segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Austria








A Áustria, localizada bem no centro da Europa, encanta os turistas pelas belezas naturais principalmente nos Alpes, com os picos cobertos de neve, estações de esqui e vales encravados em montanhas e o Danúbio. O país reserva cidadezinhas encantadoras como Melk, Hallstatt e Altmüster, com a belíssima arquitetura típica, e a agitação e charme da capital Viena.

A Áustria tem forte tradição musical - a longa lista de grandes compositores inclui Mozart, Schubert, Haydn, Mahler, além dos dois Strauss, pai e filho – acessível a todos. Pode-se assistir a uma ópera famosa no Staatsoper (em Viena) por apenas dois euros. No verão, várias cidades austríacas promovem festivais de música, como o Festival de Música de Viena, de julho a setembro, e o Festival de Salzburgo, considerado o maior evento do tipo no mundo, realizado de fins de julho a agosto. Os bolos e as tortas também são tradicionais no país, além dos aconchegantes, embora caros, cafés.

Os austríacos também possuem um passado imperial glorioso que deixou de herança dezenas de castelos, incríveis acervos de obras de arte, tempos do reinado de Maria Teresa e da imperatriz Sissi, uma mulher à frente do seu tempo, independente e símbolo de beleza da época.

A vida intelectual e artística, principalmente de Viena, floresceu no fim do século 19 e início do 20, com o movimento secessionista (o mais importante do país que ocorreu quando artistas romperam com a Academia de Viena em 1815), a arquitetura e o design. Nesta época também, ocorreram os estudos de Sigmund Freud, pai da psicanálise.

Para os amantes do eco-turismo, o país é perfeito. Têm montanhas, cavernas geladas ou não e lagos a serem explorados. Na região de Allstatt, por exemplo, é possível alugar uma caverna, desfrutar da tranqüilidade e ter uma experiência semelhante à dos moradores da região há centenas de séculos. O país tem também várias trilhas para ciclistas.

A Áustria existe como nação desde 1919, quando os territórios que faziam parte do império Austro-Húngaro (como Hungria e Tchecoslováquia) conquistaram a independência com o final da Primeira Guerra Mundial. A maior parte da população, 98%, fala alemão, embora existam alguns dialetos regionais.

Estradas – As rodovias austríacas são ótimas. É necessário comprar um selo para transitar por elas. O adesivo pode ser adquirido em postos de combustíveis e tem validade mínima de dez dias. Em alguns túneis e estradas de montanhas são cobrados pedágios.

Mais informações podem ser obtidas no site:
http://www.austria-tourism.at/ .

A Lufthansa voa diariamente para a Áustria, com conexão em Frankfurt, na Alemanha. Até 28 de julho, a passagem aérea em classe econômica, ida e volta, custa US$ 1.205 de segunda a quinta-feira e US$ 1.240, de sexta a domingo. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet
http://www.lufthansa.com.br/


Viena






Grande, mas com suas principais atrações concentradas em torno do Hofburg (residência de inverno dos Habsburgo e sede da antiga Corte Imperial), Viena abriga hoje pouco mais de 1,5 milhão de habitantes. Com a demolição dos muros que cercavam a antiga capital do Império Austro-Húngaro, foi construída uma avenida circular, a Ringstrasse, para delimitar o centro da cidade e ligar as novas instituições políticas e culturais. Quem quiser conhecer os mais famosos pontos turísticos de Viena sem caminhar muito, basta tomar os bondes 1 ou 2, ele percorre boa parte da Ringstrasse. O bonde número 5 também é uma ótima pedida. A pé, o tour também pode ser bem interessante. Aproveite para dar uma paradinha em alguns dos vários parques que circundam o Hofburg. O passeio também pode ser feito de carruagem, ao velho estilo.
curiosidade – você já deve ter ouvido falar ou até arriscado alguns passos ao som da clássica valsa Danúbio Azul. Pois é, o rio Danúbio, que corta a cidade pelo lado leste, tem mesmo a cor azul, mais intenso na primavera. Confira.
especialidade – não deixe de provar a tradicional torta Sacher, considerada a mais famosa do mundo, a original e melhor torta vienense desde 1832, feita pela primeira vez pelo aprendiz de cozinheiro Franz Sacher, quando tinha apenas 16 anos.


principais atrações:


Hofburg – A pequena fortaleza construída em 1275, aos poucos foi sendo ampliada e se transformou no magnífico palácio de Hofburg, sede do império austríaco ao longo de seis séculos. O grande complexo não parou de crescer até pouco antes da queda dos Habsburgo, em 1918, e cada imperador que por ali passou quis deixar a sua marca. Por isso, o estilo de seus vários edifícios vai do gótico ao neo-renascentista.
Boa parte do complexo está aberta à visitação. Um dos trechos mais interessantes do passeio fica por conta dos aposentos imperiais, muito bem preservados. A parte privada do palácio, onde ficam os quartos, salas de banho e escritórios do imperador Francisco José e da imperatriz Elizabete, a Sissi, estão praticamente intactos e só há poucos anos foram abertos ao público. A mesa do salão de banquetes está exatamente no lugar que ocupava na última fase do reinado dos Habsburgo, até a morte de Francisco José, em 1916. A entrada deve ser feita pelo Portão Michaelertor, na Michaelerplatz.
Neste mesmo lado do complexo, não deixe de visitar também a Hofburg Silberkammer, a coleção de pratarias. Alguns dos jogos de jantar e objetos pessoais de Sissi preservam a letra inicial de seu nome. Um belo ‘E’ adorna os conjuntos.
Ainda no palácio funciona a Escola Espanhola de Equitação, fundada em 1572. Garanhões brancos da raça Lipizzaner são treinados e fazem exibições de 80 minutos no edifício da Escola de Equitação de Inverno.
Outro ponto alto do Hofburg é a exposição com os tesouros dos Habsburgos (Schatzkammer). São peças religiosas e seculares, como relíquias do Sacro Império Romano, jóias da Coroa, objetos litúrgicos e porcelanas usadas nos banquetes imperiais, acumuladas durante o império e que hoje estão expostas em 21 salas.
No Schweizerhof, passando pelo Schweizertor (portão do século 16), uma escada leva à Burgkapelle, onde aos domingos, sempre às 9h15 – de janeiro a julho e de setembro a dezembro – se apresentam os Meninos Cantores de Viena. Atenção, para assistir a uma das apresentações é preciso fazer reserva.
Os jardins são umas das grandes riquezas de Viena. Entre os principais estão o Burggarten (particular e vetado ao público até 1918) e o Volksgarten (aberto desde 1820 e onde outro jardim com todo tipo de rosas leva o nome de Sissi), construídos pelos Habsburgos sobre o terreno que sobrou ao redor do Hofburg depois que Napoleão destruiu parte das muralhas que cercavam a cidade.
Na ala mais nova do palácio (Neue Burg), concluída em 1913, hoje funciona a Biblioteca Nacional Austríaca com o grandioso Salão de Honra, revestido de painéis de madeira. Este mesmo espaço abriga vários museus como o Ephesos Museum e o Museu dos Instrumentos Musicais, com pianos que pertenceram a Beethoven, Shubert e Haydn. A coleção de armas do Hofjagd und Rüstkammmer é uma das mais belas da Europa.
Mais informações podem ser obtidas no site
http://www.hofburg-wien.at/




Stephansdom (Catedral de São Estevão) - A catedral, com seu belo telhado de azulejos vitrificados e sua torre de 107 metros de altura, é considerada a alma e um dos símbolos de Viena. Sob o altar-mor estão guardadas dezenas de urnas que preservam em álcool as vísceras de alguns dos Habsburgos. Uma das mais ricas obras guardadas sob o teto abobadado da Stephansdom é o túmulo de Frederico III. As imagens de santos que decoram as colunas também chamam a atenção dos que visitam a igreja. Ainda no subsolo da catedral estão amontoados os ossos de milhares de corpos de um antigo cemitério da igreja e de vítimas da peste negra, doença que assolou a capital austríaca no início do século 18.


Karlskirche – Esta igreja foi construída após uma promessa feita por Carlos VI durante a epidemia de peste negra que quase dizimou todos os vienenses em 1713. Caso a cidade fosse livre da doença, deveria ser erguida uma igreja em homenagem a São Carlos Borromeo, antigo arcebispo de Milão e santo patrono da peste. A construção durou quase 25 anos. As duas colunas que adornam a parte externa na igreja contam a vida do santo “que salvou Viena”.
Ainda no centro de Viena, aproveite para conhecer a Igreja Votiv, construída entre 1856 e 1879 em lembrança ao atentado sofrido por Francisco José I.




