misteriosa calma, a localidade é um atractivo pólo turístico.O que visitar: Igreja de S. Martinho, Igreja de Santa Maria, Igreja de S. Pedro, Palácio Nacional de Sintra.Nos arredores:
Palácio da PenaCastelo dos Mouros, Seteais, Palácio de Monserrate, o Cabo da Roca.


Óbidos


Para quem visita a Região Oeste é quase incontornável uma passagem por uma das mais bem conservadas localidades portuguesas: Óbidos. Vila muralhada, de uma brancura e candura inegáveis, tornou-se desde há alguns anos um dos mais interessantes pontos do roteiro turístico desta área do país.A visitar: A muralha do tempo de D. Fernando, o Aqueduto quinhentista. Igrejas de Santa Maria e da MisericórdiaNos arredores: Santuário do Senhor da Pedra.



Algarve

O Algarve orgulha-se do seu clima temperado, ao longo de todo o ano, e dos seus 200 quilómetros de esplêndida costa. Estas características tornam-no numa das regiões europeias mais em evidência para o gozo de férias.Na sua orla encontra-se o Atlântico que na companhia do rio Guadiana formam um cenário de fronteira natural com a vizinha Espanha. Esta região resplendorosa tem sido atracção desde os tempos dos Fenícios.A capital de Distrito, Faro, é um porto construído em redor de uma ampla orla costeira. O museu marítimo e uma impressionante catedral do século XIII definem-se como referências desta cidade. Esta região também é famosa pelos seus resorts de luxo que pontificam na costa algarvia, particularmente, os exclusivos 645 hectares da Quinta do Lago. De igual relevância, a localidade de Vilamoura com a sua moderna marina, restaurantes e hotéis de luxo e uma impressionante gama de equipamentos desportivos. Também se destaca a excitante vida nocturna.A oeste de Lagos começa o Algarve menos célebre, com uma atractiva cidade balnear conhecida pelas suas igrejas anciãs e arenosas praias.Na zona mais ocidental do sul de Portugal, fica a Ponta de Sagres. Outrora o local da pioneira escola de navegação fundada pelo Infante D. Henrique no século XIV

Albufeira

Essencialmente conhecida pelas suas praias e animada vida de Verão, Albufeira é também rica em história e cultura. Antiga povoação árabe, Albufeira é desde há muito tempo a estância de férias de eleição de muitos visitantes nacionais e estrangeiros.O que visitar: Albufeira é rica e monumentos, como a Torre do Relógio, a Igreja Matriz (1782), Torre Sineira, Capela da Misericórdia, entre muitos outros. A nível de praias, em Albufeira encontram-se cerca de 23 praias de areia fina e branca. A noite de Albufeira é das melhores que se pode encontrar a nível de toda a costa algarvia.Nos arredores: Vale a pena fazer uma visita a Faro, ou Portimão.

Armação de Pêra


Local de férias, por excelência, Armação de Pêra oferece excelentes praias, uma agradável vida nocturna, restaurantes com deliciosa gastronomia e muita animação. A arquitectura de Armação de Pêra mantém uma traça tipicamente algarvia.O que visitar: Igreja matriz e a Igreja da Ordem Terceira de São FranciscoNos arredores: Lagoa, Silves.

Lagos


Muralhas evocativas de história, monumentos que falam do passado, ruas estreias de casas brancas, zona comercial com casas de azulejo, Lagos é ponto de partida para dois maravilhosos passeios: uma pela Meia Praia e outro pelos rochedos,desde a Praia da Batata até à Ponta da Piedade.A visitar: Igreja de Santo António, Igreja de São Sebastião, Igreja de Santa Maria. As muralhas da cidade datando do século XIV e XVI.Nos arredores: Praia da Luz, Praia do Camilo, Homens, Pinhão, Porto de Mós, D. Maria e S. Roque.


Portimão


A cidade de Portimão descansa nos braços do rio Arade. Pela região passaram fenícios, gregos e cartagineses. Actualmente, junto à ponte que corre sobre o rio desenha-se o cortejo de embarcações que descarregam a sardinha, o carapau e a cavala. Ao longo da costa estendem-se tranquilos areais.A visitar: Igreja Matriz.Nos arredores: Ruínas da vila romana de Abicada e a Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar.

Faro


A capital do Algarve recebe os visitantres com uma história rica e um presente moderno e dinâmico. Entre ruas mouriscas e igrejas católicas, Faro é uma cidade onde o Verão parece morar sempre.O que visitar: Teatro Lethes (sécs. XVI/XVIII), ermidas, jardim Manuel Bívar, muros e muralhas do castel (construídos pelos muçulmanos no séc. IX), torres albarrãs, praias.Nos arredores: Olhão, Albufeira e a sua animada vida noturna.

Tavira


O rio que rasga Tavira ao meio é a espinha dorsal que sustenta a terra que vem do interior até ao mar. No rio, correm de mansinho as velhas embarcações depois da faina. É esta a alma de Tavira, uma localidade que não obstante o Turismo mantém um aura de outros tempos.O que visitar: Tavira tem 37 igrejas, ermidas e capelas. Destaque para a Igreja da Misericórida, Igreja de São Paulo, Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Igreja de São Francisco.Nos arredores: Na Luz, Igreja Matriz, em Santa Catarina da Fonte do Bispo a Igreja Matriz, na Conceição igualmente a Igreja Matrize.