Museus – Viena é uma capital rica em museus, entre os que se destacam estão o Kunsthistorisches Museum, o Museu de Artes Aplicadas e o Naturhistorisches Museum, com sua Vênus de Willendorf, uma estatueta que já conta com 25 mil anos.
A capital preserva ainda o Freud Museum, no número 19 da Bergasse. Neste endereço viveu e trabalhou de 1891 a 1938 Sigmund Freud, o pai da psicanálise. Entre os objetos em exposição estão cartas, livros, móveis, fotos e objetos que pertenceram ao estudioso da psique humana. O apartamento foi abandonado quando os nazistas obrigaram Freud a deixar a cidade, mas a sala de espera de seu consultório foi restaurada e os móveis postos nos lugares de origem.
Palácio e Jardins de Schönbrunn (do alemão ‘bela fonte’)– A residência de verão dos Habsburgos está hoje na lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade. A simetria da arquitetura é ornamentada no seu exterior por um belo jardim e sua série de fontes e estátuas interligadas por alamedas traçadas e ladeadas de árvores. No palácio podem ser vistos suntuosos salões (como o Millionem Zimmer) e outros mais simples, como os aposentos do imperador Francisco José e da imperatriz Sissi. Neste palácio viveram também o duque de Reichstadt, filho de Napoleão, e a princesa Maria Luísa. Depois da queda de seu pai, o duque foi mantido prisioneiro no palácio até morrer em 1832, aos 21 anos.
Estando no Schönbrunn, aproveite para visitar o Museu das Carruagens. Ali estão os carros oficiais dos Habsburgos e a carruagem fúnebre que levou em cortejo os caixões de Sissi e Francisco José, entre outros nobres. Outra usada por Napoleão também tem destaque no museu.
Existem dois roteiros para serem seguidos na visita ao Palácio Schönbrunn: o Imperial Tour (22 aposentos e duração de 35 minutos) e o Grand Tour (40 aposentos e duração de 50 minutos). Os guias acústicos estão disponíveis em 10 línguas, mas não incluem o português.




Melk







A pequena e encantadora cidade de Melk é um importante centro espiritual e cultural há quase mil anos, desde a fundação do monastério beneditino em 1089, que faz parte da lista dos patrimônios da humanidade tombados pela Unesco. A construção em estilo barroco guarda um tesouro de pinturas, esculturas e arte decorativa. A biblioteca tem um acervo de aproximadamente 100 mil exemplares.
O lugar é perfeito para se passear tranqüilamente, principalmente pela avenida que fica logo abaixo da abadia e onde é proibido o tráfego de automóveis. Preste atenção na arquitetura renascentista das construções.
Melk situa-se num dos trechos do rio Danúbio, chamado Wachau, que se estende por 40 km até Krems. Para conhecer toda a região e as belíssimas construções à beira do rio, como castelos e ruínas, uma boa opção é um passeio de barco. Muitas pessoas preferem percorrer Melk e os lugarejos próximos de bicicleta. Existe uma ciclovia à margem do rio. Só é necessária disposição...


Como chegar

Melk fica no caminho entre Viena e Linz. A estrada é perfeita e muito bem sinalizada.


Não perca

Se você visitar a região durante a colheita do morango (meados do mês de junho) aproveite para comprar morangos fresquinhos em barracas que ficam na margem da estrada, junto à plantação. É possível colher os próprios morangos. Além de um pouco mais barato você pode saborear a fruta ali mesmo, à vontade...






Salzburgo





Salzburgo fica numa região privilegiada da Áustria, rodeada por vários lagos de um azul brilhante e charmosos vales. A cidade de pouco mais de 150 mil habitantes tem várias atrações: fortes medievais, abadias, museus, palácios, igrejas, mas Salzburgo é mais conhecida por ser a terra natal do genial compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
Filho de Leopold Mozart (membro da orquestra de câmara do príncipe-arcebispo), Amadeus nasceu em 1756. Com três anos de idade aprendeu a tocar cravo e aos cinco escrevia as primeiras composições. Tinha apenas sete anos quando começou a viajar pela Europa e tocar para a aristocracia. Durante sua vida, compôs 56 sinfonias, mais de 20 concertos e 15 óperas. Mozart, endividado, sofreu depressão profunda nos últimos anos de vida. O compositor morreu aos 35 anos na miséria.
A trajetória de Amadeus pode ser acompanhada em dois museus: no Mozart Geburtshaus (casa onde ele nasceu) e no Mozart Wohnhaus (onde ele passou sete anos de sua vida). Hoje Mozart é marca de chocolates e licores. Mas preste atenção: muitos produtos oferecidos nas lojinhas de souvenirs junto aos museus são encontrados também nos supermercados da cidade e também do país, por um preço bem mais atraente.
Não deixe de dar um passeio pela Getreidegasse. A rua, só para pedestres, é um encanto. Uma das mais movimentadas da cidade, onde estão as lojas mais caras daqui. As fachadas dos prédios e os ornamentados suportes onde eram colocadas as placas com o nome das lojas foram preservados e hoje todos os comerciantes obedecem ao mesmo estilo.
A cidade guarda algumas histórias interessantes como a do Schloss Mirabell que foi construído pelo arcebispo Wolf Dietrich para sua amante judia Salomé Alt. Faça uma visita também ao jardim do palácio.
Durante o verão, ocorre na cidade o Salzburger Festspiele – um festival de ópera, música erudita e teatro. Na cidade, ainda é possível acompanhar o teatro de marionetes.





Salzkammergut






Conhecida como o mundo das águas, é aqui na região de Salzkammergut que fica a maioria dos lagos e picos do país, muitos formados pelo degelo das montanhas. A natureza é pródiga e ainda oferece minas de sal e cavernas. Para os amantes da natureza este é o local ideal para caminhadas, esportes náuticos, escaladas e mountain bike. Os maiores lagos da região são o Traunsee, Attersee, Mondsee e Wolfgangsee, todos ladeados por pequenos vilarejos.
Localização – Salzkammergut fica no noroeste do país. Apesar da região ser montanhosa e as estradas simples, o acesso de carro é tranqüilo.
Altmünster – A pequena cidade fica às margens do lago Traunsee. Vale a pena passar pelo menos uma noite para apreciar o pôr do sol nas montanhas. No final da tarde o sol começa a bater nas rochas e transforma o visual. Apesar da água do lago ser um pouco gelada, ela é cristalina e muitas pessoas aproveitam o final do dia para dar um mergulho.


Hallstatt – Às margens do lago Hallstätter See, a principal atração da cidade é a mina de sal (salz welten), considerada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco desde 1997. Depois disso foram investidos mais de 4 milhões de euros na mina de sal e ela foi reaberta para o turismo em 2002. No primeiro milênio antes de Cristo, os povoados da região prosperaram graças à mineração de ferro e à produção do sal. Durante a Idade do Ferro, a cultura de Hallstatt se espalhou pela Europa e foi o ferro que atraiu os romanos para região.
Considerada a mais antiga mina do mundo, ela foi descoberta no início da Era do Ferro (800 – 400 a.C.). Em 1734 foi encontrado no coração da montanha o corpo intacto de um homem solidificado junto à rocha. Na época, por falta de conhecimento arqueológico, o corpo acabou sendo enterrado.
Para chegar até a mina de sal é preciso pegar um teleférico para subir a montanha. Na entrada da mina fica a Rudolfsturm, uma torre construída em 1284 para proteger o lugar. Dentro da mina é possível ver uma sala de cristais de sal, um lago e o lugar onde o homem de sal foi encontrado.
Época de visitação – do final de abril ao final de outubro. Crianças com menos de 4 anos não podem visitar o local.
Altausee – Abriga uma outra mina de sal. A curiosidade aqui é conhecer uma sala que foi usada para esconder obras de arte da destruição dos nazistas. Mais de 6.500 obras, entre quadros e esculturas foram escondidas na Capela de Santa Bárbara, no meio da montanha. A obra mais famosa preservada aqui é a Madona de Michelangelo.
Época de visitação – do final de abril ao final de outubro. Crianças com menos de 4 anos não podem visitar o local.
Obertraun – Daqui saem os teleféricos para as cavernas de Dachstein, um parque nacional que abriga a Caverna de Gelo, a Caverna do Mamute e a Caverna Koppenbrüller, consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Apesar de serem três cavernas no parque, aqui vamos dar as dicas da mais interessante, a grande Caverna de Gelo. No mundo só existem três cavernas de gelo que podem ser visitadas pelos turistas.
Até a entrada da Caverna de Gelo é preciso caminhar uns 700 m depois de um bom trecho feito de bondinho, a distância não é grande, o problema é que a altitude aumenta o cansaço. No percurso existem vários pontos de descanso, vale a pena parar e apreciar a vista. É bom levar agasalhos e usar um calçado quente e confortável para tornar o passeio ainda mais agradável.
A grande Caverna de Gelo fica na face leste da montanha Schönbergalpe (1365 m) sobre o vale de Traun. O passeio turístico é de 1 km e começa numa altitude de 1418 m num sistema de túneis dentro da caverna. Logo na entrada encontramos a sala das estalactites e estalagmites, o frio começa a ser sentido, a temperatura é de apenas 3 graus. Seguindo pela Catedral do rei Arthur vemos uma grande caverna com imensos blocos de rochas desprendidas pela ação do gelo. A próxima parada é na Caverna do Urso, onde foram encontrados ossos de um urso pré-histórico (muitos ursos morriam durante o período de hibernação no inverno), presa predileta do homem paleolítico. Subindo uma escada dentro da montanha, começam a aparecer os primeiros sinais de gelo e a temperatura cai ainda mais e fica negativa, em alguns pontos chega a 6 graus abaixo de zero. São incríveis formações de gelo que ganham uma atmosfera especial com um show de luzes. O guia é quem vai acendendo e apagando as luzes conforme o passeio vai seguindo. A sensação dentro da caverna é maravilhosa, uma viagem no tempo da Era Glacial. Na Catedral de Tristan, a formação de gelo é a mais espessa, chegando a 25 m.
A caverna de gelo foi descoberta no dia 17 de julho de 1910, por espeleólogos do Império Austro-húngaro, comandados pelo Dr. Friedrich Simony (1813 – 1896).



Duração - o passeio leva cerca de 50 min.
Período de visitação – de maio a outubro.
Localização - no extremo sul do Hallstäter See, a 21 km de Hallstatt.
Mais informações nos sites:
http://www.salzkammergut.at/
http://www.dachsteinregion.at/




Super dicas



CONSELHOS PARA APROVEITAR A ÁUSTRIA



Estive no ano passado na Áustria com minha esposa, é um país fantástico. Minha dica em primeiro lugar é respeitar as regras, nas ruas obedeça a sinalização de transito, não vale o jeitinho brasileiro e não mexa nos jornais que estão sendo vendidos nas ruas, em que o comprador deposita o dinheiro e retira do plástico aberto o jornal do dia. Na cidade de Viena, com 5 euros você compra um passe diário que vale para trem e ônibus e anda por tudo sem stress. O castelo Schonnbrum é mais preservado que Versales, pois sua mobília é original. Visite também uma cidade de paisagem de tirar o fôlego, Hallstatt, que fica pouco mais de uma hora de Salzburg, localizada entre um lago e uma montanha. Aproveitem!

CONCERTO POR 3 EUROS



Em Viena, uma boa dica e assistir a um concerto da opera Staatsoper, em pé, por três euros. Normalmente (comprando antecipado), os preços vão de 45 a 1000 euros. Não é desconfortável pela magnitude do espetáculo, e há onde se acomodar. Deve-se chegar 2 a 3 horas antes do concerto (existem folders com programação e horários) e comprar os bilhetes na standing room, que fica ao lado da entrada principal.

TRÊS LUGARES IMPERDÍVEIS


Viena é uma cidade linda, romântica, charmosa... tem vários lugares interessantes para conhecer, então aproveito para recomendar 3 lugares que não da pra perder estando em Viena: em 1º lugar o Castelo de Schönnbrum, muito parecido com o Versailes em Paris, lá eu recomendo que os casais apaixonados peguem uma carruagem para conhecer todo o castelo e seus jardins, a noite sintam-se realmente como um nobre e assistam a uma opera no castelo. O Parque de Viena também é lindo, muito florido e calmo, lá esta o "Memorial de J. Strauss" (maior compositor de opera nascido na cidade). O Hundertwasserhaus são vários prédios de formato engraçados, lá é muito interessante para se parar e observar essa arquitetura.


COMO ENCHER O PRATO


Em Viena, existe um "selfservice" chamado Rosenberg, fica no centro, na rua que vai dar no museu Albertina, com pratos variando de 2,90 euros a 6,90. Não é selfservice tipo os brasileiros pq vc não paga pelo kg mas pelo tipo de prato e comida q escolher. ex. um prato pequeno na seção de verduras, custa 2,90 e vc poder encher de comida pagando o mesmo preço. O negocio é não variar os alimentos como fazemos no Brasil onde colocamos um tipo de cada comida: encha o prato de verduras ou salada, o q vc quiser, lembrando que o preço varia de acordo com o tamanho dos pratos! Aproveitem! O lugar é agradável, bonito, no centro da cidade e a comida é boa!

LIGANDO PARA O BRASIL


Para fazer chamadas telefônicas da Áustria para qualquer país, não deixe de consultar o link http://www.telediscount.at/tarife.php (para o Brasil, procurar por Brasilien Festnetz, linha fixa ou Brasilien Mobilnetz para celulares). Os telefones e as tarifas mudam 1 vez a cada 2 meses em média, é necessário ficar de olho, mas a economia é absurda. Atualmente, o minuto para linha fixa sai por 4.4 centavos de euro, uma verdadeira barbada.

ENTRE VIENA E SALZBURG


Pessoal que pretende viajar para a Áustria e for passar por Viena, não deixem de visitar o bar B72 que é um bar muito legal com bastante jovens e super alto astral, também aconselho que visite o café Leopold ao lado do museu Leopold. Aconselho também visitar o palácio Schönbrunn que é muito interessante para quem for de metro pegue a linha U4 e desça na estação Schonbrunn. A Áustria tem um sistema muito bom de transporte, o ticket para metro e ônibus custa 1,50 euro. Levem sempre a carteira do estudante que é muito útil. Em Salzburg vale a pena ir na casa onde morou Mozart e visitar um dos castelos da cidade, também tem muitas lojas de souveniers, caros, mas se você for no supermercado Spar que é o mais barato também pode comprar o Mozartkugeln que é bem tradicional, não deixem de provar chocolates e iogurtes que são muito bons na Áustria. No caminho de Salzburg também conheci a cidade Steyr, uma cidade muito bonita e bem típica com casas com a Rathaus de 1100 anos acho que vale a pena passar por lá também para tirar lindas fotos. Boa viagem a todos.


SELO PARA AS ESTRADAS


Ao fazer viagem de carro pela Áustria, nunca esquecer de comprar o selo de autorização para circular nas estrada. Não custa mais do que 30 euros. Se não tiver e for pego, a multa é de 120 euros!

O QUE VALE A PENA NA ÁUSTRIA


Em primeiro lugar, gostaria de mostrar a minha indignação ao ler a dica "Corra que o Fiscal vem ai". Isso só mostra o quanto a lei de Gérson ainda impera no Brasil e ajuda a queimar a nossa imagem aqui fora. Moro na Áustria e sei muito bem o que é o controle, já que eles não andam "bem fardados" como sugere a amiga Kalina. Em Vienna, quando for ao Prater (a grande roda gigante), esqueca os souvenirs de lá, são absurdamente caros. Mais vale a pena comprar na Hundertwassergalerie em frente à Hundertwasserhaus, como sugere o viajante Mário. Mas a Áustria nao e composta apenas por Innsbruck, Salzburg ou Vienna. A região oeste do País, como o estado de Vorarlberg, apresenta muitos atrativos pra quem curte turismo ecológico, pois fica no coração dos Alpes e tem a sua capital Bregenz às margens do Lago Constance (ou Bondensee para os nativos) e tem grande parte (a "Unterland") banhada pelo rio Reno. Essa capital fica em um ponto estratégico, pois está no triângulo formado pela Áustria, Alemanha e Suíça e bem perto do principado de Liechtenstein. Dica: Se visitar essa região, hospede-se no Albergue da Juventude em Feldkirch, pois fica perto da estação de trem que te dá mobilidade, para Vienna, Zurich, Munich e ainda pode ir até a Itália ou Istambul, ou seja, é um ponto que te dé mobilidade para todos os lados. Sem essa de fazer reserva de trem, como sugerem algumas agências de viagens. Isso é só pra arrancar seu dinheiro, pois os trens sempre têm lugar e com a carteirinha de estudante você paga meia. Ahh, ia me esquecendo, com sorte (pois por esse preço até mesmo os alemães, suíços e austríacos mergulharam de cabeça e as reservas estavam por 3 meses de antecedência) você até pode dar um pulinho em Londres via Friedrichshafen na Alemanha (a 40km de Bregenz) por 30?.

SOUVENIRS EM VIENA



Para quem não resiste e sempre comprar alguns souvenirs por onde passa, ao ir para Viena, deixe para comprar tudo no pequeno centro comercial que fica em frente ao prédio Hundertwasserhaus. Os preços são mais baratos do que as lojas do centro da cidade e além disso, vc aproveita pra viajar nos desenhos assimétricos do prédio.


NOITADA EM VIENA


A boa da noite em Viena é a boate Titanicbar. É um restaurante com uma boate no subsolo. A entrada para a boate é uma portinha, que você até desconfia... mas lá embaixo são dois ambientes enormes, com música rolando atá as 7 da manhã. E o melhor é que não paga nada para entrar!! Veja a home-page em www.titanicbar.at/home.php


PASSEAR PELAS MONTANHAS


Tudo bem que Viena e Salzburg são as tops austríacas mas Innsbruck é show, imperdível. Dá pra fazer uma caminhada pelas montanhas do outro lado do rio (saindo da estação) e chegar às estações mais altas (mais ou menos 2000m) por teleférico (Nordkette) ou caminhando mesmo. Sempre tem pessoal saltando de asa-delta. Vista fantástica da cidade lá embaixo.

ÓTIMAS DICAS


Se você estiver indo para Viena, não deixe de conhecer o bar Kunsthalle, que fica na praça Karlplatz. O lugar é o ponto de encontro das pessoas mais bem informadas e descoladas da cidade. Inclusive tem um garçom brasileiro que trabalha lah. Fique atento para as festas que acontecem nos museus, como no Museum Quartier Halle, por exemplo. Aos sábados, no NachMarket, as pessoas se encontram para trocar um papo e andar nesse exótico mercado que parece no nosso Mercado Municipal, porem, fica ao ar livre. E seguindo adiante vc encontrará o mercado das pulgas, que mais parece um pátio russo. Sem falar nos cafés e bares com estilo tradicional, o Anzengruber é de uma família croata e eles mesmos que trabalham o dia todo no bar. Esse lugar é freqüentado por muitos intelectuais e lá existe a possibilidade de se fazer muitas amizades. Não esquecendo do bar e restaurante Favela, de duas brasileiras simpaticíssimas, lugar para matar a saudade do Brasil, com caipirinha e feijoada. Aproveite as lojas de livro, são muito baratos e as liquidações de roupa, onde comprei uma bolsa por EU10 e uma super malha de lã por EU9,50, na Stephanplatz. Bom, oportunidades para todos os lados nessa cidade com a arquitetura muitíssimo tradicional. para ver um prédio novo, como os da AV. Paulista, em SP, precisa ir para perto do Rio Danúbio, pois a cidade é um cenário imperial, dos tempos de Mozart, Freud, Schubert e outros também.