Vila real de Santo antônio




A localidade ainda hoje não perdeu o ar de desafio com que parece olhar a cidade de Ayamonte, situada na outra margem do rio Guadiana. A Praça Marques de Pombal, bem no centro da localidade, é ponto de referência para quem a visita. A cinco quilómetros de Vila Real, encontra-se Monte Gordo, antiga aldeia de pescadores e praia afamada.O que visitar: Igreja Matriz (séc. XVIII), Praça Marquês de Pombal.Nos arredores: Em Vila Nova de Cacela, a Igreja Matriz.



Vilamoura



Animação, cosmopolitismo e muito sol e praia, animam Vilamoura no decurso do Verão. No Inverno, esta localidade algarvia, continua a ser um excelente pretexto para um fim-de-semana, se bem que mais repousante. Para além do bulicio do turismo Vilamoura guarda ainda algumas das antigas actividades, ligadas à pesca. Destaque ainda para o artesanato algarvio.A visitar: A marina, o centro da Vila.Nos arredores: Salir e Querença.

Alentejo

Com uma paisagem colorida, enormes estradas e deslumbrantes localidades com as suas habitações caiadas, o Alentejo é considerada uma das regiões mais pitorescas de Portugal. Ocupa quase um terço do território e tem o seu início a uma hora de viagem a norte de Lisboa e termina já nas montanhas do Algarve, tendo Espanha como vizinha ao longo do seu território. O Alentejo tem mais encantado na Primavera, quando as flores selvagens enchem as valas e cobrem a terra de pousio. As cegonhas constroem os seus ninhos no cimo dos telhados e os pastores embalam os cordeiros recém-nascidos, fornecendo aos visitantes uma viva impressão daquilo que é o Portugal real.Há centenas de anos, a região foi um campo de batalha, primeiro contra os Mouros e posteriormente contra os invasores espanhóis. Nesta terra pisada, as colheitas não tiveram tempo para crescer devido aos exércitos, que por ali, iam passando. Mas actualmente é uma província muito fértil, que produz mais de dois terços de cortiça em todo o mundo. No coração da região, Évora, a cidade com muralhas, é uma excelente fonte para quem pretenda explorar cidades longínquas. Orgulhosa como sendo a maior cidade do Alentejo, vangloria-se do Templo Romano e do impressionante templo gótico. Elvas, próxima da fronteira espanhola, é a maior fortaleza do País. As suas principais atracções incluem uma catedral Manuelina e diversos azulejos que pontificam nas telhas vitrificadas da igreja Matriz. A 7 quilómetros da cidade está o Aqueduto da Amoreira. Os habitantes de Estremoz preservaram a excêntrica zona antiga da cidade, onde se destaca a torre de menagem e o castelo. O Baixo Alentejo está rodeado por fortificações, onde se inclui a igreja gótica do Convento de São Francisco.Outros lugares de interesse no Alentejo são a bonita cidade de Portalegre, Montemor-o-Novo, Monsaraz e Mértola.

Beja



Erguendo-se no alto da colina das vastas planícies de campos de trigo, Beja é a capital do Baixo Alentejo. Fundada por Júlio César, era conhecida na época romana como "Pax Julia" até a invasão dos Mouros em 711, quando se tornou num importante centro cultural. Beja também é famosa devido às "Cartas Portuguesas", escritas supostamente pela Irmã Mariana Alcoforado do Convento da Nossa Senhora da Conceição durante o seu caso de amor com um oficial militar francês no século XVII. A visitar: O Convento da Nossa Senhora da Conceição, onde actualmente se encontra o Museu Regional, está associado à irmã Mariana que viveu aí até 1723 (ano da sua morte). Mistura diversos estilos arquitectónicos e mantém-se fiel no que diz respeito ao núcleo inicial. Construído no início do século XIV, o castelo de Beja possibilita vistas panorâmicas do alto dos 40 metros de altura da Torre de Menagem. A igreja de São Tiago do século VXI o seu interior é notável também próximo do castelo a Igreja de Santo Amaro. Nos arredores: Situada em Almocreva, a 10 quilómetros de sudoeste de Beja, encontra-se a casa de campo de Pisões, localidade de actividade agricultura romana. Descoberto nos anos 60, o local parcialmente escavado datada do século I e inclui um conjunto de casas com quarenta quartos, assoalho com mosaicos, uma área de termas e secções de paredes decoradas.



Évora



Évora é um verdadeiro passeio pela História. Desde o Templo Romano, passando pela Catedral, até à Universidade, e os jardins, facilmente nos perdemos pelas ruas, descobrindo a cada recanto mais um motivo de encantamento. Com uma animada vida nocturna, durante o Verão, a Praça de Giraldo oferece espectáculos culturais.O que visitar: Capela dos Ossos, o Templo Romano, variadas igrejas, centro histórico, Praça de Giraldo, aqueduto, Universidade.Nos arredores: Anta do Zambujeiro, Cromeleque dos Almendres, miradouro de São Bento de Castris.