CARTEIRINHA É MUITO ÚTIL NO TELEFÉRICO



Um lembrete para quem for a Innsbruck: não deixe de ter sua carteirinha de estudante na hora de pegar o teleférico para o alto da montanha. Eu esqueci a minha e paguei a maior grana! Apesar disso, valeu muito a pena pela vista e pelo relax! Na hora de ir pra night, procure os bares que ficam no "subsolo". Essas são freqüentadas por moradores e rola um som bem underground! Foi uma das melhores noites da viagem!

SALZBURG E ARREDORES



Na Áustria, não deixe de visitar Salzburg e arredores. O lugar é simplesmente fantástico. Sabe aquele clima de Heidi e A Noviça Rebelde? Está tudo lá, perfeito. Uma dica, o albergue da Eduard Heinrich Strasse, é barato, com comida boa e as acomodações são excelentes. É tudo muito novo, os beliches e camas são de madeira nova e resistente e tudo é muito limpinho. Se os quartos fossem individuais, eu diria que parece um hotel de 4 estrelas. O único inconveniente é que existe só um computador com acesso a internet, mas convenhamos que num lugar desses a última coisa a lembrar é usar a internet. Ah, e os passeios, city tour e tudo mais, é possível comprá-los já no albergue e a van vem buscá-lo no albergue mesmo. É demais!


SERÁ QUE VALE A PENA SER DESONESTO


Só gostaria de dizer que a dica "Corra que o fiscal vem aí" é uma grande furada.1- não é verdade que se pode andar de graça nos transportes públicos.2- a falta de controle ostensivo só mostra que o país tem gente honesta (pelo menos a maioria) e o abuso (infelizmente brasileiros não estão acostumados com tanta honestidade) pode custar muito caro.3 - os tais controles "fáceis de identificar" são uma espécie de polícia de transportes e estão ali para assegurar que tudo está em ordem e não para controlar os desonestos.4 - para esses desonestos há um outro controle que anda vestido de civil e só se identifica depois que todas as portas estão fechadas e o trem/metrô está em movimento. Eles usam algemas se necessário.Espero que os viajantes deste fórum não sigam o conselho dado, não piorem a imagem do Brasil que já não é lá das melhores, não envergonhem mais o nosso País e não gastem o seu suado dinheirinho pagando uma multa que é no mínimo 20 x maior que o valor da passagem mais cara. Será que vale a pena ser desonesto? Procurem saber em cada país qual a maneira mais barata de viajar. Para jovens estudantes sempre há ofertas especiais. Um abraço.

CORRA QUE O FISCAL VEM AÍ



Em 1997 fiz uma viagem à Europa. No início estava com amigos, mas depois fiquei sozinha, de mochila nas costas. Conheci vários países, dormi em estações de trem, albergues... Em Viena, pode-se andar de graça de metrô ou bonde. Os fiscais nunca entram e as estações do metrô não têm nenhum tipo de controle. A dica é sempre ficar num lugar perto da porta. Se por acaso algum fiscal resolver entrar (é fácil reconhecê-los, estão sempre muito bem fardados), você sai na mesma hora e pega a próxima condução.



Para Não cair em roubadas



CRISTAIS EM INNSBRUCK


Galera, o Parque Temático dos Cristais Swarowski, em Innsbruck, é uma roubada. É caro (você gasta pelo menos 17 euros), e não tem graça. Se quiser ver cristais, vá a loja no centro histórico de Innsbruck.

MUSEU DE FREUD


Em Viena, não vá ao museu de Freud! Foi sem dúvida a maior roubada em uma viagem de toda a minha vida. Fui esperando divã, escrivaninha, enfim, relíquias do pai da psicanálise. O que encontrei foram fotos, cópias de premiações, uma seção multimídia fajuta e, fechada, a única coisa que poderia ser interessante lá: uma biblioteca que só está disponível com solicitação prévia, para estudos acadêmicos. Sinceramente, vá conhecer melhor aquela bela cidade e, com os mesmos 3,50 euros que paguei lá, se possível, ir ao Museu de História Natural, este sim bastante interessante!










sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Holanda


Holanda


Sob o ponto de vista turístico a Holanda é um dos países mais importantes da Europa, tendo muito para oferecer no campo cultural e recreativo. Muito valiosa para o desenvolvimento de seu turismo continua a ser a sua esplêndida localização no coração da Europa, e as excelentes ligações que possui com os países vizinhos. Cada ano a Holanda é visitada por cerca de 5 milhões de turistas.O turista interessado pelos aspectos da história e da cultura encontrará nos Países Baixos tudo quanto deseja. Mais de 700 museus possuem muitas e extremamente varia das coleções, indo das pinturas dos mestres do século 17 até às coleções de brinquedos, de relógios, mealheiros, cerâmica, etc.. O Palácio Het Loo vale a pena também ser visitado. Na vizinhança de Apeldoorn, um antigo castelo do século 15 que foi adquirido pelo Rei e Stadhouder Willem III em 1684, o qual depois o transformou num imponente pavilhão de caça. No que diz respeito à arte contemporânea são igualmente vastas as possibilidades oferecidas pelos Países Baixos. . Além de museus e castelos, existe ainda um grande número de galerias de arte, nas quais é possível apreciar as tendências que estão se desenvolvendo na arte.Cada uma das grandes cidades tem seu caráter próprio. Sobretudo Amsterdam, famosa por seus esplêndidos canais, pontes e fachadas, e que além de atrair inúmeros visitantes é uma cidade dinâmica, alegre, e de caráter verdadeiramente internacional. No verão o público enche as esplanadas ao ar livre, enquanto que no inverno é forte a animação nos famosos cafés.Incomparáveis são também as cidades de Haia e de Rotterdam. Na primeira reside a Rainha Beatrix com sua família, e é nela também que se encontra a sede do parlamento e do governo; Haia, com suas galerias cobertas, seus passeios e parques, tem uma elegância particular e visível, e a curta distância acha-se a bela praia de Scheveningen. Rotterdam deve principalmente seu renome ao fato de ser cidade portuária. Sua parte histórica pode ainda hoje ser apreciada no quarteirão chamado Delfshaven. A moderna e, por assim dizer, arquitetura futurista do centro de Rotterdam, demonstra bem o que tem nos Países Baixos o desenvolvimento de arte desde que terminou a Segunda Guerra Mundial.A época das flores tem seu começo em março e apenas termina em setembro. Porém, na Holanda, durante o ano inteiro toda a gente pode dar-se o prazer de ter flores em casa. Todos os anos se realiza a “Kerstflora” (Flora de Natal), uma exposição que dura cinco dias, e durante qual são apresentadas flores e plantas criadas em estufa. Também em Aalsmeer, muito perto de Amsterdam, se podem ver flores e plantas o ano inteiro, pois é nessa povoação que existe o maior leilão mundial de flores. Dependendo do tempo, os campos de bulbos começam a florir nos fins de março, continuando a dar flores até os fins de maio. Milhões de tulipas, narcisos e jacintos, numa grande variedade de tipos, cobrem a paisagem holandesa do pôlder com um enorme e colorido tapete. Mesmo depois de ter passado a primavera, a Holanda continua ainda a florir. Muitos estrangeiros têm da Holanda uma imagem que se limita a de um país plano com moinhos, muita água e onde a população anda calçada com tamancos. A Holanda, porém, é de fato um país moderno, com instalações e equipamento turístico e recreativo de elevado nível, achando-se igualmente bem aparelhada para a realização de congressos internacionais, graças à existência de edifícios modernos e especialmente equipados para essa finalidade, e de modernas e excelentes acomodações hoteleiras. A prestação de informações turísticas na própria Holanda é realizada pelos escritórios de turismo, denominados “VVV”. Esses escritórios existem nas principais localidades do país, fornecendo informações sobre as suas próprias regiões embora os que se acham situados nas grandes cidades possuam documentação e brochuras informativas relativas à Holanda inteira.



A rota das flores (cerca de 60 km)



Desde sempre que a província Holanda do Sul é o centro dos mundialmente famosos cultivos de bulbos de flores. Toda a zona compreendida entre Leiden e Haarlem é, na primavera, um verdadeiro mar de flores coloridas.



1. Oegstgeest



Este lugar teve a sua origem no início da Idade Média na beira da praia. A rota de automóvel leva-o ao longo do Castelo Oud Poelgeest, uma mansão com quase rodeada de canais, lindamente restaurada.

2. Rijnsburg


Depois de Aalsmeer, é Rijnsburg o segundo centro de flores da Holanda. 0 leilão já existe há mais de três quartos de século.


3. Katwijk



É o local de banhos das famílias, para quem procura sossego e espaço e quer ao mesmo tempo estar rodeado de todo o conforto. Por isso, pode encontrar aqui as típicas e agradáveis pensões de família.


4. Noordwijk


Também conhecido como o lugar de banhos das flores. Um lugar de banhos moderno com ‘ares’ internacionais. A exposição permanente de navegação espacial ‘Space Expo’, vai de certeza merecer também uma visita.


5. Hillegom Hillegom


Também teve a sua origem na beira de uma praia e está rodeada de campos de flores. Há diversas empresas de exportação de bulbos de flores que pode visitar. Também pode visitar o museu da Ford, com a maior colecção do mundo de carros Ford antigos...