Serpa

Nesta localidade respira-se a alma do baixo alentejo. Longe dos grandes centros urbanos, Serpa mantém viva uma genuínidade há muito perdida noutras paragens. Sempre presente está a boa gastronomia e o muito artesanato.A visitar: Igreja Matriz, igrejas do Salvador e de Santa Maria. Igreja da Misericórdia.Nos arredores: Serpa está rodeada de pequenas ermidas.

Ilha da Madeira

Erguendo-se como um milagre verde desde o Atlântico à distante à costa marroquina, sensivelmente a mil quilómetros a sudoeste de Lisboa, a Madeira tornou-se um destino de férias desde o final do século XIX. Abençoada com uma espectacular paisagem vulcânica e um clima subtropical, a ilha vangloria-se da fidelização dos turistas.A Madeira é sinónimo de vinho, visto existir vinho com o mesmo nome, produzido na ilha já há centenas de anos. Os visitantes do The Old Blandy Wine Lodge podem adquirir o Vintage Madeira do início da década sendo a garrafa mais antiga de 1772. A capital, Funchal, é uma encantadora cidade ajustada numa resplandecente baía tendo como fundo um conjunto de montanhas. O seu núcleo histórico abrange o porto e alguns edifícios governamentais e a imponente mansão do século XVIII. Os visitantes não devem perder a oportunidade de visitar o jardim botânico situado na borda da cidade. A Leste da cidade e erguido a 600 metros, encontra-se o Cabo Girão, um dos miradouros mais elevados em todo o Mundo.Outros pontos da ilha são bastante acessíveis através do Funchal, incluindo as casas triangulares de Santana na costa Norte e o vale secular do Curral das Freiras, onde as freiras procuraram o refúgio dos piratas que invadiram a ilha no século XVI. Os turistas que pretendam conhecer a ilha vizinha de Porto Santo encontrarão uma longa praia arenosa e a casa onde Cristóvão Columbo viveu antes de viajar para a América. Em 1479 casaria com a filha do Governador.Para além de ser conhecida devido às suas propriedades curativas, praia e as águas límpidas, Porto Santo é ideal para a prática de todos os desportos de água, como por exemplo o windsurf e o mergulho.

Açores

O arquipélago vulcânico dos Açores é um dos melhores segredos guardados de Portugal. Como um fragmento da Europa à deriva no Atlântico, as noves ilhas estão espalhadas através de 645 quilómetros entre Lisboa e Nova Iorque. A maior ilha, São Miguel, destaca-se pelos lagos em forma de cratera, enquanto a capital açoriana, Ponta Delgada possui diversas igrejas em estilo barroco dos séculos XVII e XVIII. Na parte leste da ilha, a estância termal das Furnas possui respiradouros com vapor, fontes quentes, lama a ferver e outros equipamentos de geotermismo. A sul, a ilha de Santa Maria foi a primeira a ser descoberta pelos exploradores portugueses no ano de 1427. Como característica apresenta-se a abundância de enseadas e praias arenosas, podendo vangloriar-se do espectacular clima que faz todo o ano para além de paisagens fabulosas. Os visitantes da ilha Terceira encontrarão as ruas decoradas com encantadoras casas senhoriais e igrejas. Angra do Heroísmo, a capital, foi declarada património mundial pela UNESCO em 1983. A ilha do Faial é um local de reunião de iates e outras embarcações que cruzam o Atlântico. A sua principal cidade, Horta, é considerada a capital do iatismo internacional. A ilha da Graciosa é um refúgio calmo com moinhos de vento, casas senhoriais e igrejas do século XVI. Os visitantes possuem aqui a possibilidade de apreciar a beleza paisagística deste local. A ilha de São Jorge caracteriza-se pela costa escarpada sendo famoso o seu queijo e outros produtos lacticínios, a par de uma colecção rara de pinturas do século XVII. O extremo mais ocidental da Europa é a ilha das Flores considerada a ilha mais bonita dos Açores. A sua capital, Santa Cruz, detém um museu interessante e diversos monumentos históricos. A 2.350 metros de altura, a ilha do Pico é o ponto mais elevado de Portugal, atraindo alpinistas de todo mundo. As Lajes na costa sul são o principal centro para observar baleias na região. A pequena ilha do Corvo, a noroeste, é formada por um enorme vulcão marinho conhecido como Monte Grosso. A sua principal atracção é o lago verde em forma de cratera com nove ilhotas, uma para cada ilha dos Açores.

67 comentários:

Anônimo disse...

Cara....muito show teu blog...estou tentando ir p/ Portugal em Junho e ficarei na região de Castelo de Paiva visitando parentes de minha esposa. Se vc puder me dá umas dicas de paisagens bonitas ( regiões ou cidades) já que sou artista e pinto quadros a óleo..
abraços

Anselmo

Anônimo disse...

Adorei o blog, parabéns!

Vou a Portugal em julho, vou com um amigo que tem família lá, estão organizando um passeio de barco do Minho ao Douro, acho que deve ser legal, mas tenho medo de ser uma daquelas furadas para turista, com guia etc. Vc conhece esse passeio, pode ser contratado na hora?