6. Lisse



O coração latente da região dos bulbos é o Keukenhof em Lisse, o jardim da Primavera da Europa. Um outro evento importante é o Corso das Flores, que tem lugar no terceiro Sábado de Abril


7. Sassenheim


Diariamente, entre as 14.00 e as 17.00 horas, pode visitar as Ruínas de Teylingen, Outrora um castelo que deveria proteger o caminho para Haarlem. Uma habitante conhecida foi Jacoba van Beieren.




8. Warmond


A par de diversas marinas, Warmond encerra nos seus limites a propriedade rústica Huys te Warmont, com uma extensão de 22 ha.




O Círculo Dourado (Cerca de 415km)

Esta rota ao longo das margens do lago Ijsselmeer é única! A região ao longo destas águas maravilhosas alberga imensos segredos fascinantes e tesouros valiosos.
1. Amsterdã - Amsterdã é a capital da Holanda, ela tem um ambiente cosmopolita e ao mesmo tempo compacto. O ‘Jordaan’ ‘ com os seus cafés efervescentes, o quarteirão dos museus com inúmeras obras primas ou o Leidseplein, onde a vida noturna só termina quando o dia nasce. Tudo a distâncias que se podem percorrer a pé. Mas a melhor maneira de admirar a cidade é desde os imensos canais. Existem mais de 1000 pontes e 100 canais, maravilhosamente iluminados nas noites de verão em Amsterdã.

2. Marken - A ilha onde a roupa sempre flutua ao vento . Casinhas verdes estreitas de madeira, construídas sobre pilares, em ruas bem estreitas onde se anda somente à pé ou de bicicleta. Em Marken ainda se vestem os trajes típicos.

3. Edam - Conhecida pelo seu queijo, mas muito mais do que pelo seu queijo, pela sua rica história.

4. Hoorn - Uma típica cidade portuária, hoje em dia muito popular. 0 museu Westfries reconta o glorioso passado.

5. Volendam - Há seis séculos que Volendam mantém o seu estilo. As casinhas pitorescas, os canais, os barcos de pescadores, os trajes típicos e as pontes móveis, fazem parte de uma outra face da Holanda.
6. Enkhuizen -As fachadas antigas antigas são características de Enkhuizen, as majestosas casas de comerciantes, as atividades e a prosperidade de de tempos passados. Vale com certeza a pena uma visita ao museu Zuiderzee. A partir daqui podemos escolher duas rotas: através do dique Afsluitdijk (rota número 8) em direção à província de Friesland; ou através do dique para a cidade de Lelystad (rota número 16). Entre Maio e Setembro, os ciclistas e banhistas podem utilizar o serviço de barco de passagem, que tem três carreiras diárias entre Enkhuizen e Stavoren (rota número 12). Duração: 1 hora e quinze minutos.
7. Medemblik -Durante o Verão, há um trem à vapor a fazer serviço entre Hoorn e Medemblik.

8. Dique Afsluitdijk -Este dique, com 32 km de extensão, foi construido em 1932 para separar as águas do Zuiderzee com o Waddenzee.

9. Makkum -Mundialmente famosa pela sua porcelana e azulejos. Visite o museu de porcelana frísia De Waag.
10. Workum -Uma cidadezinha portuária da idade média, muito agradável.

11. Hindeloopen- Tudo aqui, desde as bilhas do leite aos serviços de porcelana de brincar, é pintado com desenhos anelados e floreados de vermelho vivo, verde e azul escuro. Também podem ser admirados no museu Hidde Nijland Museum.12. Stavoren -
Uma das mais antigas cidadezinhas de pescadores é hoje em dia um porto de escala para iates que navegam no mar e barcos à vela tradicionais.

13. Giethoorn -A Veneza da Holanda. Os estreitos canais e as pontezinhas pitorescas são característicos de Giethoorn. Venha conhecer este lindo lugar por barco.

14. Urk -Urk é o orgulho da região do Zuiderzee. Muitos habitantes ainda usam os trajes típicos. De relevo são os faróis, a lota do peixe e o museu da pesca.

15. LeIystad -A capital da província Flevoland é um município criado há relativamente pouco tempo; apesar disso caracteriza-se pelas muitas curiosidades histórico culturais e valiosas zonas naturais tais como o paul Oostvaardeerspiassen e o Parque Natural Lelystad.

16. Kampen -Esta cidade hanseática tem imensos estilos arquitetônicos, é rica em edifícios monumentais, faróis e portas de cidade. 0 centro medieval da cidade é uma fonte de distração.

17. Elburg -Um lugar de pescadores de sonho na província de Gelderland, que guarda os seus palafréns com o maior cuidado.

18. Muiden -O castelo Muiderslot é um dos mais majestosos monumentos medievais da Holanda com um interior do Séc. 17 e jardins maravilhosos. É hoje em dia uma marina muito popular.

Museus


A Holanda tem mais de 900 museus. Encontrados não só nas grandes cidades, mas também no centro da natureza. Deixe-se surpreender pela diversidade de museus que existem e descubra o rico passado e o fascinante presente da Holanda.Informações sobre os principais museus da Holanda:
Rijksmuseum- É o mais importante e maior museu da Holanda. Uma grandiosa e diversa coleção de obras de arte. É o museu na Holanda que oferece um quadro completo da história holandesa. Aberto diariamente das 10 às 17h. a partir de 20/12/03 aberto das 9 às 18h. Informe-se melhor pelo site Endereço: Stadhouderskade 42, Amsterdã.Tel. 020 674 7047
Van Gogh Museum- 0 museu tem uma vasta coleção de cerca de 200 quadros e cerca de 500 desenhos de Van Gogh e dos seus contemporâneos. Aberto diariamente das 10 às 18h, informe-se melhor pelo site telefone (020) 5705200. Endereço: Paulus Potterstraat 7, Amsterdã.
Museu Zuiderzeemuseum- O museu Zuiderzee tem um museu exterior e um museu interior e dá uma amostra da vida e do trabalho em do antigo Zuiderzee, há cerca de 100 anos atrás. Na ilha das crianças, a aventura e o acontecimento estão centrais através de por exemplo, jogos holandeses antigos. O museu está aberto de segunda-feira à sábado, das 10.00 las 17.00 horas; o museu exterior está aberto de abril à outubro, de segunda feira à domingo, das 10.00 às 17.00 horas; em agosto até às 19h. Informe-se melhor pelo site , tel. 0228 351111.Endereço: Wierdijk 12-22, Enkhuizen.
Museu Mauritshuis- , O Gabinete Real de Pinturas está situado num dos mais bonitos edifícios clássicos da Holanda. O Mauritshuis é principalmente conhecido pela sua mundialmente famosa coleção de pintura holandesa do Séc.XVII. O museu está aberto ao público de terça-feira à sábado, das 10 às 17h e aos domingos das 11 às 17h . Informe-se melhor pelo site ou pelo telefone 070 3023456. Endereço: Korte Vijverberg 8, Haia .

Kröller Müller Museum- Está situado no Parque Nacional De Hoge Veluwe, em Otterlo. 0 museu é especialmente conhecido pela sua coleção de obras de Van Gogh. Mas também lá se encontram obras de pintores famosos como Mondriaan e Picasso. No jardim de esculturas, que cerca o museu, encontra esculturas de Hepworth, por exemplo, de Rodin, de Marini e de Moore. 0 museu está aberto ao público de terça-feira à domingo e aos feriados das 10 às 17h.Informe-se melhor pelo site ou pelo telefone telefone 0318 591041.

Groninger Museum- Tanto no seu interior como no seu exterior, o museu é uma de obra de arte em si. Também a coleção que apresenta é única no gênero. Desde a arqueologia, a história, o artesanato, as antigas esculturas (do Séc.XVI à 1950) até à arte moderna, posterior a 1950. 0 museu está aberto ao público de terça-feira à domingo, das 10 às 17h, mais informações pelo site ou pelo tel. (050)366 6555. Endereço: Museumeiland 1, Groningen.

Apeldoorns Museum- Aberto de terça à sábado das 10 às 17h, mais informações pelo site ou pelo tel: 055 5788429. Endereço: Raadhuisplein 8, Apeldoorn, (5 minutos à pé da estação)
Bonnefantenmuseum- Aberto de terça à domingo das 11 às 17h (fechado no Natal), informe-se melhor pelo
site ou pelo tel: 043290190. Endereço: Avenue Céramique 250, Maastricht, (15 min. à pé da estação de trem)

Drents Museum- Aberto de terça à domingo das 11 às 17h fechado dia 25/12 e Ano Novo), informe-se melhor pelo site ou pelo tel: 0592 377773 Endereço: Brink 1, Assen , (5 min. à pé da estação de trem)

Fries Scheepvaart Museum- Aberto de segunda à sábado das 10 às 17h e domingo das 12 às 17h (fechado dia 25/12), informe-se melhor pelo site ou pelo tel 0515 414 057 Endereço: Kleinzand 14 , Sneek. (5 min à pé da estação de trem)

Gemeentemuseum Helmond- Aberto de terça à sexta das 10 às 17h, aos sábados e domingos das 13 às 17h (fechado aos dia 25/12), informe-se melhor pelo site ou pelo tel: 0492587716 Endereço: Kasteelplein 1, Helmond. (10 min à pé da estação de trem)
Industrion- Aberto de terça à domingo das 10 às 17h (fechado 25/12), informe-se melhor pelo
site ou pelo tel 045 5670809. Endereço: Museumplein 2 Kerkrade. (Ao lado da estação)

Museum Het Schielandhuis- Aberto de terça à sexta das 10 às 17h finais de semana e feriados das 11 às 17h.Informe-se melhor pelo site ou pelo tel 010 2176767. Endereço: Korte Hoogstraat 31, Rotterdam

Museum Het Valkhof- Aberto de terça à sexta das 10 às 17h, finais de semana e feriados das 12 às 17h (fechado 25/12). Informe-se melhor pelo site ou pelo tel 024 360 8805. Endereço: Kelfkensbos 59, Nijmegen.