Anônimo disse...

SEU BLOG E MARAVILHOSO PARABENS! MINHA NOIVA E EU ESTAMOS QUERENDO IR A PORTUGAL DE LUA DE MEL...COM O SEU BLOG ME DEU MAIS VONTADE AINDA DE FAZER ESSE PASSEIO ...VALEU LINDO MESMO

Unknown disse...

Adorei seu Blog.
Vou a Lisboa dia 2 de Novembro,permanecendo alguns dias por lá.
Em seis dias o que me sugere?
Estava pensando em ir a Óbidos e a Coimbra. Ficam perto de Lisboa:
Estoril,Cascais e Sintra já estão em meu roteiro e sei que são perto de Lisboa.
Indique-me dois bons restaurante,preço médio,em Lisboa,para comermos um bom Bacalhau e tomarmos um bom vinho.
Qual é a melhor Casa de fado de Lisboa? Se puder me ajudar eu ficarei eternamente grta,
Cordialmente
Maria Luiza Cruz
mluizacruz@terra.com.br0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

Anônimo disse...

AMEI seu blog, principalemnte a postagem de Portugal, vai me ajudar muito em trabalho da faculdade.
parabens!!!

Maísa

Virginia lucia domingues disse...

oi, ótimo o teu blog.... eu e meu marido vamos em uma viagem a Portugal a partir do dia 12 de fevereiro/2011, se for possivel gostaria que vc me sugerisse um roteiro, ficaremos 4 dias em Lisboa e depois vamos para o norte, de carro e na volta pretendemos ir para o sul... ficaremos 40 dias....comemorarei meus 69 anos em Lisboa.... Por favor nos ajude, pois está dificil,escolher dentre tantos lugares maravilhosos....inclusive pretendemos conhecer as aldeias(é meu sonho andar por seus vilarejos) meu e-mail vldomingues@terra.com.br
agradeço com todo o meu carinho
vilu (neta de avós portugueses que me deixaram a paixão por este país que só agora vou poder conhecer.

Anônimo disse...

Senhores Brasileiros

Por favor , comportem -se em Portugal , estamos fartos de mulheres da vida e malandros que , é 99% do que bem do Brasil.

ALDA disse...

PÉSSIMO COMENTÁRIO DO "ANÔNIMO" A RESPEITO DE 99% DOS BRASILEIROS QUE VÃO A PORTUGAL SEREM MULHERES DA VIDA E OS HOMENS SEREM MALANDROS. ESSE TIPO DE GENTE VAI A LUGARES APROPRIADOS, OU SEJA PROSTÍBULOS E OUTROS, E, SEGUNDO ME CONSTA, ESSA NÃO É UMA CARACTERÍSTICA DESSA TERRA TÃO MARAVILHOSA QUE É PORTUGAL.
VAMOS A PORTUGAL EM MAIO E NÃO NOS CONSIDERAMOS NEM DA VIDA E NEM MALANDRO.
CUIDADO "ANÔNIMO" COM O QUE VC FALA E PRINCIPALMENTE COM O QUE ESCREVE.

Anônimo disse...

Senhores,
Sou o anônimo que, vai continuar anônimo , justamente pelo tipo de reação que as pessoas têm quando escutam a verdade.Leia-se : Brasileiros. Antes de criticarem , entrem na internet ou nos jornais de Portugal ( on-line ) e verifiquem o que Brasileiro faz de assalto ,de onde vieram 95% das mulheres da vida e quem é recordista de documentos falsos. Aproveitem e entrem hoje . De imediato vão ver fuga de Brasileiros ( traficantes ) e de quatro prostitutas ( Brasileiras ) , claro . Os Brasileiros assaltam bancos á mão armada com reféns , matam donos de joalherias , roubam carros etc etc . É só confirmarem. Sem contar os barulhos nos lugares onde moram , as cusparadas e urinadas no meio das ruas , os carros com o som alto e por aí vai.Claro que sabemos que o Brasil todo não é assim mas, a maioria do que vem para cá , gostem ou não , SÃO ASSIM E PIORES . Eu escrevi a maioria , não todos.

Anônimo disse...

Anônimo,
Quanta desinformação.

Viajante disse...

Legal o blog, vale ver algumas dicas de viagem aqui: http://www.selfdrive.com.br/destino/16/portugal/

É um site de roteiros de viagem de carro, da pra ver locação de veiculos ou só as dicas de locais pra ficar e cidades pra conhecer...

Anônimo disse...

Senhores, pelos comentários do "Anonimo", está na hora de anexarmos Portugal, para deixar de ser quintal da Europa e passar a ser do Brasil.
Quanto a prostitutas e ladrões, está faltando ao Anônimo ler um pouco da história do Brasil para ver a herança que recebemos de Portugal.
Está na hora de nós brasileiros nos afirmarmos. Como todos os povos temos prostitutas e ladrões. Como todos os povos, temos uma imensa maioria de bons cidadãos.
Chega de comentários preconceituosos sobre os brasileiros. Sr. Anônimo, seus comentários são meros preconceitos.
Avalie a nação brasileira antes de desferir ataques.

Anônimo disse...

Bom nem sei se vale a pena falar o que eu vou falar, mas enfim nao da pra ficar calada...
A algumas pessoas que se dao ao trabalhao de reclamar e falar de nos brasileiros, e muito engracado. Eu vivo na Europa a 4 anos, sou casada com um europeu e nao sou "mulher da vida" como alguns estao a chamar as mulheres brasileiras. E engracado ver comentarios de Portugueses falando tanta barbaridade de brasileiros, quando os proprios sao super descriminados no que se chama de europa!! Onde moro na Belgica assim como na Holanda, Alemanha, Inglaterra, Suica, franca sao voces portugueses os falados, os tesca que voces tem de nos brasileiros por ladroes os que querem vida facil. Isso tudo nao verdade nao passa de uma inveja gigantesca que voces sentem por nao serem tao amados e carismaticos como nos. Se ser simpatica, agradavel, espontanea e livre me faz uma puta, entao sou puta com muito orgulho, pelo menos nao sou vista como antipatica e que penso que tenho o rei na barriga so por morar no quintal da europa! Lamentavel os seus comentarios! Procure primeiro saber como o seu povo e visto pra falar dos outros!

Aninha disse...

Tenho uma viagem para a Ilha da Madeira em janeiro e posteriormente gostaria de ir a Lisboa e depois Madrid. Vocês podem me fornecer dicas de como ir da Ilha para Lisboa e depois se é melhor alugar um carro ou adquirir um pacote para viajar por lá?

Anônimo disse...

O Brasil foi roubado pelo maior dos ladrões "que vieram principalmente de Portugal".
Talvez os brasileiros que vc reclama estejam apenas recolhendo de volta o que lhes foi roubado no passado.

Nivaldo Fernandes de Sousa disse...

Ótimo o seu blog. Estarei em Portugal em abril do próximo ano, com minha mulher. Quatro dias em Lisboa e um dia em Porto. Gostaríamos de conhecer monumentos, museus, vinhedos, etc. Ficaríamos gratos se nos desse um roteiro básico para estes poucos dias. Qual o melhor meio de transporte de lisboa para Porto?
Um abraço,
Nivaldo

Ricardo disse...

Saudação amiga!
Pensa ir a Portugal? Quer aproveitar o máximo com comodidade e segurança? Faça como eu fiz:
Contatar com antecedência um consultor/guia de turismo de Lisboa, de nome José Rocha (rotasdecultura@gmail.com).
Ele conduz viatura própria de 6 lugares e orienta todo o programa, seja em Portugal, seja na Europa, mostrando os lugares mais incríveis que constam ou não dos normais guias publicados. O preço é convidativo e a comodidade indescritível. Desde a chegada no aeroporto, até ao regresso (bagagens incluídas), tudo fica devidamente tratado.
Experimente e deixe o seu comentário para ajudar todo o mundo.
Ricardo

Ricardo disse...

Saudação amiga!
Pensa ir a Portugal? Quer aproveitar o máximo com comodidade e segurança? Faça como eu fiz:
Contatar com antecedência um consultor/guia de turismo de Lisboa, de nome José Rocha (rotasdecultura@gmail.com).
Ele conduz viatura própria de 6 lugares e orienta todo o programa, seja em Portugal, seja na Europa, mostrando os lugares mais incríveis que constam ou não dos normais guias publicados. O preço é convidativo e a comodidade indescritível. Desde a chegada no aeroporto, até ao regresso (bagagens incluídas), tudo fica devidamente tratado.
Experimente e deixe o seu comentário para ajudar todo o mundo.
Ricardo

Anônimo disse...

johnson city dating http://loveepicentre.com white man dating black woman

Anônimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/12.jpg[/img][/url]
stories danger of internet dating [url=http://loveepicentre.com/faq.php]dating wardrobe chest[/url] dating site with chatbox
nude sex group bondage dating [url=http://loveepicentre.com/map.php]from dating to a relationship[/url] dating in crystal city mo
adult dating in carlow [url=http://loveepicentre.com/]jamaican dating online[/url] who is kobe bryant dating

Anônimo disse...

free online dating sites in norway http://loveepicentre.com/advice.php free dating sites for young people

Anônimo disse...

cougher dating sites http://loveepicentre.com/faq.php dating glacier layers

Anônimo disse...

ebook nzb http://audiobookscollection.co.uk/es/Essentials-of-Managing-Corporate-Cash/p104265/ kelley armstrong ebook free [url=http://audiobookscollection.co.uk/de/Emergent-Nature-Patterns-Growth-and-Scaling-in-the-Sciences/p222121/]hdtv and ebook reader[/url] lee child ebook torrent

Anônimo disse...

victoria holt ebook http://audiobookscollection.co.uk/Greg-Bear/m45282/ free server exam cram ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/fr/Beloved/p21467/]implementing e-commerce strategies ebook[/url] organic ebook

Anônimo disse...

hi-tech news ebook http://audiobookscollection.co.uk/fr/Humour/c1232/?page=3 auto directory business directory clickbank ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/es/Basic-ship-theory/p100298/]harcourt reflections ebook[/url] free ebook marley me

Anônimo disse...

bid ebook ghost writing services http://audiobookscollection.co.uk/Men-s-Health-Huge-in-a-Hurry-Get-Bigger-Stronger-and-Leaner-in-Record-Time-with-the-New-Science-of-Strength-Training/p211631/ online ebook publishing amazon [url=http://audiobookscollection.co.uk/Gabriela-Lindemann/m41078/]software engineering ebook pdf word[/url] antenna balanis kraus ebook

Anônimo disse...

russian ebook http://audiobookscollection.co.uk/Lauren-Dane/m74998/ perry's chemical free ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/fr/Understanding-the-Qur-an-Themes-and-Styles/p225339/]waterstones ebook[/url] ebook zinio crack

Anônimo disse...