Museum Willem van Haren e Domela Nieuwenhuis Museum- Abertos de terça à sexta das 11 às 17h, finais de semana das 13 às 17h (fechado 25/12). Informe-se melhor pelos sites: Museum Willem van Haren e Domela Nieuwenhuis Museum ou pelo tel 0513 623408 Endereço: Minckelersstraat 11, Heerenveen. (5 min à pé da estação de trem)

MuZEEum- Aberto de segunda à sexta das 10 às 17h, finais de semana das 13 às 17h. Informe-se melhor pelo site ou pelo tel 0118 412498 Endereço: Nieuwendijk 11, Vlissingen.

Natuurmuseum Groningen- Aberto de terça à sexta das 10 às 17h e finais de semana das 13 às 17h (fechado dias 25/12 e 1/01), informe-se melhor pelo site ou pelo tel: 050 367 6170.Endereço: Praediniussingel 59, Groningen. (5 min à pé da estação de trem)
Nationaal Museum van Speelklok tot Piemont- Aberto de terça à sábado das 10 às 17h, domingos e feriados das 12 às 17h (fechado dia 25/12). Informe-se melhor pelo
site ou pelo tel 030 231 2789.Endereço: Buurkerkhof 10 Utrecht.

Stedelijk Museum of Modern Art- Mais informações pelo site .Endereço: Paulus Potterstraat 13 Amsterdam.

Rijksmuseum Twenthe- Aberto de terça à domingo das 11 às 17h. Informe-se melhor pelo site ou pelo Tel 053 4358675. Endereço: Lasondersingel 129, Enschede. .(10 min à pé da estação)
Stadspaleis Het Markiezenhof- Aberto das 11 às 17h de terça à domingo. Informe-se melhor pelo site ou pelo tel.0164 242 930. Endereço: Steenbergstraat 8, Bergen op Zoom.

Stedelijk Museum Alkmaar- Aberto de terça à sexta das 10 às 17h, finais de semana e feriados das 13 às 17h ( fechado 25/12). Informe-se melhor pelo site ou pelo tel. 072 5110737. Endereço: Canadaplein 1, Alkmaar.

Stedelijk Museum De Lakenhal- Aberto de terça à sexta das 10 às 17h, finais de semana e feriados das 12 às 17h. Informe-se melhor pelo site ou pelo tel. 071 5165360. Endereço: Oude Singel 28, Leiden. ( 5 min. à pé da estação)

Stedelijk Museum Zwolle- Aberto de terça à sábado das 10 às 17h (fechado 25/12), informe-se melhor pelo site ou pelo tel. 038 4214650 Endereço: Melkmarkt 41, Zwolle.
Teylers Museum- Aberto de terça à sábado das 10 às 17h e feriados das 12 às 17h.Informe-se melhor pelo
site ou pelo tel 023 531 9010. Endereço: Spaarne 16, Haarlem.

Openluchtmuseum- O famoso Museu Ao Ar Livre em Arnhem. Esse museu e o Buitenmuseum em Enkhuizen apresentam parte importante do patrimônio histórico e cultural dos Países Baixos, sob a forma de habitações, fazendas e oficinas autênticas, dentro das quais os visitantes podem apreciar exposições que aí se encontram em permanência., visite o site para maiores informações.

The Museum Server, mais de 400 sites de museus da Holanda.
Outros museus na Holanda, visite o
site.
Outros museus em Amsterdam, visite o
site para saber mais informações.

Super dicas
ESTACIONAMENTOS P+R
Se você for de carro para Amsterdam, faça o seguinte: existe os estacionamentos que se chamam P+R, onde você deixa seu carro e ganha dois tickets de tramway até o centro da cidade, além de custar 5.50 euros por 24 hrs. Eles são um pouco mais longe do centro porém bem mais barato do que você deixar seu carro nos estacionamentos do centro e pagar a bagatela de 45 euros por uma noite. Vale a pena! Ah, e se você for pra Amsterdam em alta temporada não vá sem reservar hotel, senão você arrisca dormir no seu carro... Boa Viagem!

RESTAURANTE LEGAL: LA PLACE - MARCHE DU MONDE
Na Holanda, como em diversas capitais européias os lanches e almoços são caríssimos e nem sempre de qualidade. Existe um lugarzinho chamado La Place - Marche du Monde que serve buffet de saladas, sanduíches estilo francês, sucos naturais, tortas maravilhosas, etc. É super central e é self service. A comida não é a mais barata do mundo, mas é de qualidade e com 6 euros, se come um prato ótimo de salada - incluindo inclusive aspargos e cogumelos frescos, bem como algum sanduíche. Fica numa das ruas centrais, a do Rio Amstel e em frente ao Hotel l´Europe. Vale conferir.


VERSETZ MUSEUM
O Versetz Museum é muito interessante e não faz parte do circuito turístico de museus em Amsterdam, apesar de constar no "I Amsterdam". É muito interessante, além de estar localizado em um bairro bem curioso, onde pode-se passar por uma feira de "cacarecos" interessantes. Vale a pena conferir este museu que ainda não foi descoberTo pela maioria dos turistas que se perdem pela Europa.

PAISAGENS DA HOLANDA
Quem estiver em Amsterdam, tire uma tarde, vá até a central station e compre um ticket de trem até Koog Zandaag (aprox. 30 min). Chegando no destino, desça na estação e vá pela saída da direita (para quem olha no sentido que o trem está indo). A partir daí, siga caminhando. Você encontrará uma cidadezinha muito interessante, com moinhos e uma fábrica de chocolate que dá um aroma todo especial à cidade! Mais adiante, cruze a ponte móvel e vá até o pequeno vilarejo de Zaanse Schans, onde verá uma vila que conserva perfeitamente as paisagens da Holanda, com moinhos, tamancos, uma fábrica de queijo que pode ser visitada, campos de tulipas e tudo mais. Realmente vale muito a pena!

LANCHE BOM E BARATO

Amsterdam é uma cidade relativamente cara, qualquer coisa que você vá comer é cara, porém ai vai uma dica. Próximo ao Vondelpark tem um park pequeno aonde tem aquela frase "I Amsterdam" bem grande, e lá tem trailer que vende um lanche de atum(tuna), muito bom e barato. Além disso você pode aproveitar e comer o lanche sentado a beira do lago, tomando um solzinho, é um lugar muito legal.

AMSTERDAM, ADRENALINA E BELEZA

A dica é ir ao Six Flags Holland. Na central Station Pegue um trem para a cidade de Leilestad que custa 4 euros chegando lá, na saída da estação há um ônibus especial do parque que por 5 euros te leva ao parque e te deixa de volta na estação de trem. O ingresso para o parque sai por 18 euros e pode ser comprado no parque ou nos escritórios de turismo em Amsterdam, pra galera que curte montanhas russa vale a pena ir até lá!!! Outra dica é fazer o canal cruise as 21:00 h pois você começa o passeio anoitecendo e verá como é charmosa a cidade iluminada. Pegue o barco próximo a leidseplein em frente ao Hard Rock Café e vá na parte de fora do barco bebendo uma Heineken e apreciando a vista da cidade que é sensacional tudo isso durante 1:30 h e por 13 euros, sem a cerveja é claro!!! Ah, não se esqueça de levar um jaqueta pois mesmo no verão nesse horário rola um pequeno frio. Qualquer dúvida entre em contato.

PEDALANDO ENTRE AS TULIPAS

Na Holanda, uma grande dica é rodar a parte norte do país de bicicleta... O lugar mais barato são as estações, e as ciclovias são muito bem sinalizadas e o respeito dos motoristas é absolutos. A locação por uma semana fica em torno de 25 euros. Procure um modelo com marchas que é mais confortável para grandes distancias.

MATANDO A FOME

Amsterdam é menos louco do que eu pensava. O clube Paradiso tem festas e shows bacanas. Coma nas lanchonetes FEBO. É muito junkie mas é barato e mata a fome. E só tem na Holanda, eu acho.

DICAS GAYS

Regulliersddwarsstraat em Amsterdam é uma rua bem gay. Mas a cidade é mesmo liberal. O clube mais badalado da rua é o Exit.

DESCONTOS EM MUSEUS DA HOLANDA
Uma barbada para quem vai à Holanda e quer aproveitar a enorme variedade de excelentes museus: compre o Museumjaarkaart, um cartão que proporciona entrada gratuita (ou ótimos descontos) em cerca de 400 museus no país inteiro - o único lugar realmente imperdível que não aceita é o Anne Frank Huis, em Amsterdam. O cartão é válido por um ano e custa 15 euros para menores de 25 anos (o "Junior"), e para os demais 35 euros. Em Amsterdam você pode comprar nos centros de informação (VVVs) da Centraal Station e da Leidseplein, e também nos museus associados - no Rijksmuseum sai por 13,50! Vale muito a pena, especialmente se for o Junior. Visitando os três principais museus de Amsterdam - Van Gogh, Stedelijk e Rijksmuseum - você já reembolsa o que gastou, com a vantagem de poder voltar quantas vezes quiser, sem pagar nada!! Não tem aquele stress de ter que ver tudo correndo ou chegar muito cedo para poder aproveitar.