29.00 and ebook business for sale http://audiobooksworld.co.uk/On-Language-The-Diversity-of-Human-Language-Structure-and-its-Influence-on-the-Mental-Development-of-Mankind/p148694/ free ebook compiler [url=http://audiobooksworld.co.uk/Jussi-Vaisala/m68392/]ebook storage[/url] brian fagan ebook

Anônimo disse...

chasing the dragon justina robson ebook http://audiobooksworld.co.uk/de/A-Ranger-Rides-to-Town/p23072/ reengineering the corporation rapidshare ebook [url=http://audiobooksworld.co.uk/es/authors/?letter=P&page=5]convert bn ebook to kindle[/url] drug guide ebook

Anônimo disse...

china meville ebook http://audiobooksworld.co.uk/it/Religioso/c1339/ ebook air combat reader [url=http://audiobooksworld.co.uk/de/Dreams-and-Astral-Travel/p225879/]authentic islamic ebook[/url] algebra success ebook
[url=http://audiobooksworld.co.uk/Jocelyn-Hemming/m62244/][img]http://audiobooksworld.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

blackberry 8800 software http://buyoem.co.uk/category-200-212/Multimedia-and-Entertainment?page=6 windows xp home no backup software [url=http://buyoem.co.uk/de/category-100-106/Server-Software?page=5]windows hard disk mirror software[/url] silverlake software
[url=http://buyoem.co.uk/de/category-200-212/Multimedia-and-Unterhaltung]Multimedia & Unterhaltung - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] what is media authoring software
[url=http://buyoem.co.uk/product-36773/Remo-Outlook-Backup-and-Migrate-1-0][img]http://buyoem.co.uk/image/8.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

sidekick 3 ringer software downloads http://buyoemsoftware.co.uk/product-37262/SWiSH-Jukebox-2-Spanish wua 2340 software problem [url=http://buyoemsoftware.co.uk/de/product-37363/Video-Convert-Master-8-0]medical charts software[/url] gprs software microsoft xp
[url=http://buyoemsoftware.co.uk/product-36786/ActFax-4-2-x64]ActFax 4.2 x64 - Software Store[/url] best software 2010
[url=http://buyoemsoftware.co.uk/product-36965/Alien-Skin-Snapart-3-0-x32][img]http://buyoem.co.uk/image/3.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

adobe writer software purchase justification http://buysoftwareonline.co.uk/product-36962/Smart-PC-Recorder-4-9 win 32 software [url=http://buysoftwareonline.co.uk/de/category-100-108/Office-Tools?page=4]winrar software free download[/url] best poker software for lan party
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/account/forgotten]Forgot Your Password? - Software Store[/url] what software is linux compatible with
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/fr/product-36900/Synapse-Audio-Orion-8-0][img]http://buyoem.co.uk/image/1.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

general perpous software http://buysoftwareonline.co.uk/product-36160/Universal-Shield-4-6 blackberry owa push software [url=http://buysoftwareonline.co.uk/category-200-203/Graphics-and-Publishing?page=3]xp dvd player software[/url] welding software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-19381/QuickVoice-Mac]QuickVoice [Mac] - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] dv or video editing software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/product-19377/Tabmeister-3-0-Mac][img]http://buyoem.co.uk/image/6.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

It's amazing to visit this web site and reading the views of all mates about this piece of writing, while I am also zealous of getting familiarity.

Also visit my blog: www.rongtailan.Net

Anônimo disse...

Keеp on ωriting, great јοb!


Feel free to surf to my blog post; server dreambox cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing| cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing| cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing|

Anônimo disse...

I for аll timе emaіled this wеbpagе poѕt pаge
tο all my frіenԁѕ, аs if
liκе to read it then my contaсts ωill too.


mу web-sitе; http://www.techandtherest.com/13526/five-different-features-of-cardsharing-together-with-cccam-along-your-tv

Anônimo disse...

Ι always uѕed to studу ρiесe of wгiting in news ρapeгs but now
as I am a user of net so from nоw I am using
net fοг articles, thanκs to web.


Mу weblog card sharing cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing| cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|Cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing| cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing|
Also see my page: dreambox 800 cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing| cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam Pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing| cccam server|server cardsharing|skybox f3 cardsharing|cccam|cardsharing anbieter|cccam pay server|cccam server premium|dreambox|server dreambox|buy cardsharing|cardsharing|cardsharing server|dreambox 800|free card sharing server|satellite cardsharing kings|test line cccam|card sharing|card sharing servers|cardsharing canalsat|cccam line|cccam test line|free cccam server|sat keys|satellite cardsharing|

Anônimo disse...