ENCANTOS DA HOLANDA ALÉM DE AMSTERDAM (AO SUL)
Continuando a dica sobre a Holanda além de Amsterdam: descendo pro sul, entre Haarlem e Leiden (uma cidade universitária) fica a maior área de cultivo de flores do país. Tente ir durante a primavera, há diversos passeios disponíveis, inclusive de bicicleta (claro, você está na Holanda!). Visite o sonho que são os jardins temáticos de Keukenhof; desvie para Aalsmeer e conheça o leilão de flores (repare nos carrinhos com vários andares de tulipas, jacintos, lírios, etc, etc). Mais ao sul está a capital política do país, Haia (Den Haag). Não perca seus museus! Mauritshuis (a casa de Maurício de Nassau, ele mesmo) e Gemeentemuseum não devem nada aos de Amsterdam. Aproveite horas admirando Van Gogh, Vermeer, Rembrandt, Mondrian, Potter... Passe pelo magnífico Binnenhof, pelo lago Hofvijver, veja a sede da Corte Internacional de Justiça, o Vredespaleis. Há ainda o Omniversum, gigantesco cinema em 3D, e Madurodam, a Holanda em miniatura. Acha que acabou? Ainda tem Rotterdam, com sua arquitetura moderna e originalíssima (visite as Kijk-kubus, casas em forma de cubos, e o louco Euromast para uma vista da cidade); e mais Delft, da famosa cerâmica azul e branca, com o pacote completo: lindas casas, canais e pontes, além das imponentes igrejas Oude e Niewe Kerk. E o melhor, tudo é muito perto e você não vai gastar mais de 1 hora de trem para qualquer desses lugares (a maioria fica bem mais próximo, 15, 20 minutos). Em Amsterdam você se informa sobre todos eles. Aproveite e ótima viagem!!

ENCANTOS DA HOLANDA ALÉM DE AMSTERDAM (AO NORTE)

Tudo bem, Amsterdam é realmente uma cidade fantástica e merece todos os dias que você puder dedicar a ela (e mais alguns). Mas não deixe de explorar a fundo este incrível país que é a Holanda. Tulipas, moinhos, museus maravilhosos, vilarejos de contos de fadas, tudo isso você encontra viajando pelo interior. Comece por Alkmaar, ao norte de Amsterdam, uma bonita cidade histórica que abriga no verão um famoso mercado de queijos. Mais que comércio, é um ritual muito interessante. Ainda em Alkmaar, vá ao Zuiderzee Museum, com reconstituições de vilas típicas do passado - e atores no papel de holandeses do início do século XX. Perto ficam as cidades de Edam (com seu próprio festival de queijos) e Voledam: são encantadoras, repletas de canais, pontes e casas lindas. Ainda no norte não deixe de ir a Zaanse Schans, a vila construída para preservar o tradicional estilo de vida holandês. É como se fosse um museu vivo, onde pessoas vivem e trabalham como antigamente. E prepare sua câmera, aqui você vai tirar todas aquelas fotos de moinhos, vacas e tamancos para mostrar que sim, esteve na Holanda.

PASSEIO DE BARCO E COFFEE SHOP EM AMSTERDAM

Um passeio imperdível em Amsterdam é andar de barco pelos vários canais que cruzam a cidade, passando pelos principais pontos turísticos e aproveitando a nova perspectiva na visão de casas, ruas e pontes. Mas esqueça os enormes barcos de excursão ao longo da Damrak, completamente fechados, com dezenas de pessoas dentro, esquema fast-food. Minha dica é o barco que você reserva no teatro-restaurante Boom Chicago, na Leidseplein. Pequeno (10 pessoas no máximo), aberto (leve casaco!), informal e bem mais divertido, apesar de mais caro - eles pedem contribuição de 10 euros, enquanto outros cobram entre 5 e 7 - mas também o passeio é maior. Outra dica é o coffee shop La Tertulia - na esquina do canal Prinsengracht com a ruazinha Elandsstraat, no bairro do Jordaan. Se você acha que em Amsterdam só tem coffee shop escuro com atmosfera pesada e que não dá para entrar num desses sem se sentir um junkie, precisa conhecer o La Tertulia. Para começar, é aberto, claro, cheio de plantas e fontes, de frente para um canal, quadros coloridos nas paredes, mesinhas na calçada. As donas são mãe e filha, muito simpáticas, e o astral é ótimo! Todas as vezes que fui lá conheci pessoas interessantes com quem bati papos inesquecíveis. Também vende sanduíches, mais caros que a média, mas bem gostosos. Vale a pena!

DICA DE MUSEU EM AMSTERDAM

Um lugar super bacana em Amsterdam é o Tropenmuseum (sai de graça com o Museumjaarkaart), que mostra a vida em países da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. Tirando algumas mancadas típicas da visão primeiro-mundista de nações subdesenvolvidas, o lugar é incrível, e vale muito a visita! Além dos infalíveis objetos e artefatos típicos, há ainda reconstituições fiéis e em tamanho natural de casas, templos, vilas, lojas e paisagens, e mais fotos, curiosidades, vídeos, aulas interativas. Tem uma seção com dezenas de instrumentos musicais de vários países em vitrines, sendo que clicando em um painel você ouve amostras dos sons de cada um deles. Simplesmente demais! E a caminhada até lá é ainda uma oportunidade de conhecer Amsterdam além do centro, na paisagem diferente e igualmente bonita do Plantage.


HOSTEL/BARCO REGINAL

Indo para Amsterdam, lembre-se de reservar albergues com antecedência, pois todos estão sempre lotados nos finais de semana. Uma dica boa é um hostel/barco, chamado Regina, fica a 100 metros saindo da estação central por trás, à esquerda. Pernoite por 25,00 euros. É um pouco mais caro que um albergue normal, entretanto o café da manhã é super reforçado e é servido até as 11h, o que pode poupar um almoço. Além do mais, dormir em um barco em Amsterdam é show.

TELEFONES PAPÕES

Em Amsterdam, não utilizem os telefones públicos da estação central, todos foram danificados pelos pedintes. Quando se coloca a moeda ela fica presa e eles retiram depois!

MONUMENTO PARA GAYS MORTOS
Adoro Amsterdam, já estive lá cinco vezes e cada vez descubro zilhões de coisas novas. Minha dica, que dificilmente você encontrará em um guia, é conhecer o Homomonument, acho que é o único monumento para os gays mortos por Hitler na Segunda Guerra. Ele fica numa pracinha atrás da casa de Anne Frank e você tem que prestar muita atenção senão passa batido, de tão discreto que ele é. São 3 pirâmides de mármore rosa (ao nível do chão) que de um certo ângulo se transforma em uma imensa pirâmide, cuja uma das pontas é o pier do canal. Outra dica é conhecer um barzinho super diferente, onde o dono é uma figuraça, chama-se Backstage. Conheça também a lojinha do Greenpeace (saindo do museu de Anne Frank siga pela direita, é na primeira esquina) onde você compra coisas super transadas e baratas. Divirta-se!

OS TAMANCOS E AS TULIPAS ESTÃO EM VOLENDAM
Acabei de chegar de uma trip de 31 dias com uma amiga pela Europa. Vale aí uma dica para quem vai para Holanda! Se vc. espera ver moinhos, tamanquinhos, roupas típicas, tulipas, queijo golda... vc. tem que ir além de Amsterdam mais uns 20km, para Volendam. Um vilarejo lindíssimo com propriedades rurais com tulipas, moinhos antigos, mulheres com roupas típicas e tudo mais.
DICAS PARA UMA BOA VISITA A AMSTERDAM

Rodei várias cidades da Europa e acho que Amsterdam é uma das melhores, sem dúvida nenhuma. Se vc quer curtir mesmo, esse é o lugar. O Vondelpark é o hotel 5 estrelas dos albergues. Dos melhores que já fiquei, apesar de um pouco longe do centro a pé. Em compensação, logo que cheguei, fiquei no Albergue da Associação Cristã de Moços (algo assim), bem localizado, e vi até travesti trocando beijinho no dormitório dos homens. Nada contra, mas isso não é clima de albergue... Outra boa é alugar bicicleta. A cidade é completamente plana, por isso as magrelas são tão populares. Barbada tbém é tirar o passe jovem para os museus (Museumkaart) na estação central. Vale muito a pena, há pelo menos 5 museus imperdíveis na cidade. Sem falar na noite, que é brincadeira...

A IMPERDÍVEL CAPITAL

Amsterdan não percam esta experiência por nada, é só isso que eu tenho a falar e para você ter uma viajem ainda melhor, em vez de ficar num albergue, fique hospedado num barco que por dentro é uma casa nos canais de Amsterdan, na estação de trem tem uns homens que trabalham arrumando lugar para os turistas ficarem, é só você perguntar para eles quem aluga barco que com certeza eles vão saber informar com o maior prazer, todos de Amsterdan são figuras simpáticas, por que será?! Visitar redlight district logico, a noite para você ter uma noção do que é loucura... mais apesar de toda essa loucura, Amsterdan é uma cidade com ares de cidade de interior, as ruas estreitas, muita bicicleta, uma coisa interessante é que todas as bikes são no estilo antigo que combina muito com a cidade, muito arborizada, tranqüila, aconchegante, você se sente em casa!!! Visitem Amsterdan, foi uma das melhores cidades que eu visitei. Beijos. Have a nice trip.