Right now it seems like Drupal is the preferred blogging platform
available right now. (from what I've read) Is that what you are using on your blog?

Feel free to surf to my web blog: www.openarticle.co.uk

Anônimo disse...

I�m not sure where you're getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for great info I was looking for this info for my mission.

My web site iesjulioantonio.cat

Anônimo disse...

It is the best time to make some plans for the future and it is
time to be happy. I've read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things or advice. Perhaps you could write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!

Also visit my weblog - facebook for sex

Anônimo disse...

very good post, i definitely love this web site, keep on it

my site: internet dating

Anônimo disse...

ngs, belly, or the sac that encircles one's heart. Thanks for giving your ideas.

Feel free to visit my web site - 100 gratis dating sites
Also see my webpage :: wiki.emsky.net

Anônimo disse...

ngs, tummy, or the sac that really encircles one's heart. Thanks for giving your ideas.

Check out my webpage - dating match

Anônimo disse...

Thank you, I have recently been searching for info
about this subject for ages and yours is the best I have discovered so far.
But, what about the conclusion? Are you sure
about the source?

my weblog facebook sex

Anônimo disse...

You must participate in a contest for top-of-the-line blogs on the web.
I will advocate this site!

Look into my website :: sex facebook

Anônimo disse...

Hey, you used to write wonderful, but the last few posts have been kinda boring� I
miss your super writings. Past few posts are just a bit out of track!
come on!

Feel free to surf to my blog post; piratupartija.lv

Anônimo disse...

I will right away grab your rss as I can not find your e-mail subscription link or e-newsletter service.
Do you have any? Kindly let me know in order that I could subscribe.
Thanks.

Also visit my web-site - sex facebook

Anônimo disse...

Thank you for sharing superb informations. Your web-site is very
cool. I am impressed by the details that you�ve on this blog.

It reveals how nicely you understand this subject.
Bookmarked this web page, will come back for extra articles.

You, my friend, ROCK! I found simply the info I already searched everywhere and simply
couldn't come across. What a perfect website.

Feel free to surf to my blog :: online dating services

Anônimo disse...

Definitely, what a fantastic blog and instructive posts, I will bookmark your site.
Have an awsome day!

my web-site http://wiki.gdite.mx/

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/categories/cholesterol.htm][img]http://onlinemedistore.com/3.jpg[/img][/url]
department of veterans affairs deployable pharmacy unit 2007 http://certifiedpharmacy.co.uk/products/fosamax.htm no prescription asian pharmacy prednisone [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/bactroban.htm]mckesson speciality pharmacy pittsburgh[/url]
tennessee state board of pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/prednisolone.htm i want to buy topamax from non prescription pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/entocort.htm]entocort[/url]
list of pharmacy schools in us http://certifiedpharmacy.co.uk/products/tulasi.htm veterans administration pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/toprol-xl.htm]pharmacy technician instructor[/url]
georgia school of pharmacy prerequisites http://certifiedpharmacy.co.uk/products/evecare.htm pharmacy monographs [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/omnicef.htm]omnicef[/url]

Anônimo disse...

I used to be more than happy to find this net-site.
I needed to thanks to your time for this glorious read!

! I undoubtedly enjoying every little little bit of it and I have you bookmarked
to take a look at new stuff you blog post.

Also visit my web-site :: facebookofsex

Anônimo disse...

I don�t even know how I ended up here, however I assumed this post used
to be great. I don't realize who you might be however definitely you're going to a well-known blogger in the event you are not already ;) Cheers!


Also visit my website - russian dating

Anônimo disse...

I have observed that costs for online degree pros tend
to be an excellent value. For example a full Bachelors Degree in Communication from The University of Phoenix Online consists of Sixty credits with $515/credit
or $30,900. Also American Intercontinental University Online gives a Bachelors of Business Administration with a total course element of 180 units and a
tariff of $30,560. Online learning has made getting the degree much simpler because you can earn your own degree from the comfort of your
house and when you finish from work. Thanks for all tips I have learned from your
blog.

Here is my site :: usa dating website

Anônimo disse...

Thanks for the unique tips shared on this website.

I have seen that many insurance companies offer shoppers generous discount rates
if they choose to insure multiple cars together. A significant number of households own several automobiles
these days, especially those with more aged teenage still located at home, and the savings for policies can certainly soon begin.
So it pays to look for a good deal.

Feel free to visit my web site :: http://www.quailforum.com/

Anônimo disse...

I wanted to make a simple word to appreciate you for the
great strategies you are giving at this site. My extensive internet lookup has now been
paid with incredibly good insight to talk about with my family members.

I would assume that we bsite visitors are unequivocally fortunate to live in a
really good network with very many marvellous professionals with good techniques.
I feel pretty grateful to have discovered your web page and look forward to some more pleasurable
moments reading here. Thank you once again for everything.


Take a look at my webpage - facebook of sex

Anônimo disse...

I�m not certain where you are getting your information, but good topic.

I must spend a while finding out much more or working out more.