MÚSICA ALTERNATIVA

Uma dica legal para que está indo para Amsterdã e curte música alternativa (hardcore/punkrock) é a loja independent outlet. Dá para encontrar várias bandas européias e até brasileiras por preços razoáveis. Fica na Vijzelstraat, 77.

VENHA POR AMSTERDAM

Tenho uma dica boa para quem quer conhecer a Europa gastando muito pouco. Moro na Holanda a 4 anos, e descobri por aqui meios legais de se viajar. Bom ,1º- seu ponto de partida e chegada deve ser Amsterdam. Não importa a companhia aérea, mas se for pela TAM, quando voltar ao Brasil, já terás um ticket aéreo grátis. 2º- venha em baixa temporada,(a primavera é muito melhor que o outono, chove menos e é mais quente!). Estando em Amsterdam você pode comprar pacotes de viagens saindo e retornando daqui, como por exemplo: Barcelona, 10 dias, apartamento 2 pessoas e ticket de ônibus incluído por 200 euros. Ou quem sabe até Paris (com Euro Disney e citytour pela cidade+hotel) 3 dias por 150 euros. E por aí vai. Como já mencionei, moro na Holanda há 4 anos, estudo e trabalho (tenho dupla nacionalidade), já viajei aos quatro cantos do continente europeu, e acreditem, gastei muito pouco! Existe por aqui um site que você conhece pessoas, e vai viajar se hospedando na casa delas, em troca, elas vem se hospedar em sua casa, realmente dez! Vou ficando por aqui, espero que aproveitem as dicas. Abraços.

HOTEL 3 ESTRELAS

Olá amigos viajantes, fui para a Europa agora em fevereiro e este site foi muito importante. Gostaria de deixar algumas dicas úteis de quem acabou de chegar. Em Amsterdã ficamos no France Hotel Amsterdã que foi muito barato e ótimo hotel ***. O endereço é rua oudezijdskolk, 11/1012 fica perto de tudo e principalmente da central station 30 euros para 2 pessoas de seg a quinta.

NA RUA ATÉ CERVEJA É PROIBIDO

Estive viajando com 6 amigos por Espanha, Itália, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e a cidade que mais gostei foi Amsterdã, apesar de não curtir nenhum tipo de droga. Aliás as drogas lá não podem ser consumidas nas ruas, apenas em bares chamados cofee-shops. Em Amsterdã até as cervejas são proibidas na rua andando. Não deixem de ir ao museu da tortura, a rua da luz vermelha ver piranhas de 60 anos com 100 kg numa vitrine e muito mais. Fiquem no albergue Voldenpark e se não tiver vaga o Hotel Brian na rua Single é muito limpinho e tem nutella e ovos no café da manhã. É muito engraçado as explicações dos caras das lojas que vendem cogumelos, são 3 tipos com intensidades diferentes e quando comidos o efeito dura 6 horas quando você toma o chá dura 12 horas. E por aí vai!!! Abraço!!!

BOB'S HOSTEL EM AMSTERDÃ
Galera, tem um albergue em Amsterdã que se chama Bob´s Hostel. Não é associado a lanchonete bob´s mas da um maior apoio no café da manhã, principalmente se já for a hora para matar a velha "lara". Saindo da estação de trem central, é só seguir reto pela avenida principal e mais na frente tá lá. Bob´s Hostel. Agora, se você for no verão da uma chegada antes, bem antes. Por ser um bom hostel e ainda por cima ter uma galera animal sempre, é dificil pegar vaga. E sem contar que o preço e bem mais abaixo do que na maioria, até mesmo do da "juventude". Aproveitem e mandem notícias.

COMENDO BEM E BARATO

Para aqueles que por aqui já estiveram ou ainda virão uma dica para se comer bem e barato! Ao sair da Central Station, ha uma grande avenida que se chama Rokin, pode se ir a pé ou apanhar os trams nrs 9, 24, 25 e 16. Uma rua antes do Hotel L'Europe, a sua direita existe o refeitório da Universitait van Amsterdã, onde qualquer pessoa pode comer. A comida é boa e barata, na hora de pagar eles sempre perguntar se você tem carteirinha, mas não ha problemas todos são bem vindos, sai numa faixa de 10 florins.

ALBERGUE BARATO

Se alguém quer um albergue barato em Amsterdam: The Shelter - é um albergue cristão, mas com certeza o melhor negócio da cidade. Por 25 Dfl (moeda holandesa), você tem direito a café da manhã, acesso a e-mail, locker grátis, ducha quente, lençóis e cobertores na faixa e o "staff" fala inglês perfeitamente, além de serem extremamente simpáticos e amistosos. Além do mais, é possível trocar dinheiro na recepção por taxas melhores que as casas de câmbio. Só tem um problema: a balada tem que terminar cedo, pois eles fecham as portas à 1 da manhã.

MINIATURAS

Não deixe de ver o parque de miniaturas arquitetônicas na Holanda, o Madurodam.

BOTEL

Em Amsterdan hospede-se no Botel, único barco hotel remanescente na cidade. Fica ancorado em um canal perto da estação férrea, custa Us$ 70,00 o casal. Tem um quarto com cama de casal, banho privativo, tv, e um salão para o café da manhã com uma café razoável. Lugar de gente jovem e alegre. Pelo preço nada melhor na cidade.

GUARUJÁ HOLANDÊS

No verão holandês, a dica é conhecer a praia de Zandvoort (Sándfort). A menos de meia hora de Amsterdam, você só precisa pegar o trem direto ou então uma rápida baldeação em Haarlem. A cidadezinha tem um clima de Guarujázão. A estação de trem é pertinho da praia, é só seguir o pessoal que lota o trem. Aproveite para comer uma porção de batata frita com "majo" a maionese holandesa que dá de dez na daqui.

O MAIS QUENTE DA EUROPA

Para quem vai à Europa, vai minha dica. Não deixem de conheçer Amsterdam, é o lugar mais caloroso da Europa, além de ser o mais colorido é também o mais alegre. Melhor se for no verão, as pessoas são lindas, e sempre dispostas a ajudar, tem restaurantes maravilhosos e boates muito loucas, vale a pena!

VOLLDENPARK HOSTEL

Um dos melhores albergues da Europa fica em Amsterdam, o Volldenpark Hostel, localizado dentro do maior parque da cidade, o Volldenpark. Barato para os padrões de Amsterdam, com uma ótima vizinhança, excelente localização e uma linda paisagem. Os quartos são mistos, conta com uma ótima infraestrutura e um bar para trocar informações entre os viajantes. Vale a pena ficar, tome o TRAM 5 e desça na VoldenPlatz.

COFFEE SHOP


Coffee shop tem em todo canto, mas vá ao Dampring, perto da rua das lojas, lá tem todas as variedades da verdinha, além de um som diferente. Como se não bastasse o bar é todo psicodélico, tem sol, lua, estrela, árvore, tudo pintado ou em réplicas.


Para não cair em roubadas

RUA DA LUZ VERMELHA


Em Amsterdã, cuidado ao pensar em visitar a área de lazer para adultos, onde as mulheres ficam expostas em vitrine ou nas ruas. De preferência faça acompanhado, sempre em grupo, pois o risco de ser assaltado na rua da luz vermelha é muito grande.

MUSEU DA TORTURA


Estive em Amsterdam em julho de 2003 e havia por toda a cidade havia anúncios do Museu da Tortura. Me programei para ir e se eu não me engano custava 4 Euros, uma fortuna para um mochileiro... Mas o museu não tinha nada de interessante, só tinham réplicas, e um acervo muito pequeno. Além de mal organizado. Compensa muito mais passar esse tempo em um dos parques da cidade...

CUIDADO AO ANDAR AMSTERDAM

Evite andar sozinho à noite nesta cidade. A menos que esteja com um grupo de pessoas. Dá muito medo dos tipos estranhos que passam pelas ruas. Um dos meninos que estava conosco foi assaltado. Tem muita gente drogada perambulando pelas ruas. Gente que "aproveita" que lá é tudo liberado.

HOTEL VENDIDO NA RODOVIÁRIA

Quando fui a Amsterdã em 2002 com uma amiga, já tinha sido super alertada sobre os perigos de lá, causados pelo uso de drogas. Coisas como assaltos, roubos etc. Estávamos vindo da Bélgica e chegamos em Amsterdã já à noite, sem nenhum albergue reservado. Pra completar, a estação de ônibus em que chegamos era super longe do centro, aí acabamos comprando na estação central, antes de irmos dar uma caminhada em busca de um albergue, diárias p/ um hotel 4 estrelas que saiu p/ cada um quase 40 euros! O rapaz lá da agencia percebeu que estávamos com medo e nos empurrou o hotel. Quando saímos da estação e vimos a rua ficamos arrasados: existia uma albergue atrás do outro, inclusive ao lado do nosso caro hotel que nem tinha café da manhã incluso!
www.orkut.com

AS RUAS DESERTAS


Atenção: A Europa também tem assaltos! Cuidados com uns tipos suspeitos que ficam na Central Statiom em Amsterdam, especialmente a noite. Se você estiver sozinho, e for para alguma rua menos movimentada pode ser assaltado. Fique esperto, tipos suspeitos existem também na Europa.







http://216.239.59.104/search?q=cache:mZMx8FQNF5EJ:www.losclasificado.com/2007/10/19/page/3/+link:+http://europafacildicas.blogspot.com/&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br