Thank you for wonderful info I was in search of this information for my mission.


my website ... adult finder

Anônimo disse...

I have observed that online diploma is getting favorite because
obtaining your degree online has changed into a popular alternative for many people.
Quite a few people have never had a chance to attend an established college
or university however seek the improved earning
potential and career advancement that a Bachelors Degree gives.
Still other people might have a diploma in one course but wish to pursue something they now
possess an interest in.

my web page ... dating site online for free

Anônimo disse...

When I initially commented I clicked the "Notify me when new comments are added"
checkbox and now each time a comment is added I get
four emails with the same comment. Is there any way you can remove people from
that service? Cheers!

Take a look at my web-site ... free dating site

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/amoxil.htm][img]http://onlinemedistore.com/8.jpg[/img][/url]
uk pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/amaryl.htm how much does a pharmacy tech earn [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/diabecon.htm]continuumcare pharmacy barboursville west verginiga[/url]
american association of pharmacy tech http://englandpharmacy.co.uk/products/celexa.htm annual salary of a pharmacy technician [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/benicar.htm]benicar[/url]
where can i find pharmacy information http://englandpharmacy.co.uk/products/rogaine-5-.htm pharmacy tech prep [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/glucophage.htm]pharmacy nexium[/url]
pharmacy medicine labels australia http://englandpharmacy.co.uk/products/prazosin.htm pharmacy technician week [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/calan.htm]calan[/url]

Anônimo disse...

Hi there just wanted to give you a quick heads up.
The words in your post seem to be running off
the screen in Internet explorer. I'm not sure if this is a format issue or something to do with internet browser compatibility but I figured I'd
post to let you know. The style and design look great though!
Hope you get the problem solved soon. Cheers

My web blog: facebook of sex

Anônimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/advair-diskus.htm][img]http://onlinemedistore.com/2.jpg[/img][/url]
physicians pharmacy alliance http://englandpharmacy.co.uk/products/neurontin.htm pharmacy formullary [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/flonase.htm]quality control in pharmacy[/url]
canadian casodex pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/triphala.htm gladwyne pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/atrovent.htm]atrovent[/url]
pharmacy courses and universities http://englandpharmacy.co.uk/products/prandin.htm what is the british pharmacy act [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/viagra-soft-tabs.htm]mexican pharmacy hcg[/url]
pharmacy computer application britian http://englandpharmacy.co.uk/products/finpecia.htm what does the hierarchy for a pharmacy technician look like [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/bactrim.htm]bactrim[/url]

Anônimo disse...

Thanks for your publication. What I want to comment on is that when searching for a good online electronics store, look for a internet
site with full information on important factors such as the level of privacy statement, safety details, any payment guidelines,
along with other terms plus policies. Often take time to look into the help along
with FAQ sections to get a better idea of what sort of shop performs, what they can perform for you, and the
way you can make best use of the features.

Here is my homepage: cyber sex

Anônimo disse...

Thanks for your article on the traveling industry.
I would also like to include that if you're a senior taking into account traveling, it can be absolutely essential that you buy travel cover for older persons. When traveling, retirees are at greatest risk of experiencing a health care emergency. Obtaining right insurance plan package in your age group can look after your health and provide you with peace of mind.

my web site facebook of sex

Anônimo disse...

[url=http://fdaapproved.co.uk/products/cefadroxil.htm][img]http://onlinemedistore.com/10.jpg[/img][/url]
wic pharmacy http://fdaapproved.co.uk/products/ranitidine.htm aroma pharmacy [url=http://fdaapproved.co.uk/products/flonase.htm]pemberton pharmacy[/url]
indiana pharmacy technician http://fdaapproved.co.uk/products/cystone.htm pharmacy allegra [url=http://fdaapproved.co.uk/products/exelon.htm]exelon[/url]
curiscript pharmacy http://fdaapproved.co.uk/products/viagra-super-active-plus.htm scotch hills pharmacy [url=http://fdaapproved.co.uk/products/biaxin.htm]green pharmacy herbal handbook[/url]
annual salary for pharmacy technicians http://fdaapproved.co.uk/products/starlix.htm organic pharmacy nc [url=http://fdaapproved.co.uk/products/himcolin.htm]himcolin[/url]

Anônimo disse...

teenage suicide in teen dating http://loveepicentre.com/faq/ uk dating site s
full service ukraine dating [url=http://loveepicentre.com/advice/]gaijin dating japan[/url] free dating sites in oklahoma
dating san diego [url=http://loveepicentre.com/testimonials/]article dating internet jewish personals[/url] good dating sites that dont charge [url=http://loveepicentre.com/user/lailabeby/]lailabeby[/url] who is lauren conrad dating

Anônimo disse...

ashian dating sites http://loveepicentre.com/success_stories/ dating in tennesse
accuracy of carbon dating material [url=http://loveepicentre.com/success_stories/]dating and marriage rituals in uganda[/url] fun free rpg dating games
dating seth thomas clocks phil russell [url=http://loveepicentre.com/advice/]dating services western massachusetts[/url] good dating lines for texting [url=http://loveepicentre.com/user/grate100/]grate100[/url] vancouver b c sex dating